
Diego Ivo
Google Search Console (antigo Google Webmaster Tools) é uma ferramenta disponibilizada pelo buscador para acompanhar como seu site é rastreado, indexado e classificado
O Google Search Console é uma ferramenta feita para proprietários de sites, profissionais de marketing e SEOs que visa monitorar e manter o desempenho de um site nas pesquisas do Google. Com ele, é possível entender como o buscador visualiza uma página e assim otimizá-la, para obter melhor performance.
Dentro dele, é possível submeter conteúdos para indexação, verificar erros, inspecionar palavras-chave (termos de busca) pelas quais seu site está sendo encontrado e obter insights valiosos relacionados ao desempenho de sua pesquisa.
As principais funcionalidades incluem:
- Inspeção de URL: Verifica o status de indexação de URLs específicas no Google.
- Relatórios de desempenho: Mostra dados sobre como os usuários encontram o site no Google, incluindo termos de pesquisa, páginas mais visitadas e taxas de cliques (CTR).
- Erros de rastreamento: Identifica problemas que impedem o Google de acessar o conteúdo do site corretamente.
- Sitemaps: Permite o envio de mapas do site para ajudar o Google a descobrir e indexar páginas.
- Exportar dados: possível em em Planilhas Google ou CSV
O Search Console oferece recursos como o envio de sitemaps, que auxiliam o Google a entender a estrutura do site e a indexar o conteúdo de forma mais eficaz. Também apresenta relatórios detalhados sobre as questões de segurança do site, como hacking e malware, que podem afetar negativamente a visibilidade nos resultados da pesquisa.
Por fim e não menos importante, ele permite analisar o tráfego de pesquisa, medindo quão frequentemente um site aparece na Pesquisa Google, quais consultas de pesquisa mostram o site, quão frequentemente os usuários clicam nessas consultas e muito mais. Essas informações podem ser fundamentais para informar decisões de SEO e melhorar a classificação de um site na pesquisa.
Configuração da Conta: como começar a usar o Search Console
Para utilizar eficazmente o Google Search Console, é crucial configurar corretamente a conta e verificar a propriedade do website. Realizando essas configurações, após alguns dias de processamento você passará a ter acesso aos dados históricos de seu site.
Criando a sua conta
Primeiro, você precisa criar uma conta no Google Search Console. Vá para search.google.com/search-console e faça login com sua Conta Google. Em seguida, clique em Adicionar Propriedade e insira o URL do seu site. Isso vai verificar se você é dono do site.
Verificação do Site
Ao escolher a opção Prefixo de URL, também será é necessário realizar a verificação do site. Isso pode ser feito por diversos métodos, sendo os mais comuns a upload de um arquivo HTML fornecido pelo Google ao servidor, a inclusão de uma meta tag na página inicial do site, ou a sincronização com outros serviços do Google, como o Google Analytics.
- Arquivo HTML: Faça o upload do arquivo HTML fornecido pelo Google no diretório raiz do site.
- Meta Tag: Adicione a meta tag exclusiva na seção
<head>
da página inicial do site. - Google Analytics: Utilize o mesmo código do Google Analytics para verificar automaticamente a propriedade do site.
Preferências de Configuração
Após a verificação, é importante ajustar as preferências de configuração para alinhar o Google Search Console com os objetivos do proprietário do site. É possível configurar as preferências de rastreamento e indexação, o país-alvo, e as configurações de sitemap.
- Rastreamento e Indexação: Defina como o Google deve rastrear o site e quais páginas devem ser indexadas.
- País-Alvo: Especifique o país que deve ser o foco do site para otimizar a presença em resultados de pesquisa locais.
- Sitemaps: Envie um sitemap para auxiliar o Google a compreender a estrutura do site e a indexar o conteúdo de forma mais eficaz.
Através dessas configurações, o proprietário pode garantir que o site seja rastreado corretamente e possa alcançar o melhor desempenho possível nos resultados de busca.
Verificação do Site
Ao escolher a opção Prefixo de URL, também será é necessário realizar a verificação do site. Isso pode ser feito por diversos métodos, sendo os mais comuns a upload de um arquivo HTML fornecido pelo Google ao servidor, a inclusão de uma meta tag na página inicial do site, ou a sincronização com outros serviços do Google, como o Google Analytics.
- Arquivo HTML: Faça o upload do arquivo HTML fornecido pelo Google no diretório raiz do site.
- Meta Tag: Adicione a meta tag exclusiva na seção
<head>
da página inicial do site. - Google Analytics: Utilize o mesmo código do Google Analytics para verificar automaticamente a propriedade do site.
Preferências de Configuração
Após a verificação, é importante ajustar as preferências de configuração para alinhar o Google Search Console com os objetivos do proprietário do site. É possível configurar as preferências de rastreamento e indexação, o país-alvo, e as configurações de sitemap.
- Rastreamento e Indexação: Defina como o Google deve rastrear o site e quais páginas devem ser indexadas.
- País-Alvo: Especifique o país que deve ser o foco do site para otimizar a presença em resultados de pesquisa locais.
- Sitemaps: Envie um sitemap para auxiliar o Google a compreender a estrutura do site e a indexar o conteúdo de forma mais eficaz.
Através dessas configurações, o proprietário pode garantir que o site seja rastreado corretamente e possa alcançar o melhor desempenho possível nos resultados de busca.

CARACTERÍSTICAS DA VALEON
Perseverança
Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em razão das atividades, e assim manter consistência em suas ações. Requer determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que permitem seguir perseverante.
Comunicação
Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão entre as pessoas. É a maneira de se relacionar com os outros por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga os seres humanos para que eles possam compartilhar conhecimentos e sentimentos. Ela envolve transação entre pessoas. Aquela através da qual uma instituição comunica suas práticas, objetivos e políticas gerenciais, visando à formação ou manutenção de imagem positiva junto a seus públicos.
Autocuidado
Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.
Autonomia
Autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.
A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.
Inovação
Inovar profissionalmente envolve explorar novas oportunidades, exercer a criatividade, buscar novas soluções. É importante que a inovação ocorra dentro da área de atuação de um profissional, evitando que soluções se tornem defasadas. Mas também é saudável conectar a curiosidade com outras áreas, pois mesmo que não represente uma nova competência usada no dia a dia, descobrir novos assuntos é uma forma importante de ter um repertório de soluções diversificadas e atuais.
Busca por Conhecimento Tecnológico
A tecnologia tornou-se um conhecimento transversal. Compreender aspectos tecnológicos é uma necessidade crescente para profissionais de todas as áreas. Ressaltamos repetidamente a importância da tecnologia, uma ideia apoiada por diversos especialistas em carreira.
Capacidade de Análise
Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos de liderança, mas também em contextos gerais. Na atualidade, em um mundo com abundância de informações no qual o discernimento, seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, a capacidade de analisar ganha importância ainda maior.
Resiliência
É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões (inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em líderes. O líder, mesmo colocando a sua vida em perigo, deve ter a capacidade de manter-se fiel e com serenidade em seus objetivos.
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
WEBsite: https://valedoacoonline.com.br/
WEBApp: valeon