Leonardo Pires <sistemas@mailingimprensa.com.br> Cancelar inscriçãoseg., 31 de mar., 20:07 (há 12 horas)
5 dicas para mandar bem na entrevista de emprego Muitas das vezes o preparo certo pode fazer a diferença na hora da contratação Procurar um novo emprego é sempre um desafio, ainda mais em mercados onde o número de profissionais é muito maior que o de vagas. Neste cenário competitivo e em constante mudança como o atual, estudar as melhores maneiras de impressionar os recrutadores pode garantir uma vantagem no processo seletivo.
Muitas vezes a escolha não se dá necessariamente pelo profissional mais qualificado, mas sim por aquele que poderia se apresentar como tal. De acordo com Renata Freires, especialista em recursos humanos e fundadora da RHF Talentos – maior e mais antiga rede de franquias RH do país – é preciso ficar atento ao que o recrutador espera.
“É fundamental que o candidato saiba se comunicar com aquela empresa, que conheça seus projetos e seus valores. Encontrar semelhanças e criar laços com o recrutador durante o processo pode te fazer sair na frente. Outra boa iniciativa é se preparar previamente, de forma personalizada”, explica.
E para identificar quais as principais atenções que se devem ter quanto ao comportamento, oratória e apresentação, Renata separou cinco dicas para mandar bem na próxima entrevista.
1- Solução sobre a empresa e a carga
Antes da sua entrevista, é fundamental que você conheça e revise as informações sobre a vaga e a companhia que o selecionou. Às vezes, aqueles que se candidatam diariamente a várias oportunidades e são chamados para as próximas etapas podem confundir os requisitos do cargo ou os valores da empresa.
Ter uma planilha com essas informações reunidas ajuda na organização pessoal. Separar um tempo para revisá-las ajudará a responder perguntas como: “Por que você quer trabalhar conosco?”
A dica é evitar respostas genéricas ou relacionadas apenas aos benefícios. Resolva o nome da organização no Google, visite seu site oficial e procure por títulos como: “Quem somos”, “Valores”, “Visão”, “Nossa cultura” ou termos semelhantes. Além de demonstrar seu interesse, essa prática mostra que você está alinhado com a ideia de futuro da instituição.
2- Estude o que vai falar sobre você
Mesmo que seu currículo e portfólio sejam bem alinhados e completos, em todas as entrevistas será solicitado que você compartilhe sua jornada, experiências e habilidades. Praticar essas respostas é essencial para que os recrutadores compreendam seu valor.
Para uma vaga sênior, destaque sua trajetória profissional, metas alcançadas e seu papel de destaque em experiências anteriores. Se for uma oportunidade para iniciante, foque em sua história de vida e experiências voluntárias nas quais participaram.
Seja honesto ao falar sobre suas qualidades e defeitos, explicando o que está fazendo para melhorar. Pense bem em seus pontos fortes e fracos, pois o recrutador pode solicitar exemplos nos quais eles se aplicam e como você lida com essas situações.
3- Demonstre confiança, postura e use vestimentas adequadas
Independentemente de uma entrevista presencial ou por videoconferência, ter postura, manter o contato visual e garantir a atenção às expressões faciais é importante para chamar a atenção do recrutador. Uma linguagem corporal aberta e receptiva é um ponto positivo durante uma entrevista.
Cuide do seu marketing pessoal escolhendo uma vestimenta adequada. Nem sempre será necessário usar roupas sociais, por isso, pesquise no site e nas redes sociais da organização para ver se há fotos dos funcionários em atividades ou conteúdos relacionados ao tema, e assim entenda qual é a recomendação sugerida para que você use algo semelhante no dia.
4- Ouça com atenção e tenha respostas preparadas
Ser autêntico no discurso é fundamental para garantir que você consiga responder às perguntas de maneira clara e objetiva. Revise sua trajetória e conte sua história de forma envolvente.
Escute atentamente o que o recrutador fala e tenha paciência ao responder. Quando questionado sobre dúvidas que tenha, pense em algo que não tenha ficado claro durante sua pesquisa sobre a empresa ou o cargo. Lembre-se de elaborar perguntas específicas e não apenas algo vago.
5- Gerencie seu nervosismo
Ter uma estratégia para manter a calma facilita no momento da entrevista e torna tudo mais tranquilo. Uma sugestão é praticar técnicas de respiração e relaxamento antes do início. Mesmo que você esteja preparado, tomar um pouco de água e estabilizar o corpo também é uma ação importante. Lembre-se de que a preparação e a prática são fundamentais para o sucesso.
Contatos da assessoria Telefone: (21)97124-3134 E-mail: pires@mercadocom.com.br

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