Opinião

Por
Bruna Frascolla – Gazeta do Povo

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

A ideia de que as federais devem ser privatizadas para acabar com a doutrinação esquerdista não faz sentido.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Há quem adore falar mal de comentarista de portal. Eu não, longe de mim. Estou em paz com a caixa de comentários. Ao ver a entrevista de Abraham Weintraub para a Rede TV na sexta-feira passada, porém, me lembrei de uma teoria sobre a realidade educacional que pulula nos comentários de portal. É a ideia de que as federais devem ser privatizadas para acabar com a doutrinação esquerdista feita pelos concursados. É batata: todo texto mostrando algo ruim das federais tem lá nos comentários alguém mandando privatizar.

É um fenômeno interessante, já que a ideia não resiste a um minuto de exame. Quer ver? Não precisa nem de discussão ideológica. Basta perguntar quem vai comprar uma federal. Só doido. O orçamento das federais mais antigas, como a UFPR, UFRJ, UFBA, são bilionários. As federais não são como empresas normais, que encerram as obrigações com o empregado depois da aposentadoria. Professor aposentado recebe integral da época em que o salário era muito maior, quando muitas funções podiam ser acumuladas e bater no teto. A aposentadoria sai da folha todo mês. Não dá para mexer nisso sem enfrentar o bicho papão do direito adquirido.

Depois, há o problema de ser praticamente impossível exonerar concursados por serem medíocres ou incompetentes. Exonerar, só com pressão de coletivos, que vão atrás de dissidentes. Para resolver isso, só enfrentando o bicho papão do direito adquirido também. Que louco compraria uma federal sem poder demitir ninguém nem reduzir custos?

O fato de uma ideia tão ruim ser repetida pelo povo é, a meu ver, fruto de uma concepção do livre mercado como panaceia. Depois de o nosso povo sofrer muito com o intervencionismo estatal, passamos a glorificar o mercado como coisa boa em si, capaz de resolver todos os males. Em vez de comunismo, agora é o espírito do anarcocapitalismo que ronda o Brasil: como se leis não fossem necessárias para regular as relações entre grandes proprietários e o resto da sociedade. Sem lei, há mercado até para comércio de escravos e venda de órgãos. Virando anarcocapitalistas, caímos no colo do Partido Comunista Chinês, que usa trabalho escravo e mata internos de campos de concentração para vender órgão.

Um plano abortado para as federais
Como algo tem que ser feito com as federais, Weintraub propôs ao Future-se uma mudança bastante modesta, que consistiria em parar de fazer concurso e contratar professor por CLT. O professorado concursado reagiu como se fosse a III Guerra Mundial. Parecia que com Weintraub, e só com ele, as federais parariam de contratar professores por meios diferentes de concurso. A famigerada precarização era novidade. Pois bem: já fui professora substituta na UFBA e ninguém assinou minha carteira. É contrato com tempo máximo de dois anos; ou seja, por mais competente que o jovem professor seja, são 0 as chances de ter estabilidade no emprego. CLT é um baita luxo para os jovens alunos dos concursados. Desde a expansão do Reuni, os concursados dão a mesma quantidade de aulas e suprem a demanda por professores com os contratos temporários de substitutos, que dão o dobro das aulas recebendo menos da metade. Sem nem CLT.

Outro problema das federais é o claro conflito de interesse da eleição para reitor. Com FHC, professores, técnicos e alunos votavam, com pesos diferentes, para compor uma lista tríplice a ser enviada para o MEC, onde o ministro escolheria um dos três nomes para a reitoria. Com Lula e Dilma, o mais votado da lista tríplice passou a ser escolhido sempre, criando-se na prática uma eleição de reitor.

Quem é o reitor? Um professor-sindicalista, eleito pelos seus pares sindicalistas. Terminado o mandato, ele volta a ser professor. Isso significa que sindicalistas que vivem exclusivamente do erário passaram a escolher o próprio chefe, que é também um colega. Quando Weintraub enfrentou isso, eles criaram candidaturas laranjas para lotar a lista tríplice.

Para além de brigas com sindicalistas, o Future-se pretendia aplicar às federais um modelo de gestão similar ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), uma organização social pública com gestão privada. Ou seja, o Estado contrata um gestor profissional e tem liberdade para demiti-lo. A matemática brasileira é uma ilha de excelência. Nosso país, que tanto pena nas demais disciplinas, tem uma medalha Fields, o Nobel da matemática. O Brasil também está no top 10 da União Internacional da Matemática (IMU). Toda essa qualidade da matemática brasileira não chega às escolas porque a responsável por isso é a faculdade de educação, a guilda dos freireanos que habita as federais. (Veja-se este artigo sobre a disparidade entre a matemática escolar e a produção da elite).

Qual seria o ideal mais tangível? Ir liberando as federais aos poucos. Qualquer um que tenha passado por uma federal sabe que os professores se dividem entre os que querem trabalhar em paz e os sindicalistas lacradores. Como os lacradores mandam, os que querem trabalhar em paz ficam de bico fechado. Tirar o poder da lacração, transformando as federais em organizações sociais, daria mais liberdade aos professores que querem trabalhar.

O plano era para o médio prazo. Com o tempo, os professores com aposentadorias nababescas vão morrendo e os lacradores concursados vão se aposentando. As novas contratações, por CLT, são feitas não em bancas viciadas (como já descrevi aqui), mas por uma gestão alheia a panelinhas acadêmicas. E assim, quem sabe, o Brasil não poderia passar da água para o vinho? O Future-se era um plano de Weintraub para reformar e dar nova vida às federais. A excelência brasileira alcançada na matemática mostra que não estamos fadados ao Jurassic Park sindical montado nos anos setenta.

De resto, outro ponto importante do Future-se era a maior autonomia para captar recursos. Hoje é uma dificuldade imensa dar dinheiro a uma instituição pública. No entanto, vale ressaltar que as dificuldades são magicamente suplantadas pela Fundação Ford, a maior responsável pela introdução do racismo negro no Brasil e financiadora contumaz, mundo afora, de antissemitismo disfarçado de antirracismo. A UERJ e a UFRJ foram facilmente colonizadas pela Fundação Ford. Foi a UERJ a primeira instituição brasileira a colocar critérios raciais no vestibular.

O bilionário judeu George Soros é, com razão, muito vigiado por causa de seu invasivo lobby pró ideologia de gênero e pró bandidagem. Falta a sinistra Fundação Ford, carro-chefe do racismo, sofrer o mesmo escrutínio. Ela interfere na universidade brasileira desde os anos 1970, tendo como ponto de partida a criação do CEBRAP. O Future-se não tinha nenhum mecanismo de defesa contra essa ingerência.

Monopólio fabricante de tabatas
Não é segredo para ninguém que as federais decaem. Uma vez que os aposentados nababos morram e a geração atual se aposente, é bastante factível que as federais simplesmente deixem de existir ou se convertam em algo análogo ao ensino básico público: salário ruim, qualidade ruim, formação de validade meramente burocrática. Ou seja, um puro desperdício de dinheiro público.

Mas não parece provável que a universidade deixe de existir; logo, enquanto as federais se decompõem, o mercado, que também tem horror a vácuo, começa a ocupar o lugar. Isso já está acontecendo. Sem citar o nomes, Abraham Weintraub alude à compra de conglomerados educacionais por um gigante das bebidas. Trata-se, naturalmente, de Paulo Lemann, que criou a Ambev a partir da controversa fusão da Antarctica com a Brahma ocorrida em 1999. Hoje a Ambev é dona das marcas Skol, Budweiser, Corona, Quilmes, de modo que é mais fácil perguntar qual cerveja não é da Ambev do que qual é. Ainda por cima, a Ambev é dona bebidas não-alcoólicas populares, como o Guaraná Antarctica e a Pepsi.

Com a morte de Safra, Lemann deve ser o homem mais rico do Brasil agora.Além das bebidas, Lemann é dono do conglomerado Eleva Educação, cuja rede de escolas pode ser vista aqui. Com o coronavírus, as escolas e faculdades particulares levaram um duro golpe. Assim, em fevereiro deste ano, a Eleva comprou o conglomerado Cogna, dono não só de redes escolares famosas, como Anglo e Pitágoras, como também da gigante do ensino superior Kroton. A Kroton foi uma grande beneficiária do Prouni, e saiu comprando faculdades privadas Brasil afora. A meu ver, ela foi responsável pelo sucateamento de instituições privadas outrora decentes, que se converteram em pagou-passou, sendo que o pagamento vai quase todo para o lucro. Só contratam como professor o morto-a-fome que aceita qualquer coisa.

É bastante plausível, portanto, o que nos conta Weintraub: ajudados por sindicalistas venais, monopolistas da educação querem muito tirar as universidades federais da competição por recursos públicos. E que universidades eles nos ofereceriam? Nada leva a crer que seria algo diferente das pagou-passou atuais, desprovidas de excelência e pesquisa. E, a julgar por sua grande representante, Tabata Amaral, o que podemos esperar é a adesão ao progressismo.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/bruna-frascolla/a-hipotese-de-weintraub-o-esquerdismo-das-federais-e-o-menor-dos-problemas/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Loading

By valeon

181 thoughts on “A hipótese de Weintraub: o esquerdismo das federais é o menor dos problemas”
  1. Definitely believe that which you said. Your favorite reason appeared to be
    on the web the simplest thing to be aware of.
    I say to you, I certainly get annoyed while people think about worries that
    they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top
    and defined out the whole thing without having side effect , people can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

    my page: Herbal Pro Relief Review

  2. Everything published was actually very logical. However, what about this?
    suppose you added a little content? I ain’t suggesting
    your information is not good., but what if you added a post
    title that grabbed folk’s attention? I mean A hipótese de Weintraub:
    o esquerdismo das federais é o menor dos problemas is kinda vanilla.
    You should peek at Yahoo’s home page and see how they create article headlines to get
    people to click. You might add a video or a related pic or
    two to get readers excited about what you’ve written. Just
    my opinion, it would bring your website a little livelier.

    My web page :: BioReady Keto

  3. Hello there, I discovered your site via Google whilst searching for
    a comparable subject, your site got here up, it looks good.
    I have bookmarked it in my google bookmarks.[X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]Hi there, just become alert
    to your blog via Google, and found that it is truly
    informative. I’m going to watch out for brussels.
    I will be grateful in case you proceed this in future.
    A lot of people can be benefited out of your writing. Cheers!

    Here is my blog post … forum.m2clasic.ro

  4. Thanks for all your hard work on this web page. My mom take interest in doing internet research and
    it’s really easy to see why. Many of us hear all of the dynamic tactic you offer important things by means of the web blog and in addition increase contribution from the others on that area of interest so our own princess is
    in fact becoming educated a lot of things. Take advantage of
    the rest of the year. You’re doing a pretty cool job.[X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]I am really impressed with your
    writing abilities and also with the structure to your weblog.
    Is that this a paid subject matter or did you modify it yourself?

    Anyway keep up the nice quality writing, it is rare to see a great blog like this one these
    days.

    my homepage :: growing weed indoors

  5. Nice weblog right here! Additionally your web site lots up very fast!
    What host are you the usage of? Can I get your associate hyperlink to your host?

    I wish my website loaded up as quickly as yours lol

    Feel free to visit my web-site; working diets

  6. Some genuinely marvellous work on behalf of the owner of this internet site, dead outstanding
    written content.

    Feel free to visit my web site: hemp oil

  7. Place on using this type of publish-up, I Certainly feel that this site wants a lot much more attention. I’ll in all probability be back again to read by way of more, thanks for the information!

  8. Greate article. Keep writing such kind of information on your page.
    Im really impressed by it.[X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]Hey there, You have done a great
    job. I’ll definitely digg it and individually suggest to my friends.
    I’m confident they’ll be benefited from this site.

    Here is my webpage – growing indoors

  9. Oh my goodness! Great report dude! Thanks, Nonetheless I’m dealing with problems using your RSS. I don’t know The main reason why I’m not able to be a part of it. Is there anybody else owning very similar RSS difficulties? Any individual that is aware of the answer will you kindly respond? Thanx!!

  10. When I at first commented I clicked the “Notify me when new responses are additional” checkbox and now each time a remark is additional I get a few e-mails While using the exact remark. Is there any way you can take away me from that services? A lot of many thanks!

  11. Hi, Of course this post is actually awesome and I’ve discovered large amount of points from it regarding blogging. thanks

  12. I’m not that much of a online reader to be honest
    but your blogs really nice, keep it up! I’ll
    go ahead and bookmark your site to come back in the future.
    All the best

  13. Hi! I know this is kind of off topic but I was wondering if you knew where I could locate a captcha plugin for my comment form?

    I’m using the same blog platform as yours and I’m having problems finding one?
    Thanks a lot!

    Also visit my homepage; http://www.medflyfish.com

  14. Great post. I was checking continuously this
    blog and I’m inspired! Extremely useful info specifically
    the closing section 🙂 I care for such info much. I was seeking this certain information for a very lengthy time.
    Thank you and good luck.

  15. Everything is very open with a precise explanation of the challenges.
    It was truly informative. Your website is very helpful.
    Thank you for sharing!

Comments are closed.