Autoconhecimento, empatia e valores claros são fatores essenciais para seu negócio crescer e conquistar mais clientes ·
Redação PEGN
Como fazer minha empresa crescer? Essa é uma pergunta feita por muitos empreendedores. Não é raro encontrar donos de negócio “presos” em frustrações como falta de clientes, falta de propósito e dificuldade na hora de encontrar bons parceiros.
Empreendedor sob estresse em frente ao computador (Foto: Reprodução/Pexel)
Sair dessa situação não é uma missão simples, mas algumas dicas podem ajudar quem está começando. Para Kristian Livolsi, empreendedor e especialista em liderança, o caminho pode estar ligado ao autoconhecimento e ao foco.
Como escreve na Entrepreneur, “todos começam do zero”, e não há nenhum motivo para se envergonhar disso. Com o objetivo de ajudar esses fundadores, ele reuniu uma lista de recomendações que ajuda os empreendedores a encontrar o seu caminho e fazer o negócio brilhar. Confira abaixo as dicas de Livolsi.
Autoconhecimento
O dono de negócio deve fazer uma análise interna para entender de onde veio, quem ele realmente é, o que representa na sociedade e por que está empreendendo. Na visão do especialista, o autoconhecimento é uma das questões mais importantes na hora de decidir o propósito da empresa.
Humanidade
Empreendedores não podem se esquecer de que seus clientes são seres humanos. Portanto, leve isso em conta na hora de formular sua abordagem de venda. “Pegue o telefone e fale com eles”, diz Livolsi. Para o especialista, clientes são o combustível de um negócio. E, em tempos de pandemia, as pessoas se sentem mais isoladas do que nunca. Por isso, é fundamental posicionar seu negócio como um parceiro do cliente.
Valores
Definir os valores da empresa é essencial para um negócio crescer. Com base nisso, você cria conexões com clientes, fornecedores e todas as pessoas da sua equipe. Forma ainda as bases para a cultura da companhia.
Foco
Não atire para todos os lados. Caso faça isso, é possível que a mensagem da sua empresa se perca, deixando o público confuso. Portanto, tenha foco e delimite o que você quer vender – e para quem quer vender. Isso fará com que seja mais fácil tomar as decisões certas.
Presença de marca
Quando seus clientes pensam em um determinado tipo de produto, eles lembram de você? Donos de negócio devem se fazer essa pergunta constantemente. Assim, fica mais fácil alinhar as dicas anteriores e encontrar o foco da sua empresa.
3 táticas de negociação do FBI para te ajudar a vender mais
Utilize essas estratégias para obter mais informações do seu cliente e fazer a sua empresa crescer
· Redação PEGN
Os agentes do FBI são preparados para liderar algumas das negociações mais tensas do planeta. Eles solucionam crimes, mas boa parte das táticas utilizadas para conduzir uma conversa e conquistar o que se deseja também podem ser aplicadas ao mundo dos negócios – e ajudar a impulsionar vendas, parcerias e o crescimento do negócio.
Agente do FBI: técnicas podem ser aplicadas no mundo dos negócios (Foto: miodrag ignjatovic / GettyImages)
De acordo com o colunista da Entrepreneur, Dr. Steven Ghim, o primeiro passo é entender que as pessoas tendem a responder a determinados comportamentos de forma instintiva, como se estivessem diante de um espelho. Se você gritar, a outra pessoa passa a gritar, por exemplo.
“Os cientistas sabem que temos neurônios-espelho em nossos cérebros, que fazem essa resposta acontecer. Eles acham que o objetivo é nos ajudar a navegar pelas situações e nos conectar socialmente, para garantir uma maior probabilidade de sermos aceitos no grupo dominante”, escreve.
Aplicar esse efeito espelho de diferentes maneiras é um caminho para se conquistar o resultado desejado em uma conversa. O recurso pode ser utilizado para mostrar que compreende a outra pessoa, difundir as tensões e influenciar positivamente o modo como ela se sente. Os negociadores chamam isso de “empatia tática”, segundo o autor. Confira três métodos que podem te ajudar:
1. Escolha o seu tom
O negociador do FBI, Chris Voss, afirma que existem três “vozes” principais que você pode escolher para fazer as pessoas relaxarem e confiarem em você. A primeira é a “voz de DJ no fim da noite”, um tom mais calmo e lento, em que você seleciona alguns trechos para serem marcados em tom mais baixo. Já a segunda, mais utilizada, é a voz “positiva e brincalhona”, que passa uma imagem descontraída e relaxada, marcada por alguns sorrisos. Há ainda o modo “direto e assertivo”, que sinaliza uma dominância do assunto e da situação.
O autor sugere escolher a mais adequada a cada tipo de conversa. A linguagem corporal deve ser coerente e seguir o mesmo tom do que está sendo dito. Isso vale também para a observação do comportamento do interlocutor. “Se o que um cliente sinaliza com seu corpo é diferente do que ele diz, então você sabe que há algo que ele não está relevando.”
2. Repita
Essa estratégia consiste em pedir indiretamente mais informações ao cliente, repetindo as últimas palavras do que ele disse. Por exemplo, se o cliente diz “gosto desse produto, mas o preço é muito alto”, você pode responder perguntando “o preço é muito alto?”, ou mostrando empatia “puxa, que pena que está fora do seu orçamento”.
Isso cria um sentimento de reconhecimento entre você e a pessoa, fazendo com que ela se sinta ouvida e instigada a desenvolver o raciocínio. Pode ser que ela forneça mais informações sobre porque ela acha o produto caro, ou até te ajude a encontrar soluções. Todas essas informações podem ser usadas para entender os pontos fracos do negócio de seu interlocutor.
3. Use rótulos
As etiquetas ajudam a identificar o seu cliente. Por exemplo, se um grupo de pessoas está concentrado no custo, um rótulo negativo poderia ser “eles odeiam preços altos”, enquanto um rótulo positivo poderia ser “eles adoram ver valor no produto”.
O autor sugere escolher um dos caminhos, escrever e mostrar ao cliente. “Isso valida como eles estão se sentindo, ajudando na construção de um vínculo. Mas também lhes dá a chance de esclarecer sua percepção sobre eles e sua situação”, explica.
Se o caminho escolhido for o do rótulo positivo, você pode usar isso a seu favor, com uma abordagem propositiva: “Pelo jeito, parece que você gosta de ver valor na sua compra. Gosto disso. Posso acrescentar mais esse item, parece mais justo?”
Essas três técnicas de espelhamento utilizadas pelo FBI podem ser utilizadas para minimizar o estresse em situações difíceis e tirar o máximo de informações possível da outra parte. Planeje hoje mesmo suas táticas de tom de voz, repetição e rotulagem para criar relacionamentos e vender mais.
QUEM SOMOS
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Nosso principal produto é a Plataforma Comercial Valeon um marketplace concebido para revolucionar o sistema de divulgação das empresas da região e alavancar as suas vendas.
A Plataforma Comercial Valeon veio para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos/serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada nos seus serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:
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