Sua Empresa agora deve Lutar como uma Startup

   
   

 

Junior Borneli

 

Nos últimos anos, as startups ganharam uma força descomunal. O que antes eram empresas criadas por jovens ousados, que queriam lutar contra o sistema, hoje se tornou modelo de empreendedorismo e sinônimo de inovação.

A “era das startups” impulsionou outro movimento importante nos dias de hoje: a Transformação Digital. Muito se fala nisso, já há algum tempo, mas poucos entenderam o que isso significa, na prática.

A transformação digital não se limita a empresas de tecnologia ou cujo produto final seja algo ligado a isso. Existem exemplos incríveis de empresas de vestuário, eletrodomésticos, educação e calçados, por exemplo, que fizeram muito bem esse processo todo.

Mas por que mesmo o título desse texto é “sua empresa deve lutar como uma startup”? Vamos lá: startups são empresas que já nasceram com DNA digital. Isso significa que ela usa “armas” que empresas nascidas na era analógica não dominam.

As empresas tradicionais, por outro lado, precisam viver esse processo de Transformação Digital para se manterem competitivas.

Apenas repetir hoje as mesmas práticas que às levaram ao sucesso, no passado, é aceitar uma morte lenta e dolorosa.

A transformação digital, como disse antes, não está ligada necessariamente a ter tecnologia, apesar dela ser necessária. Mas, se fossemos colocar numa balança, eu diria que a transformação digital é mais um processo de transformação do modelo mental do que da simples adoção de tecnologia.

Vender online não é mais o futuro, mas sim o PRESENTE! Confie em quem ajuda o empreendedor brasileiro a vender na internet.

Nós da Valeon, esperamos obter de você lojista parceiro,  essa mesma confiança nos nossos serviços de divulgação dos seus produtos.

Por que o Uber prosperou, mesmo com a indústria secular dos táxis estar consolidada no mundo todo? Foi a tecnologia a responsável por isso? Ou foi o modelo mental, a forma de pensar o mercado de um jeito diferente?

A mesma tecnologia que o Uber utilizou – e utiliza – estava disponível para as empresas e cooperativas de táxi, na mesma época, ao mesmo preço. Porém, o Uber (e EasyTaxi, 99, Cabify, etc.) pensa digital, enquanto as empresas tradicionais pensavam de forma analógica.

Veja a Reserva, marca brasileira de roupas. O produto final que ela vende não tem relação alguma com tecnologia de ponta. Mas todo o processo de construção das peças até a experiência do consumidor é digital. Não é à toa que ela é chamada de “a primeira marca de roupa criada como startup”.

Quer ter a sua própria grife? A Reserva faz pra você. Quer ser você o estilista da sua camiseta Reserva? Com 5 ou 6 cliques você pode. Quer contratar a loja online da Reserva para vender suas peças? Você pode também.

A Reserva é uma loja de roupas. Mas é também um marketplace, uma plataforma para estilistas, um serviço de assinatura e o que mais ela quiser ser. Tudo isso porque ela vive um processo contínuo de transformação mental, que culmina na transformação digital.

Outro exemplo de transformação digital é o Magazine Luiza. Fundada em 1957, o Magalu é o maior case nacional de digitalização. Fez como ninguém a integração do e-commerce com as lojas físicas, tornando-as pontos de experimentação e retirada de produtos.

Entendeu o poder da utilização de dados e da integração dos serviços financeiros e marketplace. Aprendeu, como ninguém, que conteúdo é mais efetivo que propaganda. Que estar presente em todas as plataformas é vital e que um assistente virtual, que tem coração, gera muito mais vendas. A Lu, influencer digital 3D, como ela mesma se intitula, tem 3.8 milhões de seguidores só no Instagram.

Os líderes do Magazine Luiza entenderam que a transformação digital era vital para o negócio. Aprenderam com as startups, compraram startups, visitaram os principais centros de inovação do mundo e se tornaram, eles, uma referência mundial no assunto.

Acreditamos que o modelo de negócios baseado em marketplace é o futuro do e-commerce. Ele permite conectar vendedores ou prestadores de serviços e profissionais liberais com os clientes e faz monetizar essa intermediação de negócios de modo escalável e exponencial

Aliás, escrevi “os líderes” no início do parágrafo anterior de propósito. Nenhum processo de transformação digital funciona se os líderes da empresa não tiverem se “digitalizado” antes.

Fazer porque alguém faz não funciona. Essa é uma transformação que, além de digital, precisa ser genuína, verdadeira.

É um processo que, sim, precisa nascer a partir dos principais líderes, mas que só funciona se todos na empresa estiverem envolvidos. É um movimento corporativo que visa a perpetuidade da companhia e não mais um projeto qualquer.

Transformação digital é, antes de mais nada, um processo de transformação mental. E essa transformação mental passa pelo entendimento de que aquilo que garantiu seu sucesso no passado, não será o que o conduzirá para a vitória, a partir de agora.

Se você quer aumentar suas vendas pela internet, precisa investir em uma estratégia completa de marketing digital, a qual inclui campanhas de mídia paga, ou seja, os famosos anúncios. Através deles, você levará sua marca, produtos ou serviços ao alcance de muito mais pessoas, atingindo o seu público-alvo com as segmentações corretas…

Importante: o processo de Transformação Digital não é um bicho de 7 cabeças. Ele começa com uma conscientização a respeito da necessidade da mudança, porque sem isso é quase impossível avançar.

Um forte abraço,

Junior Borneli — CEO e Fundador da StartSe

Site: https://valedoacoonline.com.br/ ou App Android valeon

Contatos: Representantes Comercial: Pr. Gilmar  (31) 98719-4997 / Engº./Prof. Moysés (31) 98428-0590 / Soc. Victor (31) 99265-6391

 

 

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