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Segundou, !
Primeira segunda-feira de outubro e do Q4 e a semana já começa cheia de emoções. Isso porque desde o meio dia os serviços do Facebook Inc – Facebook, Instagram e WhatsApp – estão fora do ar.
E a queda dos produtos do Facebook Inc gerou uma reação em cadeia para outros serviços e aplicativos: GSuite também registrou instabilidades, TikTok e Telegram – os principais concorrentes atuais do Instagram e do WhatsApp – também estão apresentando falhas e a maior parte dos aplicativos em que se faz login social (atrelado às contas do Google, Facebook ou outras plataformas) dificultam o acesso de usuários que optam não têm ou não lembram seus logins e senhas.
Essa falha impacta – tanto positiva quanto negativamente – à produtividade de muita gente. E é sobre isso que vamos falar hoje.
Imagina você chegar para trabalhar no escritório e o seu crachá não passar na catraca. Ou você está trabalhando de casa e, de repente, nenhum dos softwares e aplicativos que você usa para produzir e colaborar com seus colegas está funcionando. Ou você está numa situação delicada e precisa de ajuda de algum familiar ou amigo e não consegue falar com ninguém porque os mensageiros caíram.
Todas essas situações são reais no dia de hoje, 04 de outubro de 2021. Com a queda dos serviços do Facebook Inc, muitas pessoas ficaram impedidas de trabalhar – sejam os funcionários do Facebook que não conseguiram acessar os prédios da corporação, ou o prestador de serviços que usa o WhatsApp como seu principal canal de contato.
Outras, porém, tiveram picos de produtividade sem a interferência das redes apitando e chamando a atenção o tempo todo. E aqui vão algumas coisas que todos nós podemos aprender com isso:
Canais oficiais > Canais de terceiros
Se o seu serviço depende exclusivamente de uma ferramenta terceira, como o Instagram ou o WhatsApp, sinto dizer que esse problema vai ser sempre recorrente. Ter um site próprio, mesmo que simples, evita que seus clientes fiquem sem canal de contato com você quando esses serviços ficam fora do ar.
O mesmo vale para canais de comunicação interna com equipes e colaboradores. Ferramentas de gestão ágil, comunicadores e outras plataformas auxiliam na execução do trabalho, mas é importante que as principais decisões e informações sejam compartilhadas por ferramentas próprias, como e-mail ou comunicadores que não sejam vinculados a logins sociais.Para as demandas que são fixas, como produzir um relatório ou fazer follow up de projetos, você já tem uma ideia de quanto tempo precisa. Então coloque na sua agenda – ou no organizador que você usa – a tarefa e o tempo de execução. Isso ajuda a manter o foco na demanda e a realizá-la com mais agilidade e menos possibilidades de erro.
Já as demandas variáveis, como mandar ou responder e-mails ou participar de reuniões também devem ser consideradas na hora de construir a sua agenda da semana. Separe também na sua agenda horários específicos para se dedicar aos e-mails e outros comunicadores não-urgentes. Isso ajuda também no seu processo de priorização de demandas.
Tem de ter um plano B
Mesmo sistemas internos, contratados e oficiais podem falhar. Por isso, é importante ter um plano B para o caso de falhas – sejam elas de causas humanas ou não. Lembre-se: antes do advento da internet, as pessoas trabalhavam de outras formas. Vale ter um caminho alternativo para não passar sufoco.
Invista em bom suporte de tecnologia
Às vezes, para resolver o problema, é preciso tirar o dispositivo da tomada ou reiniciá-lo. Mas, em outras situações, o problema pode ser mais complexo e envolver falhas de DNS e BPG e haja ctime técnico para resolver esses entraves. Investir em boas ferramentas e times capacitados de suporte pode prevenir fortes dores de cabeça.
E aí, você é do time que foi impactado pela queda do Facebook ou do time que se deu bem e produziu melhor? E seu time, como lidou?