COLÉGIO SANTA MARIA

“A criatividade é uma característica humana, que pode ser desenvolvida e praticada por qualquer um”, declara Elizabeth Fantauzzi, professora do Ensino Médio do Colégio Santa Maria, na área de Linguagens e dos cursos de Inovação e Criatividade, Laboratório de Tecnologias Digitais e Laboratório de Corpo e Consciência. Tanto é assim que a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) insere o pensamento criativo na Competência Geral 2, ao lado do pensamento crítico e científico, com o objetivo de investigar causas, levantar hipóteses, formular e solucionar problemas. “A BNCC entende que a criatividade é uma competência transversal, a ser desenvolvida e estimulada em todas as áreas de conhecimento da escolaridade básica, e híbrida, pois reúne elementos tanto do domínio cognitivo quanto socioemocional, podendo ser desenvolvida por meio de experiências formais e informais de aprendizagem”, explica.

Assim, o exercício do pensamento criativo torna-se um grande diferencial na formação do estudante, preparando-o para o enfrentamento de situações complexas e desafios na ciência, na tecnologia, na comunicação, nas artes e em outras áreas do conhecimento contidas em um cenário de incertezas e transformações constantes do mundo contemporâneo.

No Santa Maria, o novo Ensino Médio propõe uma eletiva na área de Linguagens denominada Inovação e Criatividade. O curso parte do questionamento sobre o conceito de criatividade e inovação, tendo como pano de fundo a ideia de que a criatividade nasceu para todos, ou seja, uma habilidade a ser desenvolvida. Nesta perspectiva, a unidade curricular propõe exercícios teórico/práticos de desbloqueio criativo, concepção e inovação disruptiva, na busca de ideias e soluções concretas para o desenvolvimento de projetos individuais e coletivos que aproximem os estudantes de problemas reais da atualidade. Por meio de situações-problema, uso de metodologias participativas e a combinação de ferramentas e processos, a eletiva exercita novos modelos para pensar, criar e inovar na atualidade.

Pautada nos pilares de empatia, colaboração e experimentação (prototipação) e dos 5P’s da aprendizagem criativa (projetos, parcerias, paixão, propósito e pensar/compartilhar), a eletiva de Inovação e Criatividade utiliza abordagens do Design Thinking, Challenge Problems, Aprendizagem por Projetos, Pensamento Divergente/Convergente e Mudança de Mindset (Aprender/Desaprender/Aprender), entre outras, todas com o objetivo de mostrar que qualquer um pode ser criativo e propor intervenções que transformem a sociedade na qual estamos inseridos.

As aulas são dinâmicas e engajam os estudantes a participarem das atividades de forma lúdica, aprendendo individualmente ou em grupo. A ideia é que eles finalizem o ano acreditando que podem dar continuidade ao desenvolvimento da sua própria criatividade de forma autônoma, transformando-se em um profissional criativo e inovador, sem ter que se questionar: – Eu, criativo?

Loading

By valeon

6 thoughts on “Todo mundo é criativo?”
  1. Hi, i feel that i noticed you visited my web site thus i came to return the desire?.I’m trying
    to to find things to enhance my web site!I suppose its ok to make use of some
    of your concepts!!

  2. Your method of telling everything in this piece of writing is really fastidious, all be capable
    of easily be aware of it, Thanks a lot.

  3. What’s up, the whole thing is going perfectly here and ofcourse every one is
    sharing data, that’s truly fine, keep up writing.

  4. What’s up, all is going sound here and ofcourse every one
    is sharing information, that’s actually excellent,
    keep up writing.

  5. Today, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive a 30 foot drop, just so she can be a youtube
    sensation. My apple ipad is now destroyed and she has 83 views.
    I know this is completely off topic but I had to share it
    with someone!

Comments are closed.