*Gabriel Kessler – CGO do Dialog.c

Com o passar dos anos, a necessidade de provar o retorno de investimentos cresceu dentro das empresas. Em Comunicação Interna não tem sido diferente. A incorporação de ferramentas digitais ao dia a dia da área, levando ao conceito de Comunicação Interna Digital, tem facilitado o rastreamento dos resultados das campanhas e auxiliado os gestores a direcionarem melhor os seus investimentos. Porém, quem ainda aposta todas as fichas no modelo tradicional tem perdido dinheiro. É o que apontam diversas pesquisas.

Paradas excessivas para alinhamento, alto volume de e-mail e campanhas que não engajam pela dificuldade de alcançar os colaboradores são alguns dos motivos que comprometem o ROI (retorno sobre investimento, em português) da Comunicação. Isso muitas vezes dificulta a justificativa de um aumento de budget para o time ou de mais atenção por parte da diretoria.

Abaixo, explico o quanto uma empresa perde ao deixar de utilizar soluções digitais para Comunicação Interna e conto o que fazer para dar a volta por cima. Confira:

Fique longe dos 4 maiores vilões nos custos da Comunicação Interna

1 – Materiais impressos: qual é o volume de materiais impressos que sua empresa utiliza para comunicação? Jornal mural, panfleto, revista e outros mais. A edição de 2018 da pesquisa InfoTrends mostrou que 29% dos gastos de comunicação são com materiais impressos. Isso sem contar o tempo dedicado do funcionário para acompanhar todo o (longo e minucioso) processo de produção dos materiais offline.

Quanto desses materiais poderiam ser substituídos por um modelo digital de Comunicação Interna? Além de cortar custos progressivos com impressão, o gerenciamento é facilitado, as métricas são mais claras e a atualização de informações é feita em tempo real 24×7.

2 – E-mails em excesso: apesar de ser um dos canais mais utilizados na estratégia de CI, o e-mail tem um alto custo que passa despercebido na maioria das empresas. A SnapComms mostrou que 70% dos colaboradores têm sua rotina interrompida por novos e-mails, sendo que cada funcionário demora 64 segundos para voltar ao trabalho depois dessa interrupção.

O prejuízo causado pela distração causada pelo excesso de e-mails pode chegar a R$ 400 mil por ano, numa perspectiva de 1 mil colaboradores, segundo o estudo.

3) Reuniões que poderiam ser um post: algumas empresas já trabalham em modelo híbrido, outras – devido à natureza de seu produto/serviço – voltaram (ou nunca deixaram) de ser presencial e também há o trabalho remoto, adotado definitivamente por muitas companhias.

Um fator em comum dentre os modelos é a existência de reuniões de alinhamento, que trazem consigo custos muitas vezes invisíveis, principalmente quando os assuntos tratados poderiam ter sido informados por meio de uma postagem direcionada a um grupo – algo possível ser feito em uma ferramenta como a rede social corporativa.Alguns gastos são:Tempo dos colaboradores, afinal, se a reunião não for necessária, o tempo investido nisso poderia ter sido utilizado em outros projetos;

4) Falta de engajamento com a empresa e rotatividade: a HR Dive ainda mostrou que o custo anual dos funcionários desengajados chega a até 500 bilhões de dólares. Já colaboradores engajados, de acordo com a Gallup, tornam as empresas 17% mais produtivas e 21% mais lucrativas. Além dos custos do colaborador que deixa a empresa, existem também os custos para recrutar e treinar o novo funcionário. Indo um pouco além, há também os custos invisíveis da perda de histórico do ex-funcionário e o tempo do novo membro para se adaptar e aprender os processos.

Quando pensamos no turnover, a Gallup apontou que as equipes que pontuam melhor em engajamento percebem uma redução de 41% no absenteísmo e 59% menos rotatividade.

Como minimizar o impacto?

A resposta é simples: use o digital. Quando pensamos na comunicação off-line, ao redirecionar esse valor para canais digitais, as empresas atacam em pontos como: otimização de custos, alcance de colaboradores e sustentabilidade.

Essa preocupação com a questão sustentável pode, inclusive, refletir na percepção da marca junto aos colaboradores. Consequentemente, a boa percepção interna e externa aumenta o valor da marca e facilita etapas como as de retenção e recrutamento de novos colaboradores.

Uma solução digital alcança o colaborador o tempo todo, não importa onde ele esteja, por meio do celular e do computador. Além disso, uma plataforma como a rede social corporativa facilita o trabalho de quem faz a CI acontecer, pois permite agendar conteúdos, segmentar comunicados em poucos passos, analisar rapidamente os resultados e muito mais. Tudo em um único lugar!

PITCH DA ValeOn

1 – PROBLEMAS QUE A STARTUP ValeOn RESOLVE:

A dinâmica empresarial cria fluxos no qual a população busca por produtos e serviços cada vez mais especializados. Desse modo a dinâmica e a rede comercial gera interferências em todas as cidades aqui do Vale do Aço.

Existem as mudanças de costumes e hábitos inseridos na sociedade que por meio das tecnologias acessíveis e do marketing chegam até aos menores lugares, levando o ideário de consumismo e facilitando que esses locais igualmente tenham oportunidade de acesso aos diversos produtos.

A facilidade no acesso as novas tecnologias, à propaganda e estímulo ao consumismo fazem com que mesmo, com o comércio físico existente nessas cidades, ocorra a difusão das compras por meio da internet.

O setor terciário agrega as atividades que não fazem e nem reestruturaram objetos físicos e que se concretizam no momento em que são realizadas, dividindo-se em categorias (comércio varejista e atacadista, prestação de serviços, atividades de educação, profissionais liberais, sistema financeiro, marketing, etc.)

Queremos destacar a área de marketing que é o nosso negócio que contribui na ampliação do leque de informações através da publicidade e propaganda das Empresas, Serviços e Profissionais da nossa região através do site que é uma Plataforma Comercial da Startup ValeOn.

A Plataforma Comercial da Startup ValeOn é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da informação com foco em divulgação empresarial. Atua no mercado corporativo desde 2019 atendendo as necessidades das empresas que demandam serviços de alta qualidade, ganhos comerciais e que precisam da Tecnologia da informação como vantagem competitiva.

Nosso principal produto é a Plataforma Comercial ValeOn um marketplace concebido para revolucionar o sistema de divulgação das empresas da região e alavancar as suas vendas.

A Plataforma Comercial ValeOn veio para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos/serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada nos seus serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

2 – O QUE FAZ A STARTUP ValeOn

A Statup ValeOn através do seu site que é uma Plataforma Comercial feita para fazer publicidade e propaganda online das Empresas, Serviços e Profissionais Liberais da região do Vale do Aço para as suas 27 (vinte e sete) cidades.

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

3 – VALEON É UM MARKETPLACE – QUE FAZ UM MARKETPLACE?

Marketplace é um site de comércio eletrônico no qual são anunciados produtos das empresas, serviços e profissionais liberais dos parceiros anunciantes.

Um marketplace funciona como um shopping virtual e dessa forma as vantagens desse modelo de negócio atinge todos os envolvidos.

Os consumidores podem comparar os preços, orçamentos e avaliações de vários profissionais nesta vitrine online de conquistar mais clientes.

Marketplace é na realidade uma junção de palavras: Market (mercado em inglês) e Place (lugar em inglês). É basicamente, um lugar onde se faz comércio.

O marketplace remete a um conceito mais coletivo de vendas online. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus produtos dando aos consumidores um leque de opções.

4 –  MERCADO DA STARTUP ValeOn

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O QUE OFERECEMOS E VANTANGENS COMPETITIVAS

  • Fazemos anúncios de publicidade para vários tipos de Empresas, Serviços e para Profissionais Liberais;
  • Temos excelente custo x benefício;
  • Nossos sites: (https://valedoacoonline.com.br/ e https://valeonnoticias.com.br/) têm grande penetração no mercado consumidor com um bom marketing fit que satisfaz esse mercado;
  • A nossa Plataforma Comercial ValeOn permite total flexibilidade de anúncios, promoções e de produtos, além de oferecer serviços de divulgação de Ofertas de Supermercados e de Veículos;
  • Os resultados são mensurados através de métricas diária/mensal;
  • O seu negócio estará disponível para milhares de Internautas através de uma vitrine aberta na principal avenida do mundo, 24 horas por dia, 7 dias da semana;
  • A sua empresa fica visível para milhares de pessoas que nem sabiam que ela existe;
  • Somos altamente comprometidos com os nossos clientes no atendimento de suas demandas e prazos e inteiramente engajados para aumentar as suas vendas.

5 – DIFERENCIAL DA STARTUP ValeOn?

  • Eficiência: A ValeOn inova, resolvendo as necessidades dos seus clientes de forma simples e direta, tendo como base a alta tecnologia dos seus serviços e graças à sua equipe técnica altamente capacitada.
  • Acessibilidade: A ValeOn foi concebida para ser utilizada de forma simples e fácil para todos os usuários que acessam a sua Plataforma Comercial , demonstrando o nosso modelo de comunicação que tem como princípio o fácil acesso à comunicação direta com uma estrutura ágil de serviços.
  • Abrangência: A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
  • Comprometimento: A ValeOn é altamente comprometida com os seus clientes no atendimento das suas demandas e prazos. O nosso objetivo será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar para eles os produtos/serviços das empresas das diversas cidades que compõem a micro-região do Vale do Aço e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

6 – OBJETIVOS FUTUROS DA STARTUP ValeOn

Vamos tornar a nossa marca ValeOn conhecida em toda a região como uma forma de ser desenvolvedora do comércio da região e também de alavancar as vendas do comércio local.

7 – DESCRIÇÃO DA STARTUP ValeOn

A Plataforma Comercial da ValeOn é um site moderno, responsivo, profissional, projetado para atender às necessidades dos serviços da região onde existem várias formas de busca: por cidades, por empresas, por produtos, por atividades, por município e por procura.

Detalhe interessante dessa inovação da ValeOn é que os lojistas/prestadores de serviços/profissionais autônomos inscritos na Plataforma não precisarão fazer nenhuma publicidade ou propaganda, quem o fará é a equipe da ValeOn responsável pela plataforma.

Sobre a publicidade de divulgação dos nossos clientes será feita em todas as redes sociais: Facebook, Instagran, WhatsApp, Google, Linkedin, Rádios locais, Jornais locais e onde for possível fazê-la.

Ao entrar no nosso site você empresário e consumidor terá a oportunidade de verificar que se trata de um projeto de site diferenciado dos demais, pois, “tem tudo no mesmo lugar” e você poderá compartilhar além dos conteúdos das empresas, encontrará também: notícias, músicas e uma compilação excelente das diversas atrações do turismo da região.

8- EQUIPE DA ValeOn

Somos PROFISSIONAIS ao extremo o nosso objetivo é oferecer serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes e respeitando a sociedade e o meio ambiente.

Temos EXPERIÊNCIA suficiente para resolver as necessidades dos nossos clientes de forma simples e direta tendo como base a alta tecnologia dos nossos serviços e graças à nossa equipe técnica altamente especializada.

A criação da startup ValeOn adveio de uma situação de GESTÃO ESTRATÉGICA apropriada para atender a todos os nichos de mercado da região e especialmente os pequenos empresários que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.

Temos CONHECIMENTO do que estamos fazendo e viemos com o propósito de solucionar e otimizar o problema de divulgação das empresas da região de maneira inovadora e disruptiva através da criatividade e estudos constantes aliados a métodos de trabalho diferenciados dos nossos serviços e estamos desenvolvendo soluções estratégicas conectadas à constante evolução do mercado.

9 – CONTATOS

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

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By valeon

9 thoughts on “É possível calcular o retorno dos investimentos em Comunicação Interna nos negócios”
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