PLANEJAMENTO DO FUTEBOL
Deivid explica Índio no Cruzeiro e os quase dois times de reforços em 2020
Diretor salientou que contratações vêm sendo de acordo com oportunidades e a saúde financeira do clube; meia que estava no Estoril foi bem indicado por Ney
Deivid é o novo homem forte do futebol do Cruzeiro para a sequência Valente/Light Press/Cruzeiro
Josias Pereira
Novo diretor de futebol do Cruzeiro,o ex-jogador Deivid explicou o critério do departamento de futebol para acertar a contratação do meia Matheus Índio, que estava sem time após término de contrato com o Estoril, de Portugal, em detrimento de outras oportunidades a jogadores das categorias de base.
De acordo com o dirigente, a decisão foi tomada de acordo com observações feitas por Ney Franco, que treinou Índio nas categorias de base da seleção brasileira.
“O Ney já trabalhou com o Matheus Índio na seleção, trouxe para nós algumas referências dele. Ele jogou muito bem no Estoril, a gente vinha o acompanhando. E o custo benefício para o clube foi bom. E a gente espera que ele possa vir jogar e poder se destacar, o clube possa ganhar financeiramente e tecnicamente com ele”, avaliou Deivid.
Além de Matheus Índio, o Cruzeiro também contratou o meia Giovanni, que estava no Coritiba. Ambos aguardam regularização, uma vez que o Cruzeiro segue punido pela Fifa e impedido de registrar atletas.
Em determinado momento da entrevista, Deivid foi questionado sobre as várias contratações feitas pelo clube durante esta temporada, além da troca de técnicos, e o quanto isso seria prejudicial para o Cruzeiro no futuro. Essas mudanças de profissionais também interfeririam em decisões sobre aproveitamento ou afastamento de jogadores, gerando um ciclo sem fim.
Em 2020, a Raposa já contratou praticamente dois times de reforços. Contando com Matheus Índio e Giovanni, já são 21 nomes chegaram ao time estrelado em nove meses, sendo que Jhonata Robert, João Lucas e Everton Felipe já deram adeus à Toca da Raposa. Dos 21 nomes, nove chegaram com Deivid e também Drubscky (Daniel Guedes, Raúl Cáceres, Rafael Luiz, Giovanni, Claudinho, Giovanni, Índio, Airton, Arthur Caíke e Gui Mendes), alguns com a observação direta do agora diretor de futebol, como o meia Claudinho.
“Não estamos atendendo o treinador. Aqui a gente tem a nossa convicção. Quando o treinador coloca o nome de um atleta, a gente leva para a sala de mercado, a gente estuda esse atleta. Temos todo o diagnóstico e a gente aprova ou não. A gente tem feito isso. Na gestão nossa, esse é o segundo treinador (Ney Franco) que temos (Adilson Batista foi demitido durante passagem do conselho gestor)”, observou o dirigente, que ressaltou as dificuldades financeiras que norteiam também as contratações feitas pelo clube.
“Todo o planejamento é estudado junto com a comissão técnica e a diretoria. Todas as decisões que temos tomado é pensando na saúde financeira do clube e na saúde técnica do clube. Estamos indo em busca no mercado de jogadores que possam trazer o retorno técnico e financeiro. Então, por causa disso, nosso planejamento é pautado em cima da diretoria e da comissão técnica”, explicou.
O Cruzeiro deverá concretizar o acerto com mais um reforço para o ataque nos próximos dias, como anunciou o técnico Ney Franco. Deivid preferiu não dar maiores informações sobre a nova contratação, o que elevaria a lista de contratações para dois times no ano.