Ana Codeglia
Tudo sobre o método que evita o desperdício, aproveita ao máximo os recursos já disponíveis e melhora constantemente os processos para obter resultados cada vez mais eficientes.
Metodologia lean – imagem do rosto de um homem no centro. Do lado direito, uma caixa transparente com uma seta verde apontando para cima e, do lado esquerdo, um cérebro com três setas verdes apontando para cima
Produtos defeituosos, processos lentos, desperdício de talentos e total falta de organização. Esses são alguns dos problemas que podem acabar com o sonho de sucesso de qualquer empreendedor.
Se esse é o seu caso, não se desespere! Existe um método que pode te ajudar a evitar o desperdício, otimizar processos e aumentar a eficiência do seu negócio. E o melhor de tudo é que essa solução não exige altos investimentos e você consegue colocá-la em prática em poucos passos.
Neste texto, você vai conhecer a metodologia lean, que é baseada na experimentação e no fim do desperdício e que pode te auxiliar a materializar a ideia que não sai da sua cabeça em um contexto muito mais seguro, rápido e barato.
Vamos nessa?
O que é metodologia lean?
Em uma tradução literal do inglês, o termo lean significa “enxuto”. Ou seja, a metodologia lean (também conhecida como lean startup) é um método que busca reduzir o desperdício de recursos – tempo, verba, e mão de obra – e realizar algum trabalho, etapa ou processo.
A ideia é focar no corte de recursos desnecessários e, ao mesmo tempo, oferecer mais valor para as pessoas. E isso é feito simplificando processos e deixando de usar tudo aquilo que não ajuda a alcançar os objetivos da marca.
Como ela surgiu?
O conceito que envolve a metodologia lean não é novo. Na verdade é bem antigo: ele surgiu no Japão, nos anos 1980
Essa técnica era conhecida como lean manufacturing, ou “manufatura enxuta”, e foi utilizada por alguns dos maiores nomes da indústria de veículos japonesa, como a Toyota, para fabricar carros de maneira mais produtiva.
Depois disso, o conceito se popularizou e passou a ser adotado por outras empresas. Mas foi em 2011, com o lançamento do livro “A startup enxuta”, de Eric Ries, que o método lean ganhou novos adeptos, especialmente no setor de tecnologia.
Porém, ao longo do tempo, diversos empreendedores ficaram interessados nessa filosofia de produção, que se mostrou adequada para negócios de diversos nichos diferentes.
Como a metodologia lean funciona?
Como deu para perceber, a metodologia lean procura criar o máximo de valor com o mínimo de recursos. E para isso, é fundamental conhecer o perfil do cliente para entender exatamente o que ele precisa e valoriza naquilo que compra e consome.
Dessa maneira, você consegue produzir uma solução capaz de satisfazer as necessidades dos clientes e superar as expectativas, além de reduzir o desperdício.
E para que isso dê certo, o método lean valoriza a integração entre setores do negócio. Quando todos os times estão totalmente integrados, são capazes de criar um produto ou serviço completo e com mais valor agregado. E, claro, reduzindo os desperdícios de tempo, investimentos e mão de obra no processo.
Confira como a metodologia lean pode ajudar te ajudar em dois cenários: na criação do negócio e no desenvolvimento de um produto ou serviço:
Na criação do negócio
Suponhamos que você queira se tornar um Produtor digital e oferecer pela internet ebooks sobre temas de motivação e desenvolvimento pessoal.
Uma forma de aplicar a metodologia lean em seu negócio é criando uma versão de teste de seu ebook, investindo uma quantidade mínima de tempo e dinheiro, e oferecê-la a um público específico (para depois coletar suas opiniões sobre o produto).
Isso permitirá que você melhore gradualmente sua proposta, conheça melhor seu comprador, satisfaça necessidades específicas e estruture de maneira simples e apropriada todas suas ideias para finalmente criar um produto perfeito, lançá-lo no mercado e promovê-lo em todas as plataformas que você deseja.
No desenvolvimento do negócio
Quando seu negócio está pronto e você o está desenvolvendo, pode procurar automatizar alguns processos e reduzir custos.
Por exemplo:
Se você cria as próprias imagens de seu ebook e perde tempo tirando fotos e fazendo a edição, poderá começar a usar um banco de imagens gratuito.
Se você tem um curso online e precisa desenvolver uma página de vendas, contratar uma forma de pagamento, criar um ambiente virtual para hospedar as videoaulas e muito mais, você pode escolher uma plataforma que faça tudo isso e, preferencialmente, sem ter que pagar mensalidades para isso.
Não há uma única ação que você possa realizar para adotar a metodologia lean. O importante é entender quais são seus processos e como você pode melhorá-los, economizando tempo e dinheiro em seu trabalho.
Quais as vantagens da metodologia lean?
A metodologia lean é ideal para aqueles empreendedores que querem ter sucesso sem a necessidade de grandes orçamentos, planos de negócios muito elaborados ou produtos perfeitos.
Mas a verdade é que qualquer negócio, seja ele físico ou digital, pode se beneficiar desse processo. Dê só uma olhada em alguns dos benefícios que essa prática oferece:
Permite melhorar a produtividade graças à busca de “zero defeitos”;
É um método que busca reduzir custos graças à otimização dos processos produtivos e à eliminação de gastos desnecessários;
Garante uma maior satisfação para o cliente, já que você tem mais tempo e dinheiro para melhorar seu produto;
Reduz o risco para o empreendedor, uma vez que as decisões são tomadas com base em dados concretos e não baseadas em “achismos”;
Permite contar com um produto mínimo viável que atenda às necessidades de um cliente específico;
Reduz a taxa de fracasso;
É uma ótima maneira de obter dados reais, objetivos e confiáveis que validam sua hipótese ou ideia de negócio;
Além disso, o método de lean startup permite descobrir comportamentos de seus clientes que você não conhecia.
Como aplicar a metodologia lean em seu negócio?
Pronto. Agora que você já entendeu o conceito por trás da metodologia lean e o que ela pode fazer pelo seu negócio, é hora de aprender o que é preciso para colocá-la em prática.
Abaixo, você confere 10 passos simples para diminuir o desperdício e aumentar a eficiência dos processos internos do seu negócio:
Organize seu negócio antes de aplicar o método.
Envolva todos os membros de seu negócio ou projeto de empreendimento.
Garanta o apoio de seus parceiros (se você tiver).
Pequenos passos fazem grandes mudanças, opte pelo simples.
Concentre-se em criar, medir e aprender. Lembre-se de que esse método é baseado em transformar as ideias em produtos, medir a reação e o comportamento dos clientes e aprender com eles.
Aja com rapidez para testar o quanto antes sua proposta de negócio.
Deixe de lado o medo! Se sua proposta de negócio não for tão viável ou interessante, certamente você encontrará outra que seja.
Seja criativo. Uma das maiores vantagens desse método é que você pode melhorar seu produto até torná-lo perfeito e original.
Estabeleça metas claras e bem definidas para seu negócio, elas serão seu norte ao criar ou desenvolver novas propostas.
Acostume-se a aplicar essa metodologia em seu dia a dia e sempre que tiver uma nova ideia para seu negócio. Isso permitirá economia de tempo, esforço e, é claro, dinheiro!
Brincar com a tentativa e o erro é uma das maneiras mais recomendadas para empreender com sucesso. A metodologia lean é uma maneira rápida, barata e eficaz de detectar as falhas de sua proposta de negócio, saber onde você está errando, criar um produto ideal e crescer de forma escalável.
Mas não pense que a metodologia lean é o único método para aumentar a produtividade e gerenciar processos. Uma delas é a Six Sigma, ou Seis Sigma. Quer saber mais sobre ela? Então clique aqui e confira nosso artigo sobre o tema.
RESUMO DO PITCH DA VALEON(1)
A Startup Valeon é uma empresa desenvolvedora de soluções de Tecnologia da Informação com foco em divulgação empresarial e o nosso principal produto é a nossa Plataforma Comercial cujo site é um Marketplace.
Iniciamos a nossa Startup Valeon durante um curso de Aceleração no SEBRAE- MG e a partir daí estamos trabalhando com uma ideia de projeto diferente, repetitivo e escalável e no início em condições extremas de incerteza.
O nosso produto que é uma Plataforma Comercial Marketplace site Valeon, foi pensada para atender os interesses dos clientes e para satisfazer uma necessidade específica deles para gerar negócios.
No Vale do Aço os nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social e o nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.
A mídia, as empresas e os consumidores já têm conhecimento da existência do site e o número de acessos tem aumentado consideravelmente e estamos chegando próximo de 70.000 visitantes.
A nossa Equipe é formada por:
Moysés Peruhype Carleh – Eng. Mecânico e Professor e
André Henrique Freita s Andrade – Programador e Web design.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297