Especialista destaca estratégias que ajudam negócio a decolar, como design inclusivo, conectividade e escalabilidade

João Moressi Jr., fundador e CEO da Opah IT

Relatório sobre empreendedorismo potencial da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado no Brasil em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), revelou que o número de brasileiros que não têm um negócio, mas desejam abrir uma empresa nos próximos três anos, aumentou 75% em 2020, chegando a 50 milhões de pessoas.

Para auxiliar esses brasileiros que desejam empreender, em especial na área de tecnologia, João Moressi Jr., fundador e CEO da Opah IT, empresa especializada no desenvolvimento de soluções customizadas de TI, destaca seis dicas que podem ajudar os empreendedores, inclusive utilizando alguns recursos tecnológicos a seu favor.

1. Concentre-se em um objetivo de design sólido

A última coisa que alguém deseja é projetar algo sem propósito. Antes mesmo de iniciar o processo de rascunho, tenha um conjunto claro de regras estabelecidas sobre como você vai projetar seu produto. “O empreendedor deve ter claro o que ele deseja que o produto alcance e evoque no usuário. Ter essas respostas ajudam a refinar o projeto”, orienta o CEO.

2. Pense como seu comprador

Mesmo os melhores produtos não serão usados por todos. Quem você imagina que gostaria de se envolver com sua empresa? Do que gostam essas pessoas? Como seus designs podem despertar o interesse delas? É importante ter em mente as necessidades dos potenciais compradores, pois são eles que vão decidir se o seu produto é bem sucedido ou não.

3. Crie designs inclusivos desde o início

Mesmo que o seu produto seja projetado para ser usado principalmente por um determinado grupo demográfico de pessoas, isso não significa que você não deve torná-lo acessível a todos. “Se o projeto não for inclusivo, ele estará alienando clientes em potencial desde o início”, alerta Moressi.

A Microsoft, uma das gigantes do design do século 21, tem um conjunto de diretrizes de inclusão de design que podem ser úteis para qualquer empreendedor de primeira viagem. Você também pode entrar em contato com designers mais estabelecidos e extrair dicas para fazer seus produtos funcionarem para todos. Certifique-se de não deixar ninguém de fora.

4. Concentre-se nas oportunidades de conectividade

Hoje, toda empresa é uma empresa de tecnologia, queira ou não. Não importa o tipo de negócio – você precisa integrar seus produtos e plataformas com a tecnologia existente, o máximo possível.

Se o seu produto for físico, considere encontrar maneiras de torná-lo parte da Internet das Coisas, um mercado que deve ultrapassar US $13 bilhões em valor nos próximos cinco anos. Se você é uma empresa digital ou uma operação baseada em serviços, torne sua presença online a mais perfeita e integrável possível.

5. Obtenha informações importantes de não designers

A menos que você mesmo seja um designer de carreira, pode ser tentador levar sua ideia a um designer o mais rápido possível para torná-la realidade, mas designers não são as únicas pessoas com quem você deve conversar. Embora possam fornecer informações valiosas sobre a aparência e o layout de um produto, os designers não serão capazes de responder a todas as suas perguntas sobre funcionalidade.

Antes do seu produto começar a ser vendido, você deve consultar os vendedores. Se o seu produto vai ter tecnologia para impulsioná-lo, traga alguns engenheiros de software para a conversa. Alguém também fará o marketing do seu produto, portanto, converse com os profissionais da área. “O design não é apenas uma questão de aparência. Trata-se de fazer algo que funcione em vários níveis”, ressalta o especialista.

6. Mantenha tudo escalonável

Nos dias de hoje, não há como prever quando ou como o crescimento chegará ao seu negócio. Simplificando, seu produto precisa ser escalável para públicos grandes e pequenos. Garanta estar pronto para atender diferentes cenários e ajustar a produção quando necessário. Sua capacidade de decolar pode depender disso.

“Tornar-se um empreendedor é um desafio e tanto. Mas ter um ótimo produto torna isso muito mais fácil. Seguindo alguns desses princípios, você pode ter a certeza de produzir algo que o ajudará a iniciar sua jornada com mais facilidade,” finaliza Moressi.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

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