por Sergio Lozinsky
Os conceitos podem se complementar, mas não devem ser confundidos, pois entregam resultados diferentes
Os termos digitalização e transformação digital têm sido usados de forma intercambiada nos últimos tempos, mas denotam coisas diferentes. De fato, no senso comum, digitalizar-se é passar por uma transformação digital. Mas, na realidade das empresas, a questão é mais complexa.
Costumo definir a digitalização como o uso de tecnologias “digitais” – como mobilidade, apps, mensagens via WhatsApp ou SMS – que ampliam a automação dos processos, criam facilidades de self-service para clientes, fornecedores ou colaboradores, permitem autorizações de forma remota, entre outras, mas não mudam significativamente os processos. Os dinamizam e reduzem tempos e custos, mas não os transformam.
Cabe à TI e aos analistas de processos explorarem os recursos de nuvem e mobilidade para colherem o impacto positivo na gestão como um todo, do relacionamento com o cliente à negociação com fornecedores. Afinal, a digitalização tem a ver com fazer melhor algo que já se faz no dia a dia.
Transformação digital
A essas ferramentas que aprimoram os processos internos, alguns dão o nome de transformação digital, ou mesmo de inovação. Mas, como conceito, isso é questionável.
Para haver transformação digital, é necessário haver uma transformação. Soa óbvio, mas não é. Pensar como essas inovações podem impactar o modelo de negócio e os negócios de maneira geral requer dedicação e ousadia.
Do ponto de vista estratégico, uma empresa deveria analisar regularmente a cadeia de valor e o mercado em que está inserida, entender o seu papel, visibilidade e grau de influência, e verificar as oportunidades e ameaças que – se gerenciadas com inovação – poderiam aumentar sua competitividade, volume de receitas e lucratividade.
Um exemplo de transformação digital é a desintermediação. Fabricantes e prestadores de serviços incorporam funções antes realizadas por outros participantes da sua cadeia de valor, “abocanhando” uma fatia maior das receitas e do relacionamento com o cliente. No mercado de Insurtechs, por exemplo, algumas seguradoras digitais passaram a oferecer o seguro diretamente ao cliente final, sem exigência de corretor como intermediação (isso ainda está restrito a alguns tipos de seguros, mas é um começo).
Outro exemplo são os serviços de entrega de refeições, que viraram de ponta-cabeça o mercado alimentício nos últimos anos. Aliás, nessa mudança da cadeia de valor dos serviços de alimentação, podemos observar a digitalização e a transformação digital ao mesmo tempo: o restaurante se digitalizou ao aderir a uma plataforma, automatizando processos que já existiam, enquanto o app fez a transformação digital da cadeia de valor. Ao entender que o atendimento do pedido seria o mercado mais promissor, as plataformas de delivery saltaram à frente e se tornaram mais importantes que algumas marcas de restaurantes. Agora, esse mercado vive uma nova fase de transformação, com os restaurantes tentando criar as condições para voltarem a dominar a cadeia de valor.
Pois é isso o que a transformação digital faz: ela leva à disrupção dentro do negócio e vai além, podendo atingir uma cadeia de valor inteira e resultar em algo inédito.
Mas a transformação digital não deve ser tocada a qualquer custo. Sempre que se mexe no modelo de negócio, corre-se o risco de descaracterizar o seu mercado tradicional ainda rentável. Para dar um passo à frente sem abrir mão do caminho percorrido, é preciso planejar, testar hipóteses e experimentar. E é preciso, também, que a liderança compreenda que ter um negócio de sucesso não pode ser empecilho para pensar a expansão para novos modelos.
Outra mudança que vem com a disrupção é a abordagem sistêmica. Os negócios passam a acontecer por meio de uma cadeia mais extensa e diversificada. Mas, para o cliente final, uma marca se sobressai e torna-se responsável por todo o processo, mesmo que dele participem outras empresas. Os marketplaces são o melhor exemplo disso, e precisam não somente selecionar bem os vendedores que usam suas plataformas, mas também ajudá-los a evoluir tecnologicamente para fazer frente à demanda cada vez mais sofisticada, menos paciente e mais apressada dos consumidores.
Junte-se a isso o fato de que os novos desafiantes querem ser globais, e não locais, e isso traz um nível de desafio maior e mais complexo, porque significa que o novo concorrente pode estar se preparando para invadir o seu mercado a partir de qualquer lugar do mundo.
4 maneiras de promover a transformação digital
Há quatro formas de implementar a transformação digital:
1 – Montar um escritório de transformação digital: trata-se de um time abaixo da liderança da empresa que funciona como um think tank. É multidisciplinar, estuda como digitalizar a empresa e como criar novos negócios baseados em tecnologias digitais.
2 – Montar um escritório em cada unidade de negócio: embora parecido, pulveriza a responsabilidade do escritório de transformação digital por mais áreas. Nesse caso, é como se o marketing, o departamento de vendas etc. tivessem seu próprio escritório de transformação. É o mesmo conceito, com foco específico em uma parte do negócio. A TI torna-se o elemento integrador dessas iniciativas departamentais.
3 – Estabelecer um projeto de transformação digital: aqui são definidas iniciativas digitais pela liderança. É mais restrito do que o escritório, permite à empresa experimentar aos poucos, em vez de mergulhar de cabeça em uma reformulação total. Os responsáveis pelo projeto, no entanto, também ficam logo abaixo da alta administração e geralmente têm metas predefinidas de tempo e resultados.
4 – Criação de um novo negócio digital: essa é a alternativa que menos impacta o atual negócio. A empresa coloca dinheiro e gente em uma empresa nova. Pode envolver a compra ou investimento em startups.
A transformação digital está na agenda de quase todas as empresas, e vem sendo “cobrada” por conselhos e diretorias. Aterrissar as ideias do que fazer, avaliar o grau de prontidão da TI e da empresa para gerenciar esse processo de transformação, definir abordagens que permitam evoluir continuamente, separar um budget para isso – e principalmente planejar, avaliar e ajustar – são elementos fundamentais para criar as condições de sucesso.
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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.
A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.
O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.
Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.
Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:
- O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
- A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
- Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
- No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
- O número de visitantes do Site da Valeon tem crescido exponencialmente e até este momento já tivemos mais de 76.000 acessos.
- O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
- A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.
Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.
Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?
Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297