Marcio Bellini

C-levels de companhias do setor apontam quais soluções e inovações devem ganhar destaque em áreas como Saúde, Varejo, Indústria, Logística, entre outras

Chegada do 5G a todas as capitais brasileiras, transformação digital acelerada nas organizações, consolidação de ferramentas tecnológicas para trabalho híbrido, ampliação do uso de Inteligência Artificial e Machine Learning. O ano de 2022 promete ser mais um ano de muitos avanços e inovações. Prova disso aparece no estudo da International Data Corporation (IDC), que aponta que a expectativa é que mais da metade da economia global seja baseada ou influenciada pelo digital em 2022. Também mostra que 70% de todas as empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais neste ano.

Mas, afinal, quais tecnologias devem ser protagonistas em 2022? Ouvimos a opinião de especialistas na área de tecnologia em diferentes segmentos para apontar quais as soluções e inovações irão se destacar. Confira a seguir as principais tendências:

Saúde: 5G

A pandemia acelerou o uso de Inteligência Artificial, Internet das Coisas e teleatendimento na área da saúde. Para 2022, a expectativa é que essas soluções sejam consolidadas, principalmente com a implementação do 5G. Para Gean Pereira, head de Inovação da healthtech Zitrus, a nova tecnologia irá acelerar soluções já existentes, agilizando diagnósticos e tornando os tratamentos mais assertivos, além de permitir a disseminação de dispositivos para monitorar a saúde dos pacientes e acionar, imediatamente, serviços de saúde. “O 5G irá garantir ainda mais qualidade e acesso às teleconsultas. Esse avanço na conexão vai melhorar toda a experiência de atendimento na saúde, que irá oferecer um acompanhamento mais personalizado, integrado e os pacientes irão assumir o protagonismo neste processo”, complementa.

Varejo: Softwares de gestão e Frente de caixa móvel

O checkout móvel é uma tendência focada na otimização da experiência do consumidor. A ideia geral envolve a substituição de um caixa físico por um dispositivo móvel com software que integra ponto de venda, meios de pagamento e emissão da nota fiscal, o que elimina filas. “Sem a obrigação de se limitar por trás dos caixas, todos os funcionários podem se concentrar nas necessidades de cada cliente, fazendo um acompanhamento do ciclo completo de atendimento — da chegada na loja até a efetivação da compra”, explica João Gustavo Pompeo, CEO da Eyemobile, empresa de tecnologias para vendas físicas e digitais. Com o PDV móvel, a equipe também passa a contar com informações na ponta dos dedos, podendo esclarecer dúvidas e fazer recomendações e ofertas com base em dados e históricos cadastrados.

Com o objetivo de dinamizar o acesso à documentos e integrar serviços, softwares de gestão que facilitam muito a vida do empreendedor também estarão entre os destaques do próximo ano na área de varejo. “Este é o caso de ferramentas como o Clipp360, por exemplo, que além de acelerar os processos administrativos, facilita o gerenciamento de empresas — que pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento. A ideia é dar toda a mobilidade que o varejo de hoje necessita, trazendo nele recursos simples e de fácil utilização”, explica Marcio Bellini, diretor de Desenvolvimento da Compufour Zucchetti.

Franquias: Centralização de comunicação

A gestão de uma franqueadora com seus franqueados e colaboradores é influenciada conforme a metodologia de gestão e comunicação utilizada, principalmente quando se trata de uma grande rede com capilaridade e atuação em diferentes regiões. Guilherme Reitz, CEO da retailtech Yungas, explica que, no geral, grandes franquias utilizam diversos aplicativos e extensões para comunicação e acompanhamento do negócio, mas que não atendem, na íntegra, as particularidades de cada operação. Essa situação se reflete em todo o mercado de franchising e, para 2022, grandes marcas deverão investir cada vez mais em processos que possam compreender as necessidades dos parceiros e tornar a troca de informações mais clara e objetiva. “A comunicação feita de forma estratégica, por exemplo, pode reduzir em até 80% o tempo gasto no envio de comunicados para toda uma grande rede, fator que melhora a experiência dos colaboradores e eleva a performance da franquia”, completa.

Indústria: Simulação Computacional

A velocidade do desenvolvimento tecnológico, essencial nos dias atuais, só é possível por uma razão: simulação computacional. Presente em diversos setores, contribuindo com sustentabilidade, segurança, indústrias e educação, a simulação ainda tem muito para beneficiar a humanidade. “Em 2022 e no futuro próximo, essa tecnologia precisa ser ainda mais acessível e mais fácil de usar. Assim, os resultados se tornarão mais rápidos e mais aplicáveis aos problemas do cotidiano. Considerada a solução que promoveu a digitalização da engenharia, a simulação vai, naturalmente, passar a resolver problemas mais complexos”, afirma Clovis Maliska Jr, CEO da ESSS.

Energia: API Gateways e plantas híbridas

Com o aumento no volume de dados no setor de energia e o uso deles em ferramentas de análise, as APIs (Application Programming Interfaces) têm ganhado cada vez mais relevância. Segundo Danilo Barbosa, VP Executivo e sócio-fundador da Way2, elas podem ser entendidas como um conjunto de interfaces padronizadas para integração, por meio das quais um sistema pode consultar dados e realizar operações em outro. Para Danilo, em 2022 essa será uma das tecnologias mais importantes para o setor de energia. “Com a possibilidade de regras para a portabilidade de dados na abertura do setor, a maior digitalização no relacionamento com consumidores, além da adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), o uso de API Gateways para monitoramento e controle destas interfaces deve aumentar bastante”, avalia.

Outra tendência que tende a crescer no setor elétrico são as plantas híbridas, que são usinas de geração de energia que têm mais de uma tecnologia envolvida, principalmente as renováveis. Rodrigo P. Gosmann, engenheiro da REIVAX, destaca que, ainda que a modernização do setor esteja acontecendo a passos lentos, ela é extremamente importante para evitar novas crises hídricas. “A geração de energia solar e a eólica, por exemplo, são complementares. Combinar as duas é uma estratégia que deve aumentar nos próximos anos, porque o método reduz a imprevisibilidade natural das energias renováveis e garante um fornecimento mais estável e sustentável para a população”, explica.

Logística: Arquitetura de microsserviços

Para 2022, flexibilidade, agilidade e inovação devem estar em primeiro lugar quando se trata de impulsionar a agenda de negócios na cadeia de suprimentos. Assim, a adoção de arquitetura de microsserviços e soluções em nuvem será essencial. “Os microsserviços constituem um conceito de empacotamento e implantação que visa criar agilidade técnica, diminuindo o tamanho e as dependências de implantação entre os componentes de um aplicativo”, explica Marco Beczkowski, diretor de Vendas e CS da Manhattan Associates Brasil. A mudança para microsserviços significa investir em agilidade. “Tem o potencial de acelerar os ciclos de vida de desenvolvimento e suportar a escalabilidade, seja para cargas de trabalho baseadas em nuvem, períodos de pico de vendas sustentados e de comércio eletrônico, transporte flexível e planejamento de entrega, ou simplesmente desafios da força de trabalho do armazém”.

Agronegócio: Monitoramento de operações

A ideia de incentivar o uso mais intensivo de dados que estão sendo gerados pelos equipamentos em campo é uma tendência que deve crescer no próximo ano, segundo Bernardo de Castro, presidente da divisão de agricultura da Hexagon, que desenvolve e fornece tecnologias agrícolas e florestais. “É possível utilizar os mesmos dispositivos que promovem agricultura de precisão — como aplicação de insumos e piloto automático, por exemplo — para o monitoramento de frotas. Essa é uma oportunidade de alavancar a digitalização do campo através do uso mais efetivo de dados”, reforça. Com o monitoramento, os gestores têm a visão do que está ocorrendo e a garantia de que o desempenho máximo de cada máquina está sendo executado.

Moradia: Aluguel e coliving

Eduardo Gastaldo, especialista em economia compartilhada e CEO da Bewiki, acredita que negócios como o da proptech, que constrói e gerencia empreendimentos que reúnem studios prontos para morar, escritórios compartilhados e outros serviços essenciais, devem crescer em 2022. O aumento da demanda por espaços prontos para morar acontece em um cenário em que as pessoas estão buscando um estilo de vida mais flexível e descomplicado. “Mudanças como o home office tornaram possível morar em diferentes cidades em espaços curtos de tempo, sem precisar considerar o deslocamento para o trabalho. Por isso, negócios que permitem que a pessoa apenas arrume suas malas e se mude, sem precisar carregar uma casa inteira junto, devem se tornar ainda mais populares no próximo ano”, avalia. 

Gestão empresarial: Integrações entre sistemas de diferentes origens

O mundo está cada vez mais conectado e isso não deve ser diferente no universo corporativo. Para Marcio Tomelin, Diretor de Produto e Mercado da WK, uma grande tendência para os próximos anos é a oferta de serviços integrados dentro do próprio sistema. “Nós vamos ver muitos softwares entregando soluções, mas também vendendo outras, de diferentes empresas, que se complementem com o seu sistema. A palavra da vez é autonomia, então certamente veremos tecnologias (como IA e IoT) simplificando o dia a dia dos usuários, dando a eles mais facilidade e menos necessidade de serviços de terceiros para lidar com suas demandas”, comenta.

Gestão de pessoas: soluções “voice of employee”

As soluções que coletam e analisam, por meio de pesquisas, as percepções e sentimentos dos colaboradores devem permanecer em alta mesmo com o pós-pandemia. Isso porque elas são fundamentais para reunir dados e fornecer percepções com orientações para ajudar a melhorar o engajamento, experiência, produtividade e desempenho dos colaboradores. “A procura por pesquisas contínuas de clima cresceu por conta da pandemia, e a demanda tende a continuar crescendo, já que os ambientes de trabalho remotos e híbridos provavelmente vão seguir. A escuta contínua é um elemento crítico para manter uma conexão com essa força de trabalho distante, e possibilita ouvir um conjunto mais amplo de preocupações dos funcionários, priorizar investimentos e agir rapidamente quando necessário”, destaca Cesar Nanci, CEO da Pulses.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

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