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Especialista da Dito revela que uma estratégia de marketing digital eficiente consiste em usar as ferramentas certas não só para alcançar novos clientes, mas também para manter a sua marca relevante e benquista pelo público

Fatores como o fortalecimento dos marketplaces e das lojas virtuais, além da melhora nas condições logísticas para agilizar as entregas, devem permitir que o comércio eletrônico brasileiro alcance um faturamento de R$ 110 bilhões em 2021, o que representa um crescimento de 26% em relação ao ano passado, segundo dados da E-bit | Nielsen. Porém, o cenário não traz apenas boas notícias. “Se por um lado o e-commerce tem servido como um verdadeiro bote salva vidas para grande parte dos varejistas do país, desde o início da pandemia, por outro, a concorrência no setor tem sido cada vez mais acirrada”, afirma Pedro Ivo, sócio-diretor da Dito, empresa de CRM para o mercado de varejo omnichannel.

Segundo o executivo, a melhor forma de lidar com o problema e conseguir destaque suficiente na web para garantir as vendas ainda é investir em ações digitais. “Uma estratégia de marketing digital eficiente consiste em utilizar as ferramentas certas não só para alcançar novos clientes, mas também para manter a sua marca relevante e benquista pelo público. Por isso, nada melhor do que saber, exatamente, onde aplicar os recursos disponíveis para obter tais resultados”, afirma Ivo.    

Com o intuito de orientar os lojistas virtuais nesse novo momento do comércio eletrônico nacional, o executivo aponta sete passos indispensáveis para a execução de ações digitais bem-sucedidas na tarefa de superar a concorrência e gerar credibilidade no e-commerce:   

1 – Encontre a ferramenta que melhor se adapta ao seu negócio – Não são poucos os empreendedores que apostam em diferentes tipos de tecnologia e plataformas de automação, sem fazer todos os testes necessários. Contudo, o que pode funcionar bem para uma determinada companhia, não necessariamente é a melhor opção para outra. “Antes de investir, faça uma investigação cautelosa das reais necessidades do seu negócio. Em seguida, procure conhecer bem a ferramenta ou serviço para saber se é, realmente, a escolha mais adequada. Em caso de dúvida, vale a pena consultar outras opções e comparar para ver qual mais se aproxima do ideal”, aconselha Ivo.    

2 – Invista em relacionamento – A máxima de que o cliente sempre tem razão também vale para o e-commerce. Por isso, além de estar presente nas redes sociais, é muito importante investir em iniciativas como pesquisas de satisfação para saber, exatamente, como agradar ao público. “Além disso, a adoção de iniciativas como programas de fidelidade, promoções e descontos também é fundamental para atrair e engajar o consumidor”, complementa o executivo da Dito.

3 – Aja com base nos dados – Um recurso imprescindível para o sucesso das estratégias digitais é a análise de dados. Afinal, esse tipo de ferramenta é capaz de informar com precisão não só os resultados obtidos por um determinado tipo de ação, mas também com quais tipos de anúncio, sites ou plataformas o seu público mais se identifica. “Melhor do que permanecer na base da tentativa e do erro é ouvir o que os dados têm a dizer. Eles vão te indicar o melhor caminho (de canal e até de dia e horário) para se relacionar com seu público”, afirma Ivo.

4 – Conte com o auxílio de especialistas – À medida que as empresas crescem os desafios aumentam. Se esse for o caso da sua companhia, é importante contar com ajuda especializada. Por isso, uma dica valiosa é pensar na contratação dos serviços de profissionais ou de agências especializadas em marketing digital. “Com esse auxílio, é possível fazer com que a imagem da sua marca assim como a dos seus produtos e serviços, permaneçam alinhados com as últimas tendências do mercado, o que é essencial tanto para atrair e fidelizar clientes, quanto para manter relevância e credibilidade”, orienta o profissional.

5 – Aposte em inovação – Além das ferramentas de análise e pesquisa, certos tipos de tecnologia têm ganhado cada vez mais importância na disputa por relevância e visibilidade na web. Portanto, vale a pena apostar em um pacote com os seguintes recursos: marketing de conteúdo, para que a sua empresa possa ser melhor ranqueada e mais facilmente encontrada nos sites busca; anúncios em vídeo, para que o seu negócio figure no Youtube e nas redes sociais como Instagram e TikTok; marketing de experiência, para que, por meio de aplicativos interativos, ou mesmo de vídeos de realidade aumentada, seja possível estimular a interação das pessoas com a sua marca; além de links patrocinados pagos pelo número cliques realizados em seu anúncio. “Essa alternativa é capaz de proporcionar um ROI (Return on Investiment) muito mais vantajoso”, avalia Ivo.

6 – Busque uma comunicação personalizada – Todo cliente quer ser tratado de forma única. Por isso, evite o uso de mensagens massificadas e genéricas. Por meio de todos os recursos citados até aqui é possível desenvolver uma comunicação bem alinhada ao perfil de cada consumidor. “Ao trabalhar com o disparo de e-mails, por exemplo, é preciso se certificar de que o discurso, assim como a mensagem e o tom de voz realmente dialogam com o grupo de pessoas que a sua empresa deseja alcançar”, recomenda o especialista.

7 – Mantenha o bom senso – Por falar em um bom diálogo com o público, também é fundamental não insistir em contatos que já manifestaram claro desinteresse por um determinado tipo de produto ou serviço. Adotar uma postura inconveniente pode comprometer a imagem do seu negócio. “Respeitar a vontade dos clientes também é muito importante para mantê-los por perto”, conclui o sócio-diretor da Dito.  

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa

  1. Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
  2. Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
  3. Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
  4. Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
  5. Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.

Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.

Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.

4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.

Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.

Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.

5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?

A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.

“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.

6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?

A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!

Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.

Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.

Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.

Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:

  • objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
  • etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
  • decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
  • gerenciamento de recursos focado em otimização.
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  • E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
  • Site: https://valedoacoonline.com.br/
  • Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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