Por Tainá Freitas

Stewart Butterfield fundou duas empresas de jogos — e acabou criando duas empresas de tecnologia. Entenda como foi a fundação do Slack

Em 2002, Stewart Butterfield criou sua primeira empresa de jogos: a Ludicorp. Na época, a companhia passou a desenvolver o jogo Game Neverending – apenas para descobrir que o que fez sucesso mesmo foi a ferramenta de compartilhamento de imagens. Foi assim que nasceu o Flickr, rede social de imagens vendida para o Yahoo um ano depois, por cerca de US$ 20 milhões.

Em 2009, Butterfield criou sua segunda empresa de jogos: a Tiny Speck. Na época, a companhia começou a desenvolver o jogo Glitch. Embora tenha recebido mais de US$ 15 milhões em investimentos para ajudar o negócio a deslanchar, o jogo foi descontinuado três anos depois. Foi com esse fracasso que nasceu o Slack, rede social corporativa vendida à Salesforce por US$ 27,7 bilhões no ano passado.

PIVOTAR É PRECISO

Pivotar (ou pivotagem) é um dos termos mais antigos do ecossistema de startups. Significa mudar completamente de objetivo ou direção. No entanto, na vida de um empreendedor, isso costuma acontecer uma vez… E não garante a receita do sucesso. No caso de Butterfield, ele pivotou duas companhias de jogos – e as transformou em negócios lucrativos.

CRIANDO O SLACK

O Slack foi lançado oficialmente em 2013 por Butterfield, Cal Henderson, Eric Costello, Serguei Mourachov e equipe. Isso porque o projeto já estava sendo executado dentro da companhia: a plataforma havia sido criada pelos próprios funcionários para comunicação entre os escritórios dos Estados Unidos e Canadá. Com a falha de audiência do Glitch, o fundador novamente viu a oportunidade de pivotar e criar um negócio lucrativo.

Desde então, o Slack tem sido uma ferramenta corporativa de conversação. Permite que pessoas possam se comunicar de qualquer lugar do mundo, seja do smartphone, computadores ou tablet, de forma sincronizada. Facilita o compartilhamento de imagens, vídeos, áudios, códigos de programação e até mesmo a realização de ligações.

ABRINDO CAPITAL

Em 2019, a companhia abriu capital através de listagem direta na NYSE, Bolsa de Valores de Nova York. Naquela época, a startup contava com 8 milhões de usuários ativos diariamente e 3 milhões de assinantes. Já havia levantado mais de US$ 1 bilhão em investimentos – o que ajudou a sustentar o seu modelo freemium.

A abertura de capital foi um sucesso: a companhia alcançou o valor de mercado de US$ 15,7 bilhões. O valuation é mais do que o dobro dos US$ 7,1 bilhões que havia sido avaliada em 2018. Cada ação foi vendida por US$ 26.

E A PANDEMIA?

A pandemia chegou um ano depois que o Slack se tornou uma companhia pública. Os investidores passaram a acompanhar de perto o desempenho da empresa. Mas, por ser uma ferramenta que facilita o trabalho remoto, este foi um período de crescimento para a companhia.

Em março de 2020, o Slack atingiu o recorde de 12,5 milhões de usuários ativos simultaneamente.

AQUISIÇÃO PELA SALESFORCE

E foi no primeiro ano da pandemia que a Salesforce viu potencial no Slack e adquiriu a empresa por US$ 27,7 bilhões. A companhia é conhecia por sua plataforma de CRM e, com a compra, passou a concorrer diretamente com o Microsoft Teams e outras ferramentas.

“Nós estamos muito entusiasmados com a chegada do Slack à família Salesforce. Agora temos o melhor sistema de CRM com a plataforma de comunicação digital mais inovadora do mundo”, afirmou Marc Benioff, presidente e CEO da Salesforce, no anúncio. “Juntos, nós vamos definir o futuro dos softwares de negócios. Nosso objetivo é criar uma sede virtual onde as organizações possam atender às demandas dos clientes e dos funcionários em qualquer lugar.”

O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?

Moysés Peruhype Carlech

Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas desse Camelódromo na no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.

Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?

Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no Camelódromo? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?

Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelo Camelódromo, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.

A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos camelódromos e shoppings centers, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.

É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente.  Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.

Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer.” – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.

O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.

Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.

Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.

Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.

Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.

Aproveite o final do ano para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.

Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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