Flávio Antunes Bispo – Jornalista, formado em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade Tiradentes (UNIT). Pós-graduado em Marketing e Redes Sociais pela UNIBF.
1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO MARKETING DIGITAL
Alguns conceitos são essenciais para entender o que é marketing digital, persona,
lead, funil de vendas, landing page, SEO, CTA, fluxo de nutrição. Desta forma, iremos
explicar o que são cada um destes conceitos:
1.1 Persona
A persona vem a ser a criação fictícia de um cliente ideal, que possui um perfil
que se encaixa dentro de conceitos que criam um determinado padrão de consumo. Assim,
a empresa cria um conteúdo que trai este tipo de cliente específico, com o objetivo de
obter resultados positivos.
1.2 Lead
O lead consiste em uma troca entre o usuário e a empresa, a empresa libera um
produto qualquer gratuitamente em seu site, como um vídeo ou e-book, em troca de
informações pessoais do usuário. Esta troca é benéfica para empresa, pois com estas
informações pode oferecer outros produtos (pagos) ao usuário de acordo com seu perfil
viabilizado por seus dados cedidos.
1.3 Funil de Vendas
O funil de vendas é um modelo que representa a trajetória dos consumidores com
relação a uma marca. O início se dá quando o consumidor tem seu primeiro contato com
a marca, o desenrolar se dá a partir da manutenção do relacionamento da marca com o
cliente e por fim quando o cliente se torna um comprador da marca.
1.4 Landing Page
São páginas que não tem foco conteúdo e sim na atração dos dados pessoais do
cliente. Podem ser páginas com códigos promocionais, páginas de recuperação de
palavras-chave, validação de contas por exemplo.
1.5 Seo
O SEO (Search Engine Optimization), é um método que compreende uma série
de ações para aumentar a visibilidade e consequentemente os acessos a um determinado
site, a partir dos mecanismos de busca, principalmente o Google.
SEO é um conjunto de técnicas que utilizam marcadores e tags para que
determinada página na web tenha uma colocação melhor em sites de busca. A
importância da posição no ranking de sites de buscas é essencial para obter
relevância na internet que estamos hoje onde o principal navegador usado
(Google Chrome) tem embutido o sistema de busca do Google. O SEO se
tornou tão utilizado que logo em seguida surgiu o temo Search Engine
Marketing (SEM), que se referia as estratégias que envolviam o SEO.
(COSTA et al, 2009, p.9)
1.6 Cta
Os Calls-to-Action são links que incitam os visitantes de uma página a clicarem
para continuarem a navegação. Esta estratégia alimenta outras ações descritas
anteriormente, como o funil de vendas.
1.7 Fluxo de Nutrição
O fluxo de nutrição é um mecanismo que possibilita a manutenção do
relacionamento com o usuário a partir de informações relevantes com o cliente. Esta
manutenção acontece geralmente por meio de e-mails. O objetivo deste processo é
conseguir a fidelização do cliente.
2. AS MÍDIAS SOCIAIS
Dentro desta lógica de operação do marketing digital por meio das mídias
sociais, algo que que merece atenção vem a ser quais as funções de cada mídia social, e
como as estratégias de marketing digital podem ser utilizadas em cada um destes
ambientes virtuais.
2.1 Blog
Dentre estas mídias sociais, o blog é um recurso multimídia extremamente
flexível, econômico, direto e que pode ser extremamente rentável se utilizado combinado
com estratégias de marketing digital adequadas ao produto que se quer promover. Os
blogs são um canal direto de contato com o público que acompanha aquele conteúdo,
podem ser editados mais facilmente de que um site, o qual necessita de web designers ou
web developers.
Esses sistemas proporcionaram uma maior facilidade na publicação e
manutenção dos sites, que não mais exigiam o conhecimento da linguagem
HTML e, por isso, passaram a ser rapidamente adotados e apropriados para os
mais diversos usos. Além disso, a posterior agregação da ferramenta de
comentários aos blogs também foi fundamental para a popularização do
sistema. (AMARAL et al, 2008, p.2).
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Uma informação de extrema relevância que muitas vezes pode passar
despercebida é que a utilização do um blog proporciona a não submissão das empresas e
plataformas que tem suas próprias regras de layout e distribuição do conteúdo, como
Facebook e o Instagram e o Twitter. Ao passo que estando fora destas plataformas, tem –
se um espaço próprio, no qual a definição das estratégias de layout (desenho gráfico e
diagramação), distribuição de conteúdo, de alcance de público e de público-alvo, só diz
respeitam ao blogueiro em questão. Além disso, a possibilidade de encontrar um blog
pela busca do Google é maior considerando que nem todos usuários de internet têm perfis
em Facebook e Instagram.
2.2 Site
O site é uma mídia social voltada para empresas, pela sua linguagem e formato
mais formal e institucional, diferente do blog que tende a transmitir conteúdos
informativos e opinativos. O site necessita de um programador de conteúdo, logo é menos
flexível que o blog. É um canal que apresenta os produtos e serviços de uma maneira mais
comercial, possuindo mecanismos de compra, venda, suporte ao cliente.
2.3 Redes Sociais
As redes sociais são canais que promovem maior interação entre os usuários.
Tanto no que se refere a promoção de diálogo como cria um espaço propenso a formação
e disputa de opinião. “Nesses grupos, os indivíduos vão elencando e filtrando informações
que consideram de seu interesse e o resultado é que coletivamente, de forma emergente,
as redes vão construindo, delimitando e influenciando as mensagens que ali são
propagadas.” (Recuero, 2012, p.205)
São canais extremamente flexíveis quanto a edição e administração de
conteúdos, se aproximando dos blogs, como também tem a possibilidade de atuar de uma
maneira diversificada do site, com publicações de vídeos, fotos, promoções, enquetes,
eventos, entre outros.
As Redes Sociais juntamente com a Internet, se tornou o meio mais prático de
comunicação num todo. Elas são plataformas na quais são compostas por pessoas ou
organizações, que são conectadas por algum tipo de relação, que possuem algum interesse
ou objetivos em comum.
Segundo Marteleto (2001), o marketing digital, juntamente com as redes sociais,
desenvolveu um novo mundo para trocar ideias. Hoje em dia, as pessoas que possuem
acesso à internet possuem voz para compartilhar e troca experiências, pensamentos e
opiniões. O novo conteúdo das redes sociais utiliza a mais atual tecnologia da internet
para alavancar as imagens complexas de suas ofertas. Se a empresa não estiver envolvida,
atualizada e informada das últimas tendências, podem acabar perdendo uma oportunidade
de atrair e fidelizar clientes conectados.
Para Marteleto (2001, p.72), as redes sociais simbolizam “um conjunto de
participantes autônomos, unificando ideias e recursos em torno dos valores e interesses
compartilhados”. A autora evidencia que nas últimas décadas o trabalho pessoal em redes
desconexões passou a ser compreendido como um instrumento organizacional, embora o
envolvimento das pessoas sem redes exista desde os primórdios da humanidade.
O Facebook é a maior rede social do mundo, foi lançada no ano de 2004, fundado
por Mark Zuckerberg juntamente com mais 3 colegas de quarto da faculdade. No início
era voltado apenas para os estudantes da Universidade, só então a partir de 2006 foi aberta
para o público em geral, para qualquer usuário maior de 13 anos, e assim em outubro de
2012 a rede já possuía mais de 1 bilhão de usuários. Pelo alto número de integrantes, o
Facebook automaticamente se tornou uma das principais ferramentas para o Marketing
Digital. Além de poder fazer propaganda gratuita, você pode fazer propagandas
patrocinadas na quais podem atrair ainda mais novos consumidores.
Com o surgimento da Internet houve diversas mudanças para a sociedade.
Entre essas mudanças, as fundamentais e a mais significativa para esta
pesquisa é a possibilidade de expressão e sociabilização através das
ferramentas de comunicação intermediada pelo computador. Atualmente as
redes sociais com presença na web os quais são fomentadas nesta pesquisa são
Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+ porém o foco da pesquisa visa à
funcionalidade da rede social LinkedIn no processo de recrutamento e seleção
de pessoas na área offshore sendo usadas as demais redes sociais como filtro
no processo e compreender os perfis dos candidatos. (ALEIXO et al, 2014,
p.2)
Dentre as estratégias de utilização dos blogs, sites e redes sociais como forma de
captação de recursos, estão a venda de vídeo aulas, cursos, e-books e coletâneas. Outra
possibilidade é o uso da ferramenta Google Adsense que consiste em um mecanismo no
qual os anunciantes pagam para veiculação de anúncios de produtos que dialogam com o
conteúdo e com o público-alvo dos referidos blogs. Outro método de captar recursos
financeiros é o uso da plataforma colaborativa Crowndfunding que em linhas gerais é um
projeto ou produto que precisa do investimento de várias pessoas para ser realizado. Esta
plataforma possibilita a criação de uma campanha para financiamento do projeto, com
recompensas aos colaboradores. O blog ou site tem a função de divulgar esta campanha
fomentando assim os investimentos no projeto, ideia ou produto. Há ainda a possibilidade
da venda de assinaturas, como feito há décadas atrás nas mídias tradicionais a exemplo
dos jornais, em troca do acesso ao conteúdo exclusivo para assinantes. Estratégias estas
que são comprovadamente eficientes por diversas pesquisas e utilizadas por grandes
empresas para divulgar e comercializar seus produtos.
Segundo a TechTrends3, as táticas de Marketing Digital mais utilizadas no Brasil
são:
– Automação de Marketing – RD Station Marketing;
– Email Marketing – Mailchimp e RD Station Marketing;
– Landing Page – RD Station Marketing;
– Marketing de Conteúdo – Rock Content;
– SEO – Google Search Console;
– Análises – Google Analytics;
– Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) – WordPress;
– Monitoramento de Redes Sociais – RD Station Marketing.
A partir de uma série de informações extraídas sobre marketing digital podemos
obter algumas conclusões preliminares. A respeito das estratégias de marketing que
devem ser utilizadas pelas empresas, de acordo com suas especificidades. As
organizações têm diversas possibilidades ao investirem em marketing digital, desde
empresas tradicionais a empresas digitais. Vale lembrar que uma estratégia digital fornece
a direção e as etapas mensuráveis como usar os meios e técnicas para obter a visão e os
respectivos objetivos da empresa. Assim, existem muitas razões para usar este tipo de
estratégia:
• O uso de uma estratégia digital permite transformar os dados em inteligência de
mercado, tanto dos clientes como da concorrência.
• Estratégias digitais permitem empresa melhorar o relacionamento com os clientes e
verificar como eles interagem com a marca.
• Atualmente, o cliente é cada vez mais treinado e informado sobre o uso de mídia digital
e o mercado digital está em constante ascensão.
• Não é só ter um produto digital, é necessário aplicar estratégias de marketing para
efetivar a venda.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Marketing determina, avalia e quantifica todo o mercado que foi identificado e
o potencial de lucro. No decorrer dos anos, pode-se ver o quanto as estratégias de
marketing foram mudando e se atualizando. Grande parte desse processo ocorreu por
conta da globalização, onde facilitou cada vez mais o processo de comunicação entre todo
mundo, e também devido aos grandes avanços tecnológicos no quais não param de evoluir
cada vez mais. Devido a esses processos chegamos ao Marketing Digital, uma estratégia
na qual essencial para o desenvolvimento de para micro e pequenas empresas, pois os
custos são bem menores em relação a outras estratégias de marketing.
No contexto do marketing digital, as mídias sociais se tornaram estratégias
essenciais para conseguir atingir o público-alvo, sobretudo as redes sociais, as quais
milhões de pessoas tem perfis e utilizam a ferramenta diariamente. Assim, além do custo
que é menor do que o marketing tradicional, este tipo de estratégia tem um alcance maior.
A criação da internet, por sua vez propiciou a criação de uma série de ferramentas
de comunicação e interação em rede, as chamadas mídias sociais, como sites, blogs e
redes sociais
No contexto do marketing digital, as mídias sociais se tornaram estratégias
essenciais para conseguir atingir o público-alvo, sobretudo as redes sociais, as quais
milhões de pessoas tem perfis e utilizam a ferramenta diariamente.
As possibilidades, funcionalidades e táticas são diversas dentro do campo do
marketing digital. Como o SEO, o E-mail marketing, o Marketing de Conteúdo dentre
outros.
O uso das mídias sociais possibilita um controle do retorno financeiro e da
aceitação do público através de ferramentas diversas como Google Anlytics, Facebook
Ads dentre outros.
Neste sentido as formas tradicionais de mídia, que ainda são utilizadas para
divulgação e promoção de produtos, como jornais, rádio e televisão, têm uma inserção
limitada a determinados públicos, além de um valor muito alto em relação as novas
mídias. Considerando essa conjuntura, grande parte das empresas têm investido nas
estratégias publicitárias das Mídias Sociais.
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REFERÊNCIAS
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YESIL, MAGDALENA. Criando a Loja Virtual. Rio de Janeiro: IBPI Press, 1999.
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