Empresas com orçamento bilionário representam 73% do lobby no Brasil

Guilherme Waltenberg

Dentre as empresas que recorrem ao serviço de lobistas, 72,95% têm orçamento a partir de R$ 1 bilhão por ano. O dado faz parte do Anuário Origem, da Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais), obtido pelo Poder360. Em 2019, elas representavam 75,9%.
© Reprodução/Ética Inteligência Política A presidente da Abrig (Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais), Carolina Venuto
Das empresas que contam com lobistas, 69% têm capital aberto, seja no Brasil, no exterior ou em ambos. A maior parte dos grupos que contratam o serviço é estrangeira: 65,16% ante 34,84% nacionais.
Os setores com maior procura por lobistas são os de agronegócio e alimentos e bebidas, nas quais 11,07% do total contam com um setor de relações institucionais e governamentais. Na sequência, aparece tecnologia, com 10,25%.
A presidente da Abrig, Carolina Venuto, diz que o excesso de regulamentação nessas áreas atrai o serviço dos lobistas. “São setores muito fortes e muito regulados nos quais sempre há novas leis, por isso a necessidade”, explicou.
Entre as empresas que contratam lobistas estão a BRF, JBS, Instituto Pensa Agropecuária, Oracle, Google, Twitter, Facebook e iFood.
Um movimento que chamou a atenção na passagem de 2019 para 2020 foi o aumento na procura de lobistas por startups, que representavam 5,9% do total em 2019 e passaram para 9,4% em 2020. “Atuação é preventiva para evitar excesso de regulamentação ou para que as regras novas não sejam prejudiciais”, prossegue Carolina.
Regulamentação da profissão
Dentre os profissionais que atuam em empresas, consultorias e associações, a defesa da regulamentação da profissão é grande: 79,6% das consultorias defendem, 79,7% das empresas que têm lobistas e 80% das associações. Já nos escritórios de advocacia que fazem lobby, é o inverso: apenas 44% defendem regulamentar a profissão.
No ano que Carolina Venuto assumiu a presidência da Abrig, houve aumento no percentual de mulheres em cargos de liderança. De 2019 para 2020, as mulheres passaram de 31,5% para 37,98% entre lobistas que trabalham direto nas empresas e de 17,3% para 31,3% nas associações.
No ano passado consultorias e escritórios de advogados foram incluídos no mesmo bolo, que foi dividido neste ano. Logo, não há como comparar. Atualmente, 28,7% das consultorias têm mulheres em cargos de liderança e 8,16% nos escritórios de advogados.
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