Umberto Louzer será o técnico mais novo do Cruzeiro desde Deivid
Saiba mais sobre a carreira do ex-atleta, que possui uma história intimamente ligada ao futebol do interior paulista e também do sul do Brasil
Umberto Louzer levou a Chapecoense ao terceiro lugar da Série B do Campeonato Brasileiro — Foto: Márcio Cunha / Chapecoense
Com pouco mais de dois anos como técnico profissional, Umberto Louzer será o treinador mais jovem do Cruzeiro desde Deivid, que hoje ocupa a diretoria técnica de futebol da Raposa. Em 2016, o ex-jogador assumiu o clube aos 38 anos. Louzer terá a oportunidade aos 40, e enxerga no clube celeste, mesmo enfrentando o pior momento da história, a possibilidade de subir um degrau na escala dos técnicos do futebol brasileiro.
Apostar em Louzer também sinaliza para a procura do Cruzeiro por um profissional da nova geração de técnicos. Antes de Deivid e Louzer, o comandante mais jovem que passou pela Raposa foi Rogério Ceni, aos 46 anos.
Louzer já possui dois títulos na carreira, vencendo a Série A2 do Paulista com o Guarani, em 2018; além do Catarinense desta temporada com a Chapecoense. Ex-volante, Louzer até pouco tempo esteve nos gramados. Encerrou sua carreira em 2014, quando atuou pelo Paulista de Jundiaí. Mas suas passagens de maiores destaques foram defendendo o Guarani, em 2006; o Juventude, em 2011; e o Caxias, em 2012;
O comandante é capixaba, nasceu em Vila Velha, no Espírito Santo, e mostrou potencial como técnico em 2017, quando levou o Paulista, de Jundiaí, à final da Copa São Paulo de futebol júnior contra o Corinthians. O time, no entanto, acabou excluído antes da decisão pela inscrição de um atleta irregular.
Ele possui uma história intimamente ligada ao futebol do interior paulista, onde se formou como atleta. Em 1997, ele foi campeão da Copinha com o Lousano Paulista (o Paulista de Jundiaí, que naquele ano fechou uma parceria com a empresa Lousano) sob o comando do saudoso técnico Giba, uma das principais referências de Louzer desde o período de atleta.
Será difícil lembrar do sobrenome de Louzer como jogador. No período nos gramados, ele só adotava mesmo o nome de Umberto. Inicialmente, ele tentou atuar como zagueiro, mas a estatura o fez atuar como um primeiro volante.
Desde que deixou os gramados, passou a investir em cursos de formação de treinador e trabalhou bastante com a base do próprio Paulista, promovendo um trabalho de resgate do clube e valorização das categorias inferiores.
Como técnico principal, após passagens por Guarani, Vila Nova, Coritiba, o ponto forte da Chapecoense de Louzer é a defesa: são apenas sete gols sofridos em 24 partidas pelo clube. São 69,4% de aproveitamento em sete meses de trabalho. Ele acumula 14 vitórias pela Chape, com oito empates e apenas duas derrotas.
Os técnicos do Cruzeiro desde a segunda passagem de Luxemburgo:
Vanderlei Luxemburgo – 63 anos
Deivid – 38 anos
Paulo Bento – 54 anos
Mano Menezes – 54 anos
Rogério Ceni – 46 anos
Abel Braga – 67 anos
Adilson Batista – 51 anos
Enderson Moreira – 48 anos
Ney Franco – 54 anos
Umberto Louzer – 40 anos