Martonio Mendes – Head de Ecossistemas do NINNA Hub
Ser líder de mercado e trazer inovações já foi bem mais fácil para as grandes empresas, em um contexto que as informações não fluíam em uma velocidade tão frenética como atualmente, os ciclos de desenvolvimento de produtos longos e centralizados eram suficientes.
Ocorre que o cenário mudou, hoje, para não ficar para trás e buscar se renovar sempre, as grandes corporações estão buscando se aproximar e fazer negócios com as startups.
Desde o início da pandemia da Covid-19, muitas das empresas tradicionais tiveram que inserir uma solução digital para resolver algum problema proveniente do isolamento social, e assim começaram a visualizar os benefícios e o ganha-ganha do relacionamento com as startups.
Acontece, que existe um grande desafio quando falamos em conexão entre grandes empresas e startups. Apenas uma pequena parcela desses contatos gera negócio. Podemos citar vários fatores responsáveis por uma quantidade tão pequena, entre eles, a ausência de uma preparação adequada de ambas as partes e a falta de um acompanhamento e avaliação adequada das entregas dessa conexão.
Por isso, e com base na experiência do NINNA Hub em realizar conexões entre grandes empresas e startups, atuando junto as grandes corporações cearenses: Farmácias Pague Menos, Grupo Edson Queiroz, Unimed Fortaleza, L´auto Cargo e CDP Capital, apresento algumas dicas para os empreendedores que buscam se conectar com grandes empresas e principalmente transformar essa conexão em negócios reais:
– Em primeiro lugar, vale analisar se a sua startup realmente está pronta para conectar-se com empresas do mercado tradicional. Conectar-se com empresas do mercado tradicional é desafiador, pois geralmente essas corporações possuem processos bastante complexos, então inicialmente cabe uma análise, realmente faz sentido? as empresas são realmente early adopters da minha solução? Tenha na sua cabeça, nas grandes empresas existem os tickets maiores, mas também grandes complexidades e possíveis entraves.
– Em segundo lugar, para o empreendedor que queira relacionar-se com grandes empresas, é muito importante criar um case de sucesso. Toda empresa tem medo de investir nos serviços inovadores de uma startup, devido aos inúmeros riscos por trás dessas inovações. Então criar cases, é uma forma de gerar confiança, reduzindo a sensação de risco, pois demonstra como sua solução ajudou outra empresa, tendo assim resultados e números relevantes a serem apresentados. Outra solução para diminuir a insegurança por parte das empresas é fornecer um período de teste, realizando o que chamamos de Prova de Conceito (POC), entregando valor antes de discutir contratos, criando assim cases de sucesso dentro da corporação.
– Outra dica que parece ser bem óbvia, mas vale escrever é: tenha processos bem estruturados (principalmente processos de vendas), porém flexíveis. Faça o mapeamento de quem são as pessoas da empresa, principalmente aqueles que são decisores e influenciadores, eles com certeza auxiliarão você no processo de negociação. Aqui vale destacar que os processos e a negociação podem levar algum tempo, então exige bastante resiliência, organização da parte dos empreendedores, onde raramente o negócio será fechado em um mês. Já acompanhamos negociações que levaram até oito meses.
– Um ponto importante que o empreendedor deve saber é dizer NÃO. Saiba quem são seus clientes e qual é a estratégia do seu negócio, além de ter bem claro qual seu ICP (Ideal Customer Profile). Evite se queimar ou desprender grandes esforços com ICP´s difíceis e que fogem do seu. Para startups a busca pelo PMF (Product Market Fit) é importante e o ponto de virada para escala do negócio, onde atuar com clientes fora do ICP pode demandar muito esforço por parte das startups para customizações que fogem do escopo e estratégia do negócio, podendo gerar grandes problemas para o seu processo de vendas, para seu produto, gerar altos custos e demandar muito tempo. Saiba escolher, dizer não e reconhecer: não estou preparado para esse cliente. Então, jamais, em hipótese nenhuma seja uma software house, bodyshop ou consultoria de um cliente, aceite as limitações da sua tecnologia e seja sempre transparente nas entregas.
– Lembre-se ainda que entrega de valor é o primeiro desafio para de fato chegar a venda. Quando conseguir vender a sua tecnologia, terão outros desafios, como por exemplo a implementação, escala da solução, etc.
– Por fim, e não menos importante, esteja conectado a ambientes de inovação, como hubs de inovação. Esses ambientes podem te ajudar a realizar essas conexões e a auxiliar nessa jornada, até as provas de conceito e vendas. Os hubs podem ajudar a validar o seu serviço, tendo o papel essencial de intermediar e alinhar as startups e empresas, encontrando o denominador comum entre ambos para o sucesso da parceria.
Por atuarmos realizando o processo de inovação aberta junto a nossos mantenedores, sabemos o caminho para facilitar estas conexões entre as startups e grandes empresas. Então você empreendedor, deve ter muita resiliência e entender de fato como as grandes empresas funcionam, as coisas não acontecem de forma rápida, tudo leva muito tempo, esforço e educação, então siga nossas dicas e acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos!! Vamos juntos democratizar a inovação aberta.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.
A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.
O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.
Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.
Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:
Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.
Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?
Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297