STARTSE
A definição de profissionais ideal para Jobs surgiu quando ele ainda jovem contratou profissionais experientes. Entenda!
Ao realizar um processo seletivo há apenas uma única qualidade que o seu futuro funcionário deve ter, segundo Steve Jobs. Para ele “ter uma visão e poder articular isso para que as pessoas ao seu redor possam entendê-lo e obter um consenso sobre uma visão comum” era o primordial para adentrar na Apple. Essa visão, e a paixão que vem acompanhada dela, são itens importantes que definem o processo seletivo e entrevista funcionava como um teste.
Andy Hertzfeld, um dos primeiros engenheiros de software da Apple, afirmou que ao serem apresentados a um protótipo do Macintosh se os olhos dos entrevistados brilharem e respondessem com entusiasmo “nós sabíamos que eles eram um de nós”.
A Apple visa contratar pessoas que possuem nas “pontas dos dedos e na paixão o último entendimento de onde a tecnologia era e o que eles poderiam fazer com essa tecnologia “, disse Jobs.
A definição de profissionais ideal para Jobs surgiu quando ele ainda jovem contratou profissionais experientes. Naquela época ele afirmou que “não funcionou. A maioria deles eram palhaços. Eles sabiam como gerenciar, mas não sabiam como fazer nada”.
Foi a partir desse fiasco na contratação que Jobs percebeu que profissionais experientes não eram o ideal e começou a buscar “pessoas que eram boas demais no que faziam, mas não eram necessariamente profissionais experientes”.
Em outras palavras, ele procurava funcionários que tinham paixão, principalmente por resolução de problemas – por ter uma visão clara do que queriam fazer.
Steve Jobs, quem foi? História, inovação e sucesso da Apple
Steve Jobs transformou a tecnologia da informática iniciando sua empresa na garagem de casa. Co-criador da Apple, faleceu em 2011.
Steve Jobs, quem foi? História, inovação e sucesso da Apple
Danyla Martin
Não é preciso acompanhar a evolução tecnológica da Apple para associá-la a Steve Jobs. Junto de Steve Wozniak e Mike Markkula, a marca tornou-se uma das empresas de informática mais expressivas mundialmente. Além disso, o início do empreendimento começou na garagem da própria casa do empreendedor, em Los Altos, na Califórnia.
Steve Jobs, aliás, firmou renome ao implementar uma política industrial que valoriza a inovação e o design dos seus produtos. Além da Apple, durante sua trajetória no empreendedorismo, ele também criou a Next e a Pixar. Entre os produtos, estão o “Macintosh”, o “iPod”, o “iPhone” e o “iPad”.
Inicialmente, ele denominou o primeiro produto de Apple I, porém, a relevância comercial surgiu com o Apple II. A partir disso, a empresa passou a ser uma das mais notórias da área de tecnologia. Em 2011, após sua morte, a sua biografia foi lançada. Após isso, também foram produzidos filmes sobre sua história.
Filiação
Steve Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco, Califórnia. Apesar de ser filho biológico do sírio Abdulfattah Jandali e de Joanne Schieble ele foi adotado pelo membro da Guarda Costeira, Paul Jobs e pela contadora Carla Jobs.
A inspiração iniciou desde cedo ao observar o pai adotivo, que também era mecânico, a montar e desmontas aparelhos eletrônicos. Até então, eles moravam em Mountain View, na Califórnia, local que hoje é conhecido por Vale do Silício.
Inicialmente, no processo de adoção Joanne tinha receio sobre a educação que seria dada a Steve Jobs, devido a baixa escolaridade dos pais adotivos. Contudo, eles Paulo se compromete a enviar o filho para a faculdade.
Trajetória de Steve Jobs
Steve Jobs ingressou na Homestead High School entre 1968 e 1972, após concluir o estudo básico. Durante esse período, ele conheceu Steve Wozniak, especialista em programas e circuitos integrados.
Após o curso médio, ele entrou na Reed College, porém o deixou após seis meses. No entanto, Steve Jobs continuou frequentando a faculdade como ouvinte das aulas de caligrafia, tema influenciou na concepção da tipografia do Macintosh.
Nesse mesmo período, em 1972, o criador da Apple foi morar com a então namorada, Chrisann Brennan, mesmo sem a aprovação dos pais. Com ela teve uma filha, Lisa Brennan quando tinha 23 anos. Steve Jobs casou em 1991 com Laurene Powell e teve três filhos: Eve Jobs, Brin Siena Jobs e Reed Jobs.
Primeiro emprego
Em 1974 iniciou no seu primeiro emprego na Atari, atuando como designer de videogames. Contudo, após alguns meses eles deixou a empresa e viajou para Índia, onde foi buscar de desenvolvimento espiritual. Antes disso, em parceria com Steve Wozniak, desenvolveu uma versão do jogo Pong limitada a um jogador. Ademais, em 1976 criou a Apple Computer Inc, cujo produto era um computador desenvolvido anteriormente por Wozniak.
Como surgiu a Apple
Steve Jobs e Wozniak usaram a garagem da família para iniciar os trabalhos de criação de computadores. Com isso, em 1976 lançaram o primeiro computador pessoal, o Apple I. Basicamente, a invenção continha uma placa mãe com alguns chips e que foi instalada em uma caixa de madeira.
Diante disso, a primeira demanda do Apple I, de apenas 50 unidades, foi vendida para a Byte Shop por US$ 25.000. Assim, com a renda, ambos usaram para instalar a equipe da Apple, ainda na garagem. Um ano depois, já em 1977, o Apple II surgiu com uma versão que continha mouse e disco rígido interno.
Não obstante, o aperfeiçoamento de ambos os criadores fez com que a marca “Apple”, transformasse a indústria de computadores, ou seja, disponibilizando no mercado equipamentos menores e com menor custo.
Alguns anos depois, no início de 1984 foi lançado o “Macintosh” que recebeu o apelido de “torradeira bege”, pois aquecia por não ter ventilador. Mesmo pelo grande número de vendas e é ser melhor do que os PCs da IBM, o computador não era compatível.
Apesar do sucesso, em 1985 Steve Jobs foi afastado da própria empresa devido a divergências nas estratégias de vendas. Entretanto, ele retornou à Apple na condição de consultor em 1997 como consultor, diante de um cenário diferente.
No entanto, na época, 40% das ações pertenciam a Microsoft. Após o retorno à empresa ele permaneceu como CEO até 2009, passando o bastão para Tim Cook. Porém, ele não se desligou completamente já que intervinha em algumas decisões da empresa.
Steve Jobs – história, inovação e sucesso da Apple
Nova sede da Apple no Vale do Silício
Outras empresas
Após deixar a Apple, Steve Jobs comprou, em 1986, a empresa de animação de George Lucas, que passou a Pixar Animation Studios. Aliás, ao investir US$ 50 milhões na empresa, começou a produzir alguns filmes, entre eles: Toy Story e Procurando Nemo.
Ainda expandindo, em 2006, a Pixar juntou-se aos estúdios Walt Disney. Ele criou a NEXT, que desenvolvia softwares, que após de dez anos foi adquirida pela Apple.
Produtos Apple
A Apple continuou expandindo mesmo com a saída de Steve Jobs. Contudo, novos produtos com tecnologias inovadoras ganharam o mercado como por exemplo, o Ipod, lançado em 2001, causando uma revolução na indústria fonográfica.
Ainda assim, em 2007 a Apple migrou para os celulares com o iPhone, com a novidade da tela digital. Dois anos depois, a empresa cria o computador “Netbook”, computador portátil, fácil manuseio e com acesso a internet.
Ainda em 2009, o iPad ganhou o mercado e em 2011, Steve Jobs veio com a novidade do “iCloud”, direcionado ao armazenamento de arquivos, ou seja, itens guardados na “nuvem”.
Tumor no pâncreas
Antes de deixar a Apple, Steve Jobs foi diagnosticado com câncer no pâncreas, em 2003. Entretanto, ele optou por tratamentos alternativos e descartou cirurgia. Porém, a decisão da cirurgia durou nove meses e foi realizada em 2004 para remoção do tumor.
Antes de nomear Tim Cook para o cargo de diretor, Steve Jobs já estava com a saúde debilitada. Sendo assim agosto de 2001 ele deixou definitivamente o cargo de CEO e faleceu em outubro em Palo Alto, na Califórnia.
A Startup ValeOn um marketplace que tem um site que é uma Plataforma Comercial e também é uma nova empresa da região do Vale do Aço que tem um forte relacionamento com a tecnologia.
Nossa Startup caracteriza por ser um negócio com ideias muito inovadoras e grande disposição para inovar e satisfazer as necessidades do mercado.
Nos destacamos nas formas de atendimento, na precificação ou até no modo como o serviço é entregue, a nossa startup busca fugir do que o mercado já oferece para se destacar ainda mais.
Muitos acreditam que desenvolver um projeto de inovação demanda uma ideia 100% nova no mercado. É preciso desmistificar esse conceito, pois a inovação pode ser reconhecida em outros aspectos importantes como a concepção ou melhoria de um produto, a agregação de novas funcionalidades ou características a um produto já existente, ou até mesmo, um processo que implique em melhorias incrementais e efetivo ganho de qualidade ou produtividade ao negócio.
A inovação é a palavra-chave da nossa startup. Nossa empresa busca oferecer soluções criativas para demandas que sempre existiram, mas não eram aproveitadas pelo mercado.
Nossa startup procura resolver problemas e oferecer serviços inovadores no mercado.
Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/