Valêncio Garcia

4 indícios de que a tecnologia mudou a forma de fazer negócios

A tecnologia mudou definitivamente a forma de vender, conquistar clientes e fazer negócios. São palavras como: Big Data, Inteligência Artificial, Omnichannel e BPM e automação que entregam muito mais resultados aos times do que antes.

Este artigo tem como objetivo revelar os 4 indícios de que a Tecnologia mudou a forma de vender, conquistar clientes e fazer negócios.

Big Data mudou a forma de vender

“As mudanças são tão profundas que, na perspectiva da história da humanidade, nunca houve um momento tão potencialmente promissor ou perigoso”. A afirmativa é de Klaus Schwab e nos mostra dois prismas opostos. Ou você usa a tecnologia da maneira correta para vender mais e melhor, ou a tecnologia te derruba para sempre.

O que eu quero dizer com isso é que a tecnologia é como um bônus em um jogo, capaz de te deixar à frente dos concorrentes.

E no caso do uso de Big Data, mais ainda. A empresa que utiliza big data para vendas, por exemplo, não perde tempo com qualificação de leads.

O big data é capaz de identificar o comportamento de inúmeros clientes e ressaltar aqueles propensos a adquirir determinados produtos. Ou seja, se eu vou lançar um telefone, eu busco exatamente os clientes que têm interesse por esse produto ou ainda, que demonstram um comportamento de compra propenso ao negócio.

Apenas para ilustrar, na 1ª Revolução Industrial o vapor era a novidade. Na 2ª foi a vez da eletricidade. Somente na 3ª Revolução Industrial é que apareceu a computação. E por fim, na 4ª Revolução Industrial chega a vez da inteligência.

E neste caso, estamos falando da inteligência de dados, a inteligência artificial, entre outras, mas que usam a tecnologia para otimizar processos.

O impacto em vendas e marketing

É preciso estudar o passado para tentar compreender o presente e projetar o futuro, certo?

Basicamente, desde a 1ª Revolução Industrial até meados de 1970, as demandas e necessidades por produtos e serviços cresceram 2 (dois) dígitos em todo o mundo.

E essa foi a Época de Ouro! A produção, por sua vez, não era suficiente e não atendia a demanda mundial de consumo! 

De forma que vender nesse cenário era fácil, bastava possuir “tiradores de pedidos”, pois todo mundo comprava tudo.

Com a popularização dos computadores, as empresas pequenas se tornaram mais competitivas.  Foi então que a concorrência surgiu, e de uma forma esmagadora, em todas as áreas e setores mundiais.

Abrindo um parêntesis bem importante: a China amplificou esse cenário produzindo “tudo” o que é possível de forma barata.

Produtos que antes eram raros se tornaram “commodities”, com isso tudo era possível de ser comprado a preços acessíveis!

E então entra em cheque ações de marketing e vendas. Foi então que aconteceu a profissionalização destes setores.

Aliás, esse movimento de profissionais especializados em marketing e vendas é extremamente positivo.

Como é vender na 3ª Revolução?

Devido às fortes concorrências sofridas pelas empresas pioneiras e consolidadas, os departamentos de Marketing & Vendas se viram obrigados a profissionalizar-se. Surgem então estudos e pesquisas científicas que dão origem às várias metodologias que conhecemos hoje, com o objetivo claro de enfrentar esse novo cenário desafiador promovido pelos concorrentes.

Frank Watts, em 1975, desenvolveu um Processo de Vendas o qual denomina: “solution selling“ para os Laboratórios de Pesquisa Wang.

Em 1982 Watts torna-se consultor independente e passa a divulgar o Solution Selling, em 1983 a Xerox adota o Solution Selling e junto com a SIEBEL ajuda a desenvolver outro método chamado TAS- Target Account Selling.

Mike Bosworth (ex funcionário Xerox), fundou em 1983, Solution Selling Company, baseado nas suas experiências profissionais dentro da Xerox com o SPIN-Selling (Situation, Problem, Implication, Need-payoff). Desde então inúmeras derivações dessas metodologias pioneiras e novas surgem.

Metodologias:

T.A.S.

Solution Selling

S.P.I.N.

As metodologias ajudaram as empresas a se tornarem competitivas, mas isso não foi suficiente.

Enquanto o Marketing de Relacionamento surgiu na academia, mais precisamente na escola Nórdica de Marketing na década de 80, como uma oposição ao marketing de massa, que cada vez desperdiçava o dinheiro das empresas e o tempo dos consumidores.

Em 1993 – paralelamente às metodologias – a tecnologia de CRM – Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente pelas mãos do executivo de tecnologia Thomas Siebel como uma evolução dos já existentes sistemas de atendimento a clientes.

CRM é a integração de tecnologia e processos de negócios, usada para satisfazer as necessidades dos clientes durante qualquer interação. Especificamente, CRM envolve aquisição, análise e uso do conhecimento de clientes para venda mais eficiente de produtos e serviços.

Hoje o CRM é composto por:  metodologias, processos e as melhores práticas dos melhores vendedores. Tudo isso transformado em atividades que devem ser reproduzidas pelos demais, com o objetivo de melhorar toda a equipe de vendas e marketing.

Pipeline e C.R.M.

Uma nova transformação em vendas e marketing aconteceu com a chegada Google, Yahoo, Bing,

Em 2009 o inbound marketing se concretizou logo após o lançamento do livro: “INBOUND MARKETING – Seja encontrado usando o Google a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

De lá para cá, o Inbound Marketing explodiu de vez, e a cada dia mais empresas, de diferentes portes, estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.

Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração. A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que, nesse, é o cliente que procura a empresa e não o contrário.

A importância de entender a jornada do cliente é simples: para ser a marca escolhida ao final do processo de decisão de um cliente, você precisa acompanhá-lo por cada fase que ele passar.

Da descoberta do problema até o momento da escolha, você precisa fornecer conteúdo de qualidade e relevante. E mais que isso, os tipos de conteúdo devem condizer com a fase em que o cliente se encontra.

Complicado? Sim, com certeza!

Por isso é preciso compreender a jornada do cliente, seu comportamento de compra pela internet e de que forma podemos agir para que ele compre aquilo que queremos vender.

Lembra o que falamos anteriormente sobre estudar o passado para compreender o presente e projetar o futuro? É exatamente isso!

Régua de relacionamento

Como é vender na 4ª Revolução?

De novo precisamos falar de Big Data. Veja os pontos a seguir:

Entender seu Marketing Size;

 Seu Marketing Share;

Sua Positivação;

Perfil do seu cliente ideal = ICP;

Melhoria do seu MIX de produtos;

Redução de riscos de crédito;

Aumento de BOAS vendas;

etc.

O OmniChannel na 4ª Revolução

1- Iniciar por qualquer canal disponível;

2- Terminar por qualquer canal;

3- Em qualquer lugar;

4- … do mundo …

5- Ser tratado da forma como “valemos”, segmentação automática, pelo canal que desejamos.

Inteligência Artificial  4ª Revolução

A sociedade muda, logo… as vendas mudam! Vou citar alguns exemplos bastantes práticos aqui: Airbnb, Uber, Alibaba, Google (carro autônomo), WhatsApp, entre outros, para parafrasear Tom Goodwin.

Uber, a maior empresa de táxis do mundo, não possui sequer um veículo.

O Facebook, o maior proprietário de mídia popular do mundo, não cria nenhum conteúdo.

Alibaba, o varejista mais valioso, não possui estoques.

E o Airbnb, o maior provedor de hospedagem do mundo, não possui sequer um imóvel.

Por que essa revolução é diferente?

1- Velocidade, amplitude e profundidade;

2- A fusão de tecnologias e a interação entre os domínios físicos, digitais e biológicos. Como por exemplo: carros sem motoristas, impressão de órgãos; impressão de roupas; inteligência artificial cognitiva; machine learning.

Esse artigo é um pouco denso, mas espero que você tenha curtido os 4 indícios de que a Tecnologia mudou a forma de vender, conquistar clientes e fazer negócios. Ele traz uma intensidade muito forte de informações, capazes, inclusive, de mudar a sua rotina e a de sua empresa ou negócio.

Engenheiro e Mestre Poli USP | MBA em Engenharia de Software | Gerenciamento de Projetos | CSO wconnect | Michigan University | Eficient Consumer Response | Estratégias de Negociação | FGV.

PITCH DA ValeOn

1 – PROBLEMAS QUE A STARTUP ValeOn RESOLVE:

A dinâmica empresarial cria fluxos no qual a população busca por produtos e serviços cada vez mais especializados. Desse modo a dinâmica e a rede comercial gera interferências em todas as cidades aqui do Vale do Aço.

Existem as mudanças de costumes e hábitos inseridos na sociedade que por meio das tecnologias acessíveis e do marketing chegam até aos menores lugares, levando o ideário de consumismo e facilitando que esses locais igualmente tenham oportunidade de acesso aos diversos produtos.

A facilidade no acesso as novas tecnologias, à propaganda e estímulo ao consumismo fazem com que mesmo, com o comércio físico existente nessas cidades, ocorra a difusão das compras por meio da internet.

O setor terciário agrega as atividades que não fazem e nem reestruturaram objetos físicos e que se concretizam no momento em que são realizadas, dividindo-se em categorias (comércio varejista e atacadista, prestação de serviços, atividades de educação, profissionais liberais, sistema financeiro, marketing, etc.)

Queremos destacar a área de marketing que é o nosso negócio que contribui na ampliação do leque de informações através da publicidade e propaganda das Empresas, Serviços e Profissionais da nossa região através do site que é uma Plataforma Comercial da Startup ValeOn.

A Plataforma Comercial da Startup ValeOn é uma empresa nacional, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da informação com foco em divulgação empresarial. Atua no mercado corporativo desde 2019 atendendo as necessidades das empresas que demandam serviços de alta qualidade, ganhos comerciais e que precisam da Tecnologia da informação como vantagem competitiva.

Nosso principal produto é a Plataforma Comercial ValeOn um marketplace concebido para revolucionar o sistema de divulgação das empresas da região e alavancar as suas vendas.

A Plataforma Comercial ValeOn veio para suprir as demandas da região no que tange à divulgação dos produtos/serviços de suas empresas com uma proposta diferenciada nos seus serviços para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

2 – O QUE FAZ A STARTUP ValeOn

A Statup ValeOn através do seu site que é uma Plataforma Comercial feita para fazer publicidade e propaganda online das Empresas, Serviços e Profissionais Liberais da região do Vale do Aço para as suas 27 (vinte e sete) cidades.

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

3 – VALEON É UM MARKETPLACE – QUE FAZ UM MARKETPLACE?

Marketplace é um site de comércio eletrônico no qual são anunciados produtos das empresas, serviços e profissionais liberais dos parceiros anunciantes.

Um marketplace funciona como um shopping virtual e dessa forma as vantagens desse modelo de negócio atinge todos os envolvidos.

Os consumidores podem comparar os preços, orçamentos e avaliações de vários profissionais nesta vitrine online de conquistar mais clientes.

Marketplace é na realidade uma junção de palavras: Market (mercado em inglês) e Place (lugar em inglês). É basicamente, um lugar onde se faz comércio.

O marketplace remete a um conceito mais coletivo de vendas online. Nessa plataforma, diferentes lojas podem anunciar seus produtos dando aos consumidores um leque de opções.

4 –  MERCADO DA STARTUP ValeOn

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O QUE OFERECEMOS E VANTANGENS COMPETITIVAS

5 – DIFERENCIAL DA STARTUP ValeOn?

  • A ValeOn inova, resolvendo as necessidades dos seus clientes de forma simples e direta, tendo como base a alta tecnologia dos seus serviços e graças à sua equipe técnica altamente capacitada.
  • A ValeOn foi concebida para ser utilizada de forma simples e fácil para todos os usuários que acessam a sua Plataforma Comercial , demonstrando o nosso modelo de comunicação que tem como princípio o fácil acesso à comunicação direta com uma estrutura ágil de serviços.
  • A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
  • A ValeOn é altamente comprometida com os seus clientes no atendimento das suas demandas e prazos. O nosso objetivo será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar para eles os produtos/serviços das empresas das diversas cidades que compõem a micro-região do Vale do Aço e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.

6 – OBJETIVOS FUTUROS DA STARTUP ValeOn

Vamos tornar a nossa marca ValeOn conhecida em toda a região como uma forma de ser desenvolvedora do comércio da região e também de alavancar as vendas do comércio local.

7 – DESCRIÇÃO DA STARTUP ValeOn

A Plataforma Comercial da ValeOn é um site moderno, responsivo, profissional, projetado para atender às necessidades dos serviços da região onde existem várias formas de busca: por cidades, por empresas, por produtos, por atividades, por município e por procura.

Detalhe interessante dessa inovação da ValeOn é que os lojistas/prestadores de serviços/profissionais autônomos inscritos na Plataforma não precisarão fazer nenhuma publicidade ou propaganda, quem o fará é a equipe da ValeOn responsável pela plataforma.

Sobre a publicidade de divulgação dos nossos clientes será feita em todas as redes sociais: Facebook, Instagran, WhatsApp, Google, Linkedin, Rádios locais, Jornais locais e onde for possível fazê-la.

Ao entrar no nosso site você empresário e consumidor terá a oportunidade de verificar que se trata de um projeto de site diferenciado dos demais, pois, “tem tudo no mesmo lugar” e você poderá compartilhar além dos conteúdos das empresas, encontrará também: notícias, músicas e uma compilação excelente das diversas atrações do turismo da região.

8- EQUIPE DA ValeOn

Somos PROFISSIONAIS ao extremo o nosso objetivo é oferecer serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes e respeitando a sociedade e o meio ambiente.

Temos EXPERIÊNCIA suficiente para resolver as necessidades dos nossos clientes de forma simples e direta tendo como base a alta tecnologia dos nossos serviços e graças à nossa equipe técnica altamente especializada.

A criação da startup ValeOn adveio de uma situação de GESTÃO ESTRATÉGICA apropriada para atender a todos os nichos de mercado da região e especialmente os pequenos empresários que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.

Temos CONHECIMENTO do que estamos fazendo e viemos com o propósito de solucionar e otimizar o problema de divulgação das empresas da região de maneira inovadora e disruptiva através da criatividade e estudos constantes aliados a métodos de trabalho diferenciados dos nossos serviços e estamos desenvolvendo soluções estratégicas conectadas à constante evolução do mercado.

9 – CONTATOS

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

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