Por Rafaela Thimoteo – Agência Mestre
Quando você pensa em marcas como Netflix, Disney, Ferrari e Apple, quais palavras vêm à mente? Essas empresas têm algo em comum: todas possuem um posicionamento estratégico que as diferenciam das demais, seja pelo seu valor agregado, as soluções que entregam, preços competitivos ou pela forma como se comunicam com os consumidores.
O posicionamento estratégico de uma companhia é fundamental, pois é a maneira como ela é reconhecida pelo seu público. Existem diferentes tipos de posicionamento e cada um atende a um objetivo da marca.
o que é posicionamento estratégico?;
tipos de posicionamento estratégico.
O que é posicionamento estratégico?
O posicionamento estratégico é a forma pela qual uma empresa deseja ser vista e lembrada pelo público em geral, se destacando no mercado devido a essa imagem que transmite para os consumidores. Para isso, a marca deve conhecer profundamente o público-alvo e seus diferenciais.
Definir um posicionamento é muito importante, pois todas as ações de marketing e de comunicação são realizadas com base nisso. Uma marca de cosméticos que não faz testes em animais, por exemplo, pode ter um posicionamento estratégico mais sustentável, consciente e cruelty free, portanto, atinge principalmente o público vegano e vegetariano.
Já outras empresas são reconhecidas por outros termos, como:
a mais popular;
tradicional;
moderna,
tecnológica;
acessível;
elegante/de luxo;
inovadora;
entre outras.
Independentemente de qual seja o posicionamento, ele deve ser algo que a empresa realmente pratica, ou seja, as ações e os produtos não podem ir contra ao posicionamento adotado.
Utilizando novamente o exemplo da marca sustentável: se na teoria ela é preocupada com o meio ambiente, mas na realidade despeja seus resíduos em um rio, por exemplo, então ela está indo totalmente contra a imagem que diz ter. A empresa perde não só a credibilidade, mas também os consumidores.
Tipos de posicionamento estratégico
Posicionamento estratégico exemplos
Como citado anteriormente, existem diferentes tipos de posicionamento estratégico. Para criar um planejamento de mídia eficiente e que reflita a imagem que a empresa quer passar, a agência ou profissional responsável por essa criação precisa estudar profundamente o público-alvo.
Veja a seguir alguns dos principais tipos de posicionamento:
Preço
As estratégias podem ser baseadas no preço que o cliente paga pelo produto ou serviço. Este tipo de posicionamento exige um trabalho de branding com a marca muito bem elaborado, que agrega valor ao produto e faz as pessoas se interessarem e comprarem.
É o caso, por exemplo, de roupas e acessórios de marcas como Louis Vuitton, Dior, Prada, entre outras. Elas costumam custar bem mais caro do que as de outras marcas, mas seu preço está aliado ao luxo, elegância e sofisticação que representam.
O mesmo é válido para o contrário: marcas que são reconhecidas por um preço mais acessível, mais barato.
Fator diferencial
Esse tipo de posicionamento estratégico requer uma característica especial da marca, algo que a torne um destaque no mercado. Para isso, elas devem trabalhar bastante aquilo que elas têm de melhor.
Um exemplo é a Apple, em meio a tantas marcas de smartphones, o que torna o Iphone diferente? O que faz com que a companhia conquiste tantos clientes? Com certeza o seu posicionamento faz parte disso.
Com base no benefício oferecido
Também é comum que as empresas tenham um posicionamento estratégico com base no benefício oferecido. Nessas situações, a gestão de marcas é feita com foco nos resultados que os clientes terão quando usarem determinado produto ou serviço.
A Natura, por exemplo, tem um posicionamento bem definido de que seus cosméticos trazem benefícios para os consumidores, enquanto a marca busca proteger o meio ambiente, utilizar embalagens menos poluentes, entre outros fatores para preservação da natureza.
Monopolização de mercado
O posicionamento estratégico baseado na monopolização de um segmento do mercado ocorre quando colocadas em prática quando uma empresa, de forma intencional ou não, domina o setor que está inserida, ou seja, se torna a única que oferece determinado produto ou serviço. Um exemplo de monopólio é a Petrobras.
Esse posicionamento também pode ser utilizado de outra forma, por exemplo, quando uma marca é a segunda opção. A Coca Cola é conhecida como a primeira em se tratando de refrigerantes de cola, já a Pepsi, que é uma concorrente direta, sempre como a outra opção. Reconhecendo esse lugar, o posicionamento da Pepsi foi a campanha “Tem Pepsi. Pode ser?” que fez grande sucesso e trouxe resultados para a empresa.
Esses são alguns dos principais tipos de posicionamento estratégico que podem ser seguidos pelas marcas. Conheça os serviços da Agência Mestre para posicionar sua empresa no mercado para ganhar muito mais visibilidade e vendas!
Vantagens Competitivas da Startup Valeon
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise.
Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras.
Em vez de andar pelos comércios, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira.
Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
Contudo, para esses novos consumidores digitais ainda não é tão fácil comprar online. Por esse motivo, eles preferem comprar nos chamados Marketplaces de marcas conhecidas como a Valeon com as quais já possuem uma relação de confiança.
Inovação digital é a palavra de ordem para todos os segmentos. Nesse caso, não apenas para aumentar as possibilidades de comercialização, mas também para a segurança de todos — dos varejistas e dos consumidores. Não há dúvida de que esse é o caminho mais seguro no atual momento. Por isso, empresas e lojas, em geral, têm apostado nos marketplaces. Neste caso, um shopping center virtual que reúne as lojas físicas das empresas em uma única plataforma digital — ou seja, em um grande marketplace como o da Startup Valeon.
Vantagens competitivas que o oferece a Startup Valeon para esse Shopping:
1 – Reconhecimento do mercado
O mercado do Vale do Aço reconhece a Startup Valeon como uma empresa de alto valor, capaz de criar impactos perante o mercado como a dor que o nosso projeto/serviços resolve pelo poder de execução do nosso time de técnicos e pelo grande número de audiências de visitantes recebidas.
2 – Plataforma adequada e pronta para divulgar suas empresas
O nosso Marketplace online apresenta características similares ao desse shopping center. Na visão dos clientes consumidores, alguns atributos, como variedade de produtos e serviços, segurança e praticidade, são fatores decisivos na escolha da nossa plataforma para efetuar as compras nas lojas desse shopping center do vale do aço.
3 – Baixo investimento mensal
A nossa estrutura comercial da Startup Valeon comporta um baixo investimento para fazer a divulgação desse shopping e suas empresas com valores bem inferiores ao que é investido nas propagandas e divulgações offline.
4 – Atrativos que oferecemos aos visitantes do site e das abas do shopping
Conforme mencionado, o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores tem como objetivos:
- Fazer Publicidade e Propaganda de várias Categorias de Empresas e Serviços;
- Fornecer Informações detalhadas do Shopping Vale do Aço;
- Elaboração e formação de coletâneas de informações sobre o Turismo da nossa região;
- Publicidade e Propaganda das Empresas das 27 cidades do Vale do Aço, destacando: Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo, Caratinga e Santana do Paraíso;
- Ofertas dos Supermercados de Ipatinga;
- Ofertas de Revendedores de Veículos Usados de Ipatinga;
- Notícias da região e do mundo;
- Play LIst Valeon com músicas de primeira qualidade e Emissoras de Rádio do Brasil e da região;
- Publicidade e Propaganda das Empresas e dos seus produtos em cada cidade da região do Vale do Aço;
- Fazemos métricas diárias e mensais de cada aba desse shopping vale do aço e destacamos:
- Média diária de visitantes das abas do shopping: 400 e no pico 800
- Média mensal de visitantes das abas do shopping: 5.000 a 6.000
Finalizando, por criarmos um projeto de divulgação e propaganda adequado à sua empresa, temos desenvolvido intensa pesquisa nos vários sites do mundo e do Brasil, procurando fazer o aperfeiçoamento do nosso site para adequá-lo ao seu melhor nível de estrutura e designer para agradar aos mais exigentes consumidores. Temos esforçado para mostrar aos srs. dirigentes das empresas que somos capazes de contribuir com a divulgação/propaganda de suas lojas em pé de igualdade com qualquer outro meio de divulgação online e mostramos o resultado do nosso trabalho até aqui e prometemos que ainda somos capazes de realizar muito mais.
- Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (WApp)
- E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/