João Gustavo Pompeo, CEO da Eyemobile

Com a volatilidade e a competitividade do mercado atual, a evolução das empresas deixa de ser uma opção e passa a se tornar uma imposição para aquelas que querem permanecer ativas com seus negócios. A pandemia reforçou ainda mais a questão, comprovando que é necessário estar pronto para se reinventar a qualquer momento.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 700 mil empreendimentos que fecharam as portas na pandemia não devem reabrir.  Agora, mesmo com a retomada econômica, é importante que os empreendedores permaneçam atentos ao contexto para reconhecer as oportunidades e demandas por inovação. “Em um mundo marcado pela transformação digital acelerada, as empresas precisam se reinventar de forma contínua, acompanhando as mudanças nas tecnologias e nos hábitos dos seus consumidores,  se querem permanecer vivas”, comenta João Gustavo Pompeo, CEO da Eyemobile, empresa de tecnologias para vendas.  Esse retrato já começa a refletir na média de vida dos negócios globais, que caiu de 58 anos, em 1958, para cerca de 22 anos atualmente, segundo pesquisa da consultoria McKinsey.

Confira três lições de empreendedores que precisaram reinventar suas operações, processos, mentalidades, produtos ou serviços para permanecer no mercado.

Esteja preparado para se fortalecer em novos mercados

As consequências drásticas da pandemia de Covid-19 não impactaram somente o mercado de eventos, como também todo o ecossistema que dá suporte ao setor. Um exemplo foi o da empresa Eyemobile, que oferecia uma solução de vendas móvel que ajudava a acelerar a experiência de consumo em grandes eventos.  Criado em 2013, o software da startup permitia que o vendedor fizesse a operação sem estar no caixa — inovação que ajudava principalmente a reduzir as filas —, reunindo no portfólio cases como Jogos Olímpicos e Rock in Rio. Com a pandemia, porém, a empresa perdeu 95% do faturamento e acabou precisando reduzir o time de 100 para 15 colaboradores.

Diante do cenário, o CEO, João Gustavo Pompeo, decidiu fortalecer a atuação no varejo, área em que a empresa dava os primeiros passos à época. Ele, que havia se reinventado como empreendedor após uma trajetória de atleta e de músico no passado, percebeu que era o momento de recomeçar. “Mesmo que nós já houvéssemos iniciado nossa trajetória no varejo, precisamos mudar toda a estrutura para focar nesse segmento e, sobretudo, atuar também no ambiente virtual, que crescia exponencialmente”, explica João. A empresa passou a oferecer novos produtos focados em jornadas de compras digitais, com tecnologias para autoatendimento por QR CODE, delivery e take-away, por exemplo.

Além de superar as adversidades, a Eyemobile chamou a atenção de grandes marcas com seu modelo de negócio promissor e, em 2021, acabou sendo adquirida pela Getnet, braço de tecnologia de pagamentos do Grupo Santander. Hoje, a empresa oferece um sistema completo para vendas físicas e digitais, que integra frente de caixa (PDV), comandas eletrônicas, software de gestão, notas fiscais, meios de pagamento e relatórios de vendas. Desde a aquisição, o ritmo é de crescimento acelerado, com expectativas de ampliação do time para mais de 120 pessoas e de internacionalização das atividades neste ano.

Encontre uma dor real do mercado e desenvolva a solução

Foram mais de 10 MVPs até que o sonho de empreender levasse seis jovens recém-formados a uma solução escalável, criada para resolver uma dor real da área de trade marketing. A história da Involves, retail tech que desenvolve soluções para indústria e varejo, começou em 2008, em um quarto emprestado pelos pais de um dos sócios. André Krummenauer, co-fundador e CEO da empresa, conta que, inicialmente, a Involves era uma fábrica de softwares. “Nós tínhamos o sonho de empreender em tecnologia e começamos desenvolvendo portais, sites e sistemas específicos para atender as necessidades de alguns clientes”, relembra André.

Em paralelo, desde o primeiro dia da Involves já se colocavam esforços para ter um produto SaaS (Software as a Service) como o foco da empresa. “Buscando mais informações sobre indústria e varejo, identificamos os desafios enfrentados pelo setor  para fazer a gestão de trade marketing. Foi aí que decidimos investir em um produto que solucionasse esses problemas”, explica André. Nascia então o Involves Stage, solução completa para a execução, gestão e inteligência em trade marketing.

Com a solução já consolidada no mercado e o conhecimento acumulado durante vários anos, a Involves decidiu ampliar e apostar em produtos que resolvessem também problemas dos varejistas, como o Involves Doors, que identifica e ajuda a corrigir uma das principais dores no varejo: a ruptura nas gôndolas. Atualmente, as soluções da Involves estão presentes em mais de 20 países, sendo usadas por clientes como L’Oréal, Fini, Unilever, Playstation, Motorola, Seara, Danone e 3 Corações.

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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon tem crescido exponencialmente, até o momento, tivemos 83.000 visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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