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Você pode imaginar o fim das lojas físicas. Faz sentido, né? Já que a internet provou que pode dar conta das vendas — e cá entre nós, a pandemia deu um empurrãozinho. Somente em 2021, o e-commerce ultrapassou R$ 150 bilhões, de acordo com a ABComm.

As grandes varejistas como Via, Magazine Luiza e Lojas Americanas têm hoje mais da metade de suas vendas feitas no ambiente virtual.

Mas isso não significa que o varejo físico vai acabar. E eu vou explicar o porquê, tá? 😉

Pense comigo: da mesma forma que o comportamento do consumidor mudou durante o pico da Covid-19 (mais de 11 milhões de pessoas compraram pela primeira vez online entre abril e setembro de 2020, segundo a ABComm), no pós-Coronavírus o mesmo tende a acontecer.

No entanto, a expectativa agora é que o hábito de consumo seja omnichannel (online e físico) — e nesse cenário, as lojas físicas voltam a ganhar destaque, só que reformuladas. Como assim? Com espaço instagramável, imersivo e experimental

Dito isso, eu sei que muita coisa está mudando e, se a sua cabeça estiver assim 🤯, calma, porque a newsletter de hoje (como sempre) vai segurar a sua mão para te ajudar, combinado? Vamos nessa!

Varejo físico virou experiência…

Não é mais sobre comprar algo na loja física, é sobre vivenciar uma experiência. Por exemplo, a Disney virou um sucesso mundial por oferecer felicidade. Essa felicidade é vivenciada por meio das experiências — em filmes, parques e brinquedos.

É tão mágico que o comportamento da maioria das pessoas mundialmente é o de consumir todas as frentes de negócio da empresa e indicar para mais pessoas. Cliente feliz compra e vende para a marca.

Disney ensina

O mesmo modelo pode ser usado na sua loja, sabia? Observe que a Disney está online, com filmes e séries; e no presencial, com os parques. No varejo, a marca deve ter o e-commerce e o seu espaço no metaverso, mas também pode ter uma loja física que ofereça experiência imersiva.

Como são as lojas físicas do agora

Resumindo, trata-se de um espaço físico com um design bem projetado e aconchegante. Vou contar um exemplo internacional para ilustrar melhor. A L’Occitane, marca francesa de cosméticos, colocou algumas bicicletas em uma de suas lojas em Manhattan com um cenário de Provence.

Por quê? Para a clientela ter a sensação de estar pedalando na França. O espaço é todo instagramável (aqui tem uma matéria explicando o termo) e estimula a postagem nas redes sociais — o que gera marketing de influência.

Além disso, a loja também oferece óculos de realidade virtual (alô, metaverso!) que simula um passeio de balão de ar pelo Sul da França. Entendeu a sacada? A pessoa vive a essência da marca e passa a ter uma proximidade com ela — fator importantíssimo para a fidelização.

Neste artigo tem outros exemplos, caso você queira saber mais.

Como criar

Por fim, não poderia deixar de trazer uma pílula de como criar ou reformular a sua loja física do agora.

Primeiro, é preciso de um projeto de arquitetura, briefing detalhado do público-alvo e o objetivo da marca. Isso é importante para escolher as melhores cores, sons e fragrância do ambiente.

Do ponto de vista da neurociência, Norberto Almeida de Andrade, especialista em neuromarketing e autor de livros sobre marketing e inovação, me contou que projetar uma experiência física deve ter o equilíbrio certo de segurança, emoção e conveniência. Saiba mais aqui!

Resumindo: o comportamento do consumidor é omnichannel. Isso mostra que as lojas físicas não vão morrer, mas que serão reformuladas. Como? Com ambiente inspirador, cheio de descobertas e experiências.

A Startup Valeon reinventa o seu negócio

Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.

São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.

Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.

Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nos comércios passa pelo digital.

Para ajudar as vendas nos comércios a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para o seu comércio.

Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 300 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.

Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.

Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por mais de 100.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por mais de 1.000.000 de pessoas , valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas dois anos. Todos esses sites contêm propagandas e divulgações preferenciais para a sua empresa.

Temos a plena certeza que o site da Startup Valeon, por ser inédito, traz vantagens econômicas para a sua empresa e pode contar com a Startup Valeon que tem uma grande penetração no mercado consumidor da região capaz de alavancar as suas vendas.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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