Guerra na Ucrânia
Gazeta do Povo com Agência EF
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fala em entrevista coletiva durante visita dos presidentes da Polônia, Estônia Letônia e Lituânia, em 13 de abril de 2022.| Foto: Sergey Dolzhenko/EFE/EPA
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta terça-feira (7) planos para preparar o país para “o inverno mais difícil de todos os anos de independência” devido à “agressão da Rússia”.
Com esse objetivo, Zelensky disse no seu habitual discurso noturno que se reuniu com funcionários do governo e representantes das maiores estatais de energia e órgãos reguladores.
“Independentemente do que os ocupantes planejam para si, temos de nos preparar para o próximo inverno no nosso país”, informou o governante.
“Na situação atual, devido à agressão da Rússia, este será o inverno mais difícil em todos os anos de independência”, afirmou Zelensky, ao anunciar que a Ucrânia não venderá gás e carvão a outros países, uma vez que toda a produção interna será direcionada para as necessidades dos seus cidadãos.
O presidente também anunciou que a Ucrânia pretende aumentar a sua capacidade de exportação de eletricidade.
“Após a histórica adesão do nosso país à rede energética unificada da Europa, tais exportações não só nos permitem aumentar as nossas receitas em moeda estrangeira, mas também influenciar diretamente a estabilização da situação energética nos países vizinhos, o que reduz o consumo de energia da Rússia”, acrescentou.
Outro aspecto importante discutido na reunião desta terça-feira foi o programa de reparação de centrais térmicas, usinas de produção combinada de calor e eletricidade e caldeiras, especialmente aquelas que foram danificadas ou completamente destruídas pelos ataques russos.
“A implementação deste programa nos próximos meses é uma das principais tarefas do Ministério da Energia ucraniano”, disse Zelensky.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/ucrania-se-prepara-para-o-inverno-mais-dificil-desde-a-independencia/
Copyright © 2022, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.