Sérgio dal Sasso – Consultor, Palestrante e Escritor

  1. O que é empreendedorismo?
    O empreendedorismo é um estágio maior a ser alcançado nos níveis profissional ou empresarial, relacionado com a capacidade, visão e competência de perceber oportunidades e criar soluções que gerem crescimento e resultados. Em tudo que fazemos é preciso absorver vivência e experiência, que entre erros e acertos, devem acumular conhecimento para a produção e resultados. Quando vamos subindo organizadamente em nossas atividades vamos aprendendo a qualificar nossos objetivos, evoluindo o fluxo das informações externas e internas, aplicando novos conhecimentos, ampliando bases e potenciais mercados, e assim, acrescentando visão para a sofisticação das estratégias.
    Para se consolidar no topo temos que enxergar mais, melhorar a organização para qualificar e realizar.
  2. Por que hoje se fala tanto na necessidade de se empreender?
    Na verdade, o que se fala é que temos que sair do arroz com feijão, aprender a se impor através de soluções que tenham valor diferenciado, conhecer mais os mercados que atuamos ou podemos atuar, ter equilíbrio entre a capacidade humana e tecnológica para a geração de processos inteligentes e assim por diante.
    Existe um pouco de confusão quando se classifica a palavra empreender como sendo “a vontade de”. As estatísticas generalizam um pouco o conceito do empreender, integrando num único pacote as pessoas que se arriscam sem estarem preparadas, com outras que organizadamente desenvolvem suas atividades, obtendo sucesso. Empreender é uma evolução a ser alcançada, que fica entre a vontade e o conhecimento disponível para uso, o que nem sempre está próximo dos impulsos que naturalmente temos, quando da necessidade imediata por encontros de novos caminhos para a garantia da própria sobrevivência.
  3. Na prática, ou seja, no dia-a-dia das empresas como se revela o empreendedorismo?
    Empresas brilhantes ligam seus processos com pessoas competentes e comprometidas, aquelas do tipo que são referências de mercado, que fazem com que seus nomes estejam conectados com os meios que atuam. Numa época aonde temos que atender a mercados cada vez mais exigentes, o fator humano e sua forma de integração (com os negócios e dentro do grupo) serão estratégicos para a qualificação das ações e resultados surpreendentes. A visão de grupo e sua capacidade de troca é um diferencial fundamental, pois amplia as possibilidades do sucesso, reduzindo riscos, permitindo pela qualidade do conhecimento uma maior velocidade de entender e aplicar na frente, e quem faz na frente tende a estabelecer liderança nos meios competitivos.
  4. Qual o destino das empresas que ainda não despertaram para necessidade de empreender?
    Tenho a visão de que todos estão preocupados em ser ágeis, pois isso está ligado a “grana” no bolso. Na verdade, de algumas décadas para cá, percebemos mudanças profundas na ordem da formação das empresas e negócios. No passado montávamos em primeiro o conjunto interno das organizações, para depois estabelecer as regras do mercado (produto, preço e venda). Hoje, vamos ao mercado, definimos estratégias pelas oportunidades e depois pensamos no modelo ideal para gerir o que faremos (Processo, valor e competição), que em muitas vezes nem se encontrará dentro da própria casa.
    Ser flexível e estar focado no mercado é a regra do jogo, o destino de quem se antecipa é a rentabilidade e quem não a têm não investe, não cresce, ou morre, ou é absorvido pelo concorrente.

ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON

1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?

O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.

2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?

A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.

Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.

O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.

3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?

Estratégias para o crescimento da nossa empresa
Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.

O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.
Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.
Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.
4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.
Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.
Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.
5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?
A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.
“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.
6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?
A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!
Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.
Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.
Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.
Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:
objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
gerenciamento de recursos focado em otimização.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (App)
E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/

Loading

By valeon