JÚLIO PAULILLO – MARKETING

 WhatsApp Business

A gente fala muito aqui no blog sobre a importância da gestão do relacionamento com seus clientes. Para isso, quanto mais pontos de contato você tiver, melhor! E, vamos combinar: um dos melhores aplicativos de relacionamento pessoal que criaram até hoje foi o WhatsApp.

Principais aprendizados deste artigo:

O Whatsapp se tornou uma ferramenta de comunicação ágil, prática e eficaz para que as empresas mantenham contato direto com os seus clientes;

O Brasil é o segundo país no ranking de usuários do aplicativo Whatsapp, com 165 milhões de usuários cadastrados. Ou seja, é um canal de vendas de alto potencial;

Não faça spam de produtos e serviços. Esse tipo de atitude só irá desgastar o seu relacionamento com o cliente. Ao invés disso, aproveite para tirar dúvidas e acompanhar a resolução de problemas;

Você também pode fazer follow-up e deixar pequenos lembretes para o seu cliente. Veja mais dicas em nosso guia gratuito: o que é e como fazer follow-up de vendas!

Mantenha um histórico de conversas e acordos atualizado para evitar gafes e desentendimentos. Use uma ferramenta de CRM – de preferência com integração ao WhatsApp – para garantir que nada passe batido!

No whatsapp você pode manter conversas privadas e ainda se relacionar com o seu grupo da faculdade, da galera do happy hour, da empresa, das dicas de compras, da família e muitos outros.

É uma forma fácil e prática de se comunicar e que, com certeza, estreita relacionamentos! Mas e o uso desse aplicativo para empresas, é possível? Confira boas práticas do WhatsApp corporativo ou também chamado de WhatsApp Business.

Boas práticas de uso do WhatsApp para empresas (WhatsApp Busibness)

Falando em relacionamentos, é sempre válido reforçar quais são as suas bases: confiança, reciprocidade e a certeza de que o outro se importa com você, te conhece profundamente, quer te ajudar a resolver seus problemas e – da mesma forma – pode contar com sua ajuda quando precisar.

Esse é um dos motivos pelo qual o WhatsApp também tem adquirido bastante tração como ferramenta de negócio. Ele tem sido encarado por muitos vendedores como um canal de comunicação mais direto e pessoal.

Não é à toa que a empresa enxergou essa demanda e criou uma versão do aplicativo exclusivamente para negócios: o WhatsApp Business Solution.

Nessa versão, ao invés de vincular o número de telefone a uma pessoa física, é possível associá-lo a um perfil estritamente empresarial. Diversas empresas já começaram a utilizar essa solução de diferentes formas.

Até mesmo o Netflix entrou na onda, enviando sugestões de filmes e séries aos seus usuários pelo WhatsApp. No entanto, como esse é um canal de comunicação tão pessoal, é importante tomar alguns cuidados e evitar certos comportamentos que possam ser considerados inconvenientes pelos seus clientes.

É por isso que criamos este artigo, reunindo boas práticas no uso do WhatsApp para empresas! Confira a seguir:

Uso do WhatsApp para empresas: um dos mais populares Apps do Brasil

Segundo dados divulgados pela pesquisa Digital 2022: Brazil, 165 milhões de brasileiros usam o WhatsApp ao menos uma vez por mês. O que coloca os brasileiros em segundo lugar no ranking de usuários do aplicativo, perdendo apenas para a Índia. Atualmente, o mundo conta com 1,2 bilhão de usuários de WhatsApp, portanto, mais de 10% deles são brasileiros!

Já um estudo com mais de 2 mil usuários mostrou que os brasileiros participam, em média, de pelo menos 5 grupos no WhatsApp. Ou seja, o uso deste aplicativo apresenta grande potencial para as empresas, afinal, os seus clientes estão lá.

Até então, quem quisesse utilizar a ferramenta comercialmente, poderia apenas fazer isso de maneira quase informal, utilizando um perfil pessoal como se fosse empresarial. No entanto, desde o início do ano, o uso do WhatsApp para empresas passou a permitir a criação de contas associadas a empresas.

Contudo, seu uso exige certos cuidados, afinal, o WhatsApp é um canal de comunicação tão conveniente quanto pessoal, mesmo utilizando o perfil da sua empresa durante uma negociação.

E quais são as melhores práticas no uso do WhatsApp Business? Qual a maneira correta de usá-lo com os seus clientes? Antes de partirmos para essas dicas, é importante conhecermos um pouco as diferenças do WhatsApp para empresas em relação ao aplicativo que você já conhece de maneira usual.

Diferenças entre o WhatsApp para empresas e o para pessoa física

A versão empresarial do aplicativo se assemelha bastante ao app que você já conhece. Para começar a utilizá-lo, basta fazer o download do WhatsApp Business (por enquanto, só disponível para smartphones Android) e seguir o passo a passo na configuração.

Nesse processo, será também possível informar dados que não estão disponíveis na versão comum do app:

Endereço

Área de atuação

Horário de atendimento

E-mail

Site

Portfólio

Endereço

Entre outros.

Naturalmente, é preciso associar a conta empresarial a um número de telefone. Ao contrário da versão comum do app, na versão business, esse número pode ser de um telefone fixo. Dessa forma, um vendedor pode manter seu WhatsApp convencional no seu smartphone pessoal e também o WhatsApp Business com o número da sua empresa.

Um detalhe importante, no entanto, é que uma conta no WhatsApp Business pode ser usada apenas em um único smartphone por vez. Ainda assim, uma mesma empresa pode ter vários números associados a ela.

Dessa forma, cada vendedor poderá, por exemplo, criar uma conta do WhatsApp Business para sua empresa utilizando seu ramal de telefone fixo.

O mais legal é que, na versão empresarial, o aplicativo oferece recursos especiais que podem ajudar bastante no processo comercial, como a definição de respostas rápidas e a obtenção de estatísticas sobre mensagens enviadas, entregues e lidas.

Além disso, ele permite a criação de etiquetas para classificar os seus contatos. Dessa forma, você poderá, por exemplo, categorizar suas conversas de acordo com o status do negócio, utilizando marcações como as seguintes:

Novo cliente

Novo Pedido

Pagamento pendente

Pago

Pedido Finalizado

De resto, o uso do WhatsApp para empresas é idêntico ao da versão convencional. Pensando em uma negociação, o uso de um perfil empresarial, ligado diretamente a uma empresa, tende a garantir uma conotação mais profissional e isenta à conversa. Afinal, o nome que aparecerá na lista de conversas do cliente não será o do vendedor, mas o da empresa.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

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By valeon