Dr. Roopleen – Escreve sobre desenvolvimento pessoal, sucesso e motivação
Habilidades sociais que o tornarão inestimável. Soft skills para o sucesso profissional.
A maioria das pessoas que está procurando um novo emprego ou está trabalhando atualmente concentra-se apenas em adquirir experiência e conhecimento técnico por meio de programas de educação ou treinamento. Eles perdem completamente a importância das habilidades sociais e perdem oportunidades de melhorar seu desempenho no trabalho.
Embora as hard skills o tornem proficiente na realização de responsabilidades relacionadas ao trabalho, são as soft skills que o ajudam a trabalhar com eficiência e a criar um ambiente de trabalho positivo.
Essas habilidades essenciais são desejáveis e aplicáveis em todas as profissões. Eles não apenas fazem você se destacar e lhe dão uma vantagem sobre os outros, mas também oferecem oportunidades de progressão na carreira.
As soft skills orientam o seu comportamento em diferentes situações e facilitam o seu trabalho, independentemente da organização ou posição em que trabalha. Isso o ajuda tremendamente a progredir rapidamente e crescer em sua carreira.
As soft skills são, portanto, competências do futuro. E a melhor parte é que todas são habilidades aprendidas. Para progredir, você deve estar atento ao seu significado e se preparar para aprimorar o maior número possível de habilidades.
Aqui estão seis habilidades essenciais que você deve aprender para avançar em sua carreira.
1. Habilidades de comunicação
Ao trabalhar com outras pessoas – superiores, colegas, funcionários ou apresentando para clientes em potencial – sua capacidade de interagir com eles pode aumentar ou diminuir suas chances de sucesso.
Dar e receber informações e compreender e ser compreendido pelos outros desempenham um papel crítico na obtenção de clareza e concisão. Ele ajuda você a compreender o que está sendo dito e o que você precisa fazer.
Para ser um comunicador eficaz, você não apenas precisa falar bem e expressar seu ponto de vista, mas também desenvolver a arte de ouvir bem, observar os outros e captar pistas não verbais.
Na era digital de hoje, há uma necessidade crescente de aprimorar as habilidades para uma boa comunicação pessoalmente e por meio de e-mails, mensagens de texto, telefones e mídias sociais.
2. Habilidades interpessoais
As habilidades das pessoas são necessárias na comunicação cotidiana. Você pode ter um profundo conhecimento do seu trabalho, mas sem as habilidades sociais adequadas, você se sentirá estranho e achará difícil trabalhar.
Fortes habilidades interpessoais ajudam bastante a facilitar a interação com chefes, colegas de equipe, funcionários juniores e clientes. Ele ajuda você a trabalhar sem problemas com diferentes tipos de pessoas e construir relacionamentos saudáveis.
Sua capacidade de conversar e se comunicar de forma eficaz, pegar dicas e captar sinais ajuda a criar bons vínculos, resolver diferenças, fornecer respostas adequadas e resolver conflitos no local de trabalho.
3. Habilidades de pensamento crítico
O pensamento crítico refere-se à sua capacidade de reunir fatos e dados, processar, analisar informações e situações e interpretá-las de forma eficaz e habilidosa para alcançar melhores resultados para tarefas e problemas desafiadores.
Sua capacidade de aprender a pensar criticamente aumenta a qualidade de seus pensamentos e permite que você deixe de lado seus sentimentos e emoções para chegar a conclusões lógicas e fazer um julgamento melhor.
As habilidades de pensamento crítico, portanto, impactam profundamente todos os aspectos de sua vida. Eles são essenciais para formar sua própria opinião, raciocinar sobre questões urgentes, tomar decisões informadas e descobrir a melhor maneira de fazer as coisas e melhorar a qualidade do trabalho.
4. Habilidades de tomada de decisão
Decisões e escolhas têm consequências. Enquanto algumas decisões cotidianas são simples, outras envolvem riscos, têm altos riscos e envolvem a compreensão de questões complicadas.
Fazer escolhas e tomar decisões racionais deve, portanto, ser um processo ordenado e ponderado.
As habilidades de tomada de decisão envolvem entender o problema, avaliar se ele é real, olhar abaixo da superfície e além do óbvio e apresentar opções práticas e válidas.
Saber como analisar várias alternativas disponíveis, escolher a melhor opção em detrimento de outras e tomar uma decisão deliberada, lógica e transparente o ajudará a atender chamadas difíceis, aumentar a eficiência do trabalho e promover um bom ambiente de trabalho.
Um bom decisor possui a capacidade de processar informações relevantes e encontrar o melhor caminho a seguir. A capacidade de tomar decisões rápidas é um grande trunfo que o ajudará a resolver problemas e navegar em situações complicadas, tudo sem deixar que sentimentos, emoções ou preconceitos afetem suas escolhas.
5. Adaptabilidade
A imprevisibilidade governa o mundo do trabalho. Embora você planeje ter um dia organizado e estruturado, poucas coisas estão sob seu controle.
Surpresas podem surgir de várias formas: coisas dão errado, coisas acontecem, você encontra situações incomuns, novas pessoas se juntam a você como colegas de equipe ou você pode ter que mudar completamente a maneira como trabalha.
Quando se espera que você lide com e trabalhe com maestria em torno dos desafios, suas habilidades de adaptabilidade vêm em seu socorro e o ajudam a assumir o controle, permitindo que você aprenda, desaprende e reaprenda rapidamente a fazer as coisas funcionarem.
Sua capacidade de se ajustar e se adaptar ao cenário de trabalho em constante mudança para se adequar às circunstâncias alteradas permitirá que você aprenda coisas novas, aceite desafios e esteja aberto a novas oportunidades, o que aumentará seu sucesso na carreira.
6. Inteligência emocional
Somos todos seres emocionais e, às vezes, quando você fica chateado, esse seu lado pode deixá-lo envolto em sentimentos e tirar o melhor de você.
O mesmo pode acontecer com os outros também. Quando as coisas dão errado e as pessoas estão sob muito estresse, elas instintivamente perdem a calma e gritam com suas equipes ou juniores.
Uma vez que as emoções aumentam, há explosões de raiva, e as coisas podem rapidamente sair do controle, afetando tanto o trabalho quanto os relacionamentos.
Estar ciente de suas emoções e consciente de seu impacto sobre você e aqueles ao seu redor pode ajudá-lo a agir de maneira calma e controlada, especialmente em situações altamente voláteis.
Pessoas com alta inteligência emocional podem reconhecer e monitorar suas emoções, ajustar seu comportamento de acordo e fazer com que as emoções trabalhem a seu favor e não contra elas.
Para concluir
A forma como trabalhamos mudou rapidamente nos últimos anos. No mercado de trabalho em constante mudança de hoje, as soft skills não podem ser ignoradas. Eles são tão importantes quanto as habilidades técnicas, se não mais.
O desenvolvimento de habilidades sociais ajuda a aumentar sua produtividade e aumentar sua capacidade de trabalhar com outras pessoas, tornando-o uma ótima opção para todos os trabalhos.
Portanto, se você deseja se destacar e permanecer no topo do seu jogo, aprimore suas habilidades sociais e capacite-se para avançar em sua carreira e vida.
Vale a pena ler qualquer semelhança será mera coincidência !!!
Autor desconhecido
Um ladrão entrou no banco gritando para todos:
” Ninguém se mexe, porque o dinheiro não é seu, mas suas vidas pertencem a vocês.”
Todos no banco ficaram em silêncio e lentamente se deitaram no chão.
Isso se chama CONCEITOS PARA MUDAR MENTALIDADES
Mude a maneira convencional de pensar sobre o mundo.
Com isso, uma mulher ao longe gritou: ” MEU AMOR, NÃO SEJA RUIM PARA NÓS, PARA NÃO ASSUSTAR O BEBÊ “, mas o ladrão gritou com ela:
“Por favor, comporte-se, isso é um roubo, não um romance!”
Isso se chama PROFISSIONALISMO
Concentre-se no que você é especializado em fazer.
Enquanto os ladrões escapavam, o ladrão mais jovem (com estudos profissionais de contabilidade) disse ao ladrão mais velho (que tinha acabado de terminar o ensino fundamental):
“Ei cara, vamos contar quanto temos.”
O velho ladrão, obviamente zangado, respondeu:
“Não seja estúpido, é muito dinheiro para contar, vamos esperar a notícia para nos contar quanto o banco perdeu.”
Isso se chama EXPERIÊNCIA
Em muitos casos, a experiência é mais importante do que apenas o papel de uma instituição acadêmica.
Depois que os ladrões foram embora, o supervisor do banco disse ao gerente que a polícia deveria ser chamada imediatamente.
O gerente respondeu:
“Pare, pare, vamos primeiro INCLUIR os 5 milhões que perdemos do desfalque do mês passado e relatar como se os ladrões os tivessem levado também”
O supervisor disse:
“Certo”
Isso se chama GESTÃO ESTRATÉGICA
Aproveite uma situação desfavorável.
No dia seguinte, no noticiário da televisão, foi noticiado que 100 milhões foram roubados do banco, os ladrões só contaram 20 milhões.
Os ladrões, muito zangados, refletiram:
“Arriscamos nossas vidas por míseros 20 milhões, enquanto o gerente do banco roubou 80 milhões em um piscar de olhos.”
Aparentemente, é melhor estudar e conhecer o sistema do que ser um ladrão comum.
Isto é CONHECIMENTO e é tão valioso quanto ouro.
O gerente do banco, feliz e sorridente, ficou satisfeito, pois seus prejuízos foram cobertos pela seguradora no seguro contra roubo.
Isso se chama APROVEITANDO OPORTUNIDADES ..
ISSO É O QUE MUITOS POLÍTICOS FAZEM ESPECIALMENTE NESTA *PANDEMIA, ELES A USAM PARA ROUBAR E RESPONSABILIZAR O VÍRUS.
A startup digital ValeOn daqui do Vale do Aço, tem todas essas qualidades, não me refiro aos ladrões e sim no nosso modo de agir:
Estamos lutando com as empresas para MUDAREM DE MENTALIDADE referente à forma de fazer publicidade à moda antiga, rádio, tv, jornais, etc., quando hoje em dia, todos estão ligados online através dos seus celulares e consultando as mídias sociais a todo momento.
Somos PROFISSIONAIS ao extremo o nosso objetivo é oferecer serviços de Tecnologia da Informação com agilidade, comprometimento e baixo custo, agregando valor e inovação ao negócio de nossos clientes e respeitando a sociedade e o meio ambiente.
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A criação da startup ValeOn adveio de uma situação de GESTÃO ESTRATÉGICA apropriada para atender a todos os nichos de mercado da região e especialmente os pequenos empresários que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona.
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