Foodtech aposta em marmitas premium Olá! O mercado de marmitas cresceu 134% nos últimos cinco anos, segundo dados do Ministério da Economia. A segmentação ganha um ar cada vez mais estratégico, com versões que atendem os mais diversos perfis alimentares. A aposta da Orgânico Gourmet começa no nome. A foodtech vende pratos congelados feitos com insumos 100% orgânicos e receitas que poderiam estar em um restaurante da alta gastronomia. Após uma fusão com a Keep Light, ganhou uma aliada no segmento da alimentação de baixa caloria. As duas devem encerrar 2020 com um crescimento conjunto de 1.000%. Fundada em 2019, a Orgânico Gourmet deve sua identidade gastronômica a André Galante, que trouxe para a empresa sua experiência em restaurantes como o Dom, de Alex Atala. Seu sócio, Luciano Touguinha, entrou com sua bagagem como executivo. Juntos, desenvolveram a proposta de aliar a praticidade das marmitas ao desejo de comer com qualidade – e às causas que podem acompanhar esse hábito. “Quando escolhemos ser 100% orgânicos e certificados, queremos mostrar que temos respeito com o pequeno produtor, com o consumidor e com o planeta”, diz Touguinha. O cardápio hoje tem cerca de 50 itens, incluindo sobremesas. |
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O e-commerce foi o primeiro e é o principal canal de vendas. Mesmo sem recorrer ao modelo por assinatura, a foodtech foca na fidelização dos clientes: com seis meses de operação, 70% do faturamento já vinha das recompras. O tíquete-médio dos pedidos é de R$ 300 – a maioria dos clientes não compra para consumo imediato, e sim para comer ao longo do mês. Neste ano, as marmitas ultracongeladas também chegaram ao varejo, com estreia no Sam’s Club, de São Paulo, e planos para outras quatro grandes redes. “O canal não estava no nosso plano de negócios, mas a pandemia criou uma demanda natural pelo que oferecemos”, diz o sócio. O modelo de honest market é outra aposta. Ao perceber que um terço dos consumidores comprava as marmitas para comer no trabalho, os sócios decidiram instalar freezers em empresas, sem cobrar qualquer taxa. A expansão dessa frente foi paralisada devido à pandemia, mas é considerada estratégica para quando ocorrer o retorno gradual aos escritórios. Unindo todos os canais, o plano é chegar a todas as capitais do Sul e do Sudeste até a metade de 2021. A expansão começará pelo Rio de Janeiro, com a estrutura mantida pela Keep Light. Fundada há 20 anos, a empresa vende kits de refeições para dietas com restrição calórica. A fusão se deu por meio de um grupo de investimentos, que comprou metade da companhia em troca de participações na Orgânico Gourmet. A operação marcou a saída de uma das sócias-fundadoras da Keep Light e da entrada da outra, Betina Sehbe, na Orgânico Gourmet. Também ingressaram no negócio os sócios Rosi Rodrigues, David Guzmán e Luiz Eduardo Mazarotto. A fusão começou a ser negociada em janeiro e foi finalizada em setembro. Com o acordo, as empresas passam a compartilhar expertise e infraestrutura, mas mantendo focos separados. Juntas, vendem 40 mil refeições por mês. A projeção é crescer 10 vezes em comparação com 2019 e repetir o feito até 2022. E competir em pé de igualdade com a Liv Up, outra foodtech focada em marmitas saudáveis. “A empresa ganhou protagonismo e está nadando de braçada sozinha. Temos uma proposta de valor mais premium e queremos ser uma alternativa para o mercado consumidor e investidor”, diz Touguinha. |