Elcio De Marco – BR Machine

Uma aposta assertiva já que 85% dos consumidores brasileiros utilizam os marketplaces como principal plataforma de compras

As lojas virtuais já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas. Bastam alguns clicks para que produtos nacionais ou internacionais cheguem até o consumidor de forma rápida e prática. Com tantas facilidades, a adaptação da população foi rápida.

Tanto, que um estudo feito recentemente pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostra que 85% dos consumidores utilizam os marketplaces como principal plataforma de compras online. Entre os motivos para essa preferência pelo e-commerce, 60% disseram “que é mais fácil, prático e conveniente”, seguido por 55% que acreditam “ter uma escolha mais ampla de itens”.

Diante deste cenário, muitas empresas sentiram a necessidade de migrar suas lojas para o meio digital e de utilizar a tecnologia a favor de seus negócios. Esse é o caso da empresa BR Machine, que há 13 anos atua no mercado de equipamentos de captura de pelúcias e acaba de abrir uma e-commerce da marca.

Líder nacional no segmento que atua, a empresa estava tradicionalmente presente de forma física em mais de 250 shoppings e redes de varejo por todo país. Mas agora com a migração para o ambiente virtual, será possível conectar a indústria, varejo e consumidor final, criando assim um canal adicional e direto de vendas, oferecendo uma nova opção para quem desejar adquirir as pelúcias da marca.

De acordo com Elcio De Marco, um dos gestores que está à frente desse novo segmento na empresa, inovar e modernizar são princípios básicos de toda empresa que busca crescer no mercado que atua. Por isso, a inserção no segmento de e-commerce já era estudado e planejado pela empresa há algum tempo. “Observamos que este modelo poderá atender demandas não somente do nosso atual consumidor, como abrir possibilidades com um novo público, que passará a conhecer nossa marca, nossos produtos e diferenciais.”

O e-commerce da empresa começou a operar na hora certa. Dados do The Global Payments Report 2022 mostram que o comércio online no Brasil vai crescer 95% até 2025, chegando a R$ 400 bilhões em valor de transação. A BR Machine entrou neste mercado com um catálogo de mais de 200 modelos de pelúcias pequenas, grandes e médias, além da nova coleção de natal. “Como estratégia neste início de operação, oferecemos um desconto promocional de 20% em toda a loja até o final do ano. Além disso, nosso cuidado está em oferecer um produto original, oficial, novo, seguro e portanto exclusivo, que vem direto da fábrica ao cliente”, salienta Elcio.

O que é marketplace e por que investir nessa plataforma

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Milhares de internautas utilizam o marketplace diariamente para fazer compras virtuais. Mas muitos ainda desconhecem seu conceito e como ele funciona na compra e venda de produtos.

Afinal, o que é marketplace?

O marketplace é um modelo de negócio online que pode ter seu funcionamento comparado ao de um shopping center.

Ao entrar em um shopping com a intenção de comprar um produto específico, você encontra dezenas de lojas, o que lhe permite pesquisar as opções e os preços disponibilizados por cada uma delas. Além de comprar o que você planejou inicialmente, também é possível consumir outros produtos, de diferentes lojas, marcas e segmentos.

Leve isso ao mundo virtual e você entenderá o conceito de marketplace: um lugar que reúne produtos de diversas lojas, marcas e segmentos. A diferença é que no ambiente virtual é mais fácil buscar produtos, e existe a facilidade de comprar todos eles com um pagamento unificado.

Os principais marketplaces do Brasil

A Amazon foi a primeira a popularizar esse modelo de negócio pelo mundo, e até hoje é a maior referência no assunto

No Brasil, o marketplace teve início em 2012. Quem tornou a plataforma mais conhecida foi a CNova, responsável pelas operações digitais da Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, entre outras lojas.

Hoje, alguns nomes conhecidos no marketplace B2C são: Americanas, Magazine Luiza, Netshoes, Shoptime, Submarino e Walmart. No modelo C2C, estão nomes como Mercado Livre e OLX. Conheça os resultados de algumas dessas e de outras lojas no comércio eletrônico brasileiro.

Aqui no Vale do Aço temos o marketplace da Startup Valeon que é uma Plataforma Comercial de divulgação de Empresas, Serviços e Profissionais Liberais que surgiu para revolucionar o comércio do Vale do Aço através de sua divulgação online.

Como escolher o marketplace ideal para sua loja

Para ingressar em um marketplace, é preciso cadastrar sua loja, definir os produtos que serão vendidos e iniciar a divulgação. Mas é fundamental levar em consideração alguns pontos importantes antes de decidir onde incluir sua marca:

Forma de cobrança: cada marketplace possui seu modelo de comissão sobre as vendas realizadas, que pode variar de 9,5% a 30%. O que determina isso é a menor ou maior visibilidade que o fornecedor atribuirá a seus produtos. Ou seja, o lojista que quer obter mais anúncios para seus produtos e as melhores posições em pesquisas pagará uma comissão maior.

Na Startup Valeon não cobramos comissão e sim uma pequena mensalidade para a divulgação de seus anúncios.

Público-alvo: ao definir onde cadastrar sua loja, é essencial identificar em quais marketplaces o seu público está mais presente.

Garantimos que na Valeon seu público alvo estará presente.

Concorrentes: avalie também quais são as lojas do mesmo segmento que já fazem parte da plataforma e se os seus produtos têm potencial para competir com os ofertados por elas.

Felizmente não temos concorrentes e disponibilizamos para você cliente e consumidores o melhor marketplace que possa existir.

Reputação: para um marketplace obter tráfego e melhorar seus resultados em vendas precisa contar com parceiros que cumpram suas promessas e atendam aos compradores conforme o esperado. Atrasos na entrega, produtos com qualidade inferior à prometida e atendimento ineficiente são fatores que afastam os usuários que costumam comprar naquele ambiente virtual. Ao ingressar em um marketplace, certifique-se de que a sua loja irá contribuir com a boa reputação da plataforma e pesquise as opiniões de compradores referentes às outras lojas já cadastradas.

Temos uma ótima reputação junto ao mercado e consumidores devido a seriedade que conduzimos o nosso negócio.

Vantagens do marketplace

A plataforma da Valeon oferece vantagens para todos os envolvidos no comércio eletrônico. Confira abaixo algumas delas.

Para o consumidor

Encontrar produtos de diversos segmentos e preços competitivos em um único ambiente;

Efetuar o pagamento pelos produtos de diferentes lojistas em uma única transação.

Para o lojista

Ingressar em um comércio eletrônico bem visitado e com credibilidade, o que eleva a visibilidade de seus produtos;

Fazer parte de uma estrutura completa de atendimento e operação de vendas com um menor investimento, considerando que não será necessário pagar um custo fixo básico, como aconteceria no caso de investir na abertura de uma loja física ou online.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Para o Marketplace

Dispor de uma ampla variedade de produtos em sua vitrine virtual, atraindo ainda mais visitantes;

Conquistar credibilidade ao ser reconhecido como um e-commerce que reúne os produtos que os consumidores buscam, o que contribui até mesmo para fidelizar clientes.

Temos nos dedicado com muito afinco em melhorar e proporcionar aos que visitam o Site uma boa avaliação do nosso canal procurando captar e entender o comportamento dos consumidores o que nos ajuda a incrementar as melhorias e campanhas de marketing que realizamos.

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By valeon