Autor: Virgilio Marques dos Santos, CEO da FM2S Educação e Consultoria

Hoje vou falar sobre um dos pilares mais importantes da carreira: a constância de propósito. Aprendi que empresas ou profissionais, cujo propósito é fluído, não conseguem chegar longe. Se você muda a todo o momento seu propósito, seus pares ou clientes acabam não entendendo o porquê você existe.

Um amigo, grande empresário do setor de máquinas agrícolas, falou-me uma vez: produtor rural que muda a cultura a cada safra, tentando se aproveitar dos melhores preços no momento em que toma a decisão, se dá mal no médio prazo. Exemplo: se eu plantei arroz e muitos produtores também o fizeram, o preço do arroz tenderá a cair.

Se cair muito, é provável que vários agricultores de arroz mudem na próxima safra para uma cultura cujo preço foi melhor. Se eu continuar a plantar arroz mesmo após vender minha produção por um preço baixo, é provável que consiga aprender mais a cada safra e ter menos concorrência na próxima. Como as commodities agrícolas operam pela lei da oferta e procura, é provável que tenha sucesso. O mercado acaba se regulando.

O mesmo podemos aplicar a tudo, por isso é importante ter o seu propósito na carreira muito claro. Vai por mim, ele será desafiado muitas vezes ao longo de sua carreira, apresentando maravilhosos atalhos que podem levar você a problemas sérios. Por isso, cuidado.

Deming e a constância de propósito

A constância de propósito é um dos 14 pontos para gestão propostos pelo grande Edward Deming, em seu livro “Saia da Crise”. Sem ela, não há um alinhamento na tomada de decisões na organização. Se não houver um entendimento compartilhado de quais princípios devem orientar as decisões, o resultado será o caos. Este é apenas um dos impactos da falta de constância de propósito e as consequências que tal falha tem no sucesso da organização.

Diz Deming em seu livro: o estabelecimento de constância de propósito dá segurança para a empresa:

●    Inovar. Alocar recursos para planejamento de longo prazo;

●    Colocar recursos em pesquisa e educação;

●    Melhorar constantemente o design de produtos e serviços. Uma obrigação nunca cessa.

Um sistema de gestão com constância de propósito não se preocupa com a variação no lucro trimestral. Se as ações fazem sentido ao olhar a organização como um sistema no longo prazo, mas hoje têm custos, aceitam-se os custos no curto prazo pensando no alcance do propósito de longo prazo.

Se eu não sei qual o meu propósito, não consigo tomar decisões sobre onde investir, principalmente nos projetos maiores e de prazos mais longos. E, ao longo da vida, os maiores prêmios são pagos pelos que fazem os projetos mais complexos.

A constância de propósito na carreira

Desde novo, sempre gostei de agregar conhecimento. Descobri, logo cedo, que aprender sobre como as coisas funcionam era o que me fascinava. Ao fundar a empresa, buscamos propiciar o conhecimento aplicável para todos os nossos clientes. Ou, como está registrado em nosso site: acelerar o crescimento profissional de nossos alunos por meio de uma experiência educacional única, fundamentada em conceitos sólidos, linguagem simples, ferramentas e exemplos práticos.

Foi com esse propósito que decidimos como realizar todos os investimentos. Passamos a nos aventurar, com menos discussão, nos projetos maiores. Sem o registro prévio formal, nos pegávamos várias vezes perdidos ao depararmos com uma decisão complexa.

Era comum, também, pegarmos atalhos convidativos para que obtivéssemos retorno rápido. Quem já prestou consultoria sabe o que estou falando. No início, não tínhamos estrutura para a área de treinamentos e a de consultoria. E, se não tivéssemos registrado o propósito “na pedra”, estaríamos prestando consultorias sem estrutura até agora, pelo convidativo retorno que tínhamos.

Por isso é importante aproveitar janeiro para fazer esse balanço. O que você está fazendo está alinhado com o seu propósito, isto é, sua razão de ser? A necessidade do cliente ou empregador atual é a mesma do seu propósito? Se não for, reflita. Isso poderá gerar um conflito interior que não lhe deixará alcançar sua plenitude.

Por mais que o curto prazo seja sedutor, pense no longo prazo para tomar suas decisões com mais solidez. Há inúmeras empresas que mudam de propósito anualmente e não conseguem tornar-se os melhores em nada. Quando começa a conseguir algum alcance, tende a buscar outra “oportunidade” que aparece e dá a entender ser mais fácil. Cuidado.

Para encerrar, lanço mão do conselho de um grande amigo e mestre: se você está remando um barquinho sozinho e encontrar um cardume de sardinhas, aproveite-o. Não mude sua trajetória porque encontrou um cardume maior no caminho. Corre-se o risco de ficar sem as sardinhas e sem os peixes maiores. Se o barco que você opera é maior ainda, com mais pessoas dentro, evite a mudança a todo custo. Será extremamente difícil comunicar sua mudança e garantir que todos façam o mesmo, de maneira correta. Você perderá tudo.

Virgilio Marques dos Santos é um dos fundadores da FM2S, doutor, mestre e graduado em Engenharia Mecânica pela Unicamp e Master Black Belt pela mesma Universidade. Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da Unicamp, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.

Preferências de Publicidade e Propaganda

Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago

Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?

Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.

Vantagens da Propaganda no Rádio Offline

Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.

É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!

De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.

Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline

Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados ​​como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,

A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.

Vantagens da Propaganda Online

Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.

Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.

Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.

Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.

A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.

Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.

Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.

Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.

Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.

A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.

Vantagens do Marketplace Valeon

Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.

Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. 

Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.

Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.

Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020. 

Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:

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By valeon