Thiago Leão – Marketing e vendas
A estratégia do oceano azul é um livro com formas de diferenciar sua empresa das demais e assim conquistar um mercado novo, sem precisar concorrer diretamente com outras empresas do mercado.
De acordo com os autores, Renée Mauborgne e W. Chan Kim, quando a empresa não se diferencia ela está no oceano vermelho tradicional, onde as empresas brigam perdendo lucratividade, mercado e qualidade.
Neste artigo vou listar quais são os princípios e riscos do chamado oceano azul e como sua empresa pode se beneficiar, confira os seis princípios para diferenciar sua empresa:
1. Reconstrução das fronteiras do mercado
O primeiro pilar da estratégia do oceano azul é reavaliar os padrões do mercado em que a sua empresa está inserida e o próprio modelo da sua indústria.
É preciso avaliar os principais fatores competitivos:
• O que seus clientes preferem
• Quais são os pontos fortes dos seus produtos
• Quais são seus preços e padrões
Com essas informações é possível criar uma matriz para avaliar o valor de cada fator em forma gráfica.
Agora tentando olhar para tudo com uma nova perspectiva, procure em quais características do mercado poderiam ser:
• Reconstruídas
• Destacadas
• Minimizadas
• Ou até omitidas
Em suma, é preciso avaliar os seus principais concorrentes, entender suas limitações e assim expandir a sua operação em direção ao oceano azul.
Um dos exemplos mostrados no livro é o de uma vinícola que analisou o mercado e percebeu que o marketing tradicional era de vinhos envelhecidos, complexos e em localizações tradicionais.
Eles mudaram e criaram um vinho mais doce e simples, com isso montaram uma estratégia em um oceano azul no mercado de vinhos, já que alcançaram clientes que antes tomavam cerveja e coquetéis.
2. Focar no panorama geral
Quando você analisa o seu negócio é fácil se perder em estatísticas, números e informações que não são realmente importantes.
O segundo ponto da estratégia do oceano azul é não se esquecer da visão geral do seu negócio.
É importante saber para onde você está indo e também observar onde os possíveis concorrentes estão se dirigindo.
Como sugestão, você pode montar um gráfico que avalie o valor dos seus produtos, seus preços e a posição deles em relação aos seus concorrentes.
Com isso é possível manter visível a sua curva de valor e assim possibilitar que a sua equipe identifique oportunidades de melhoria.
O objetivo é reduzir o risco de investir em uma direção errada.
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3. Ir além da atual demanda
O terceiro pilar da estratégia do oceano azul foca em ir além da demanda atual dos seus clientes. Ou seja, para alcançar o verdadeiro oceano aberto é preciso focar nos potenciais futuros clientes.
É normal que as empresas foquem nos atuais clientes e demandas, a questão é que para realmente crescer, é preciso olhar além das necessidades atuais dessas pessoas e empresas.
4. Uma boa sequência estratégica
Para que seu produto navegue nas águas da estratégia do oceano azul, é preciso que ele ofereça mais do que simplesmente uma evolução tecnológica. É preciso de uma inovação de valor.
De acordo com os autores o ideal é que você faça um mapeamento do que você espera que o cliente experimente em diferentes estágios de consumo do seu produto, como por exemplo:
• Utilidade
• Facilidade
• Praticidade
• Segurança
• Valor de entretenimento
• Segurança do ambiente
E também a experiência nessas etapas, como por exemplo, como seu produto afeta o seu cliente:
• Na hora de comprar
• Levar para casa
• Usar o produto
• Modificar o produto
• e até mesmo descartar seu produto
A sugestão dos autores é que você responda as perguntas:
• Por que alguém compraria seu produto?
• O preço do seu produto é acessível?
• Os custos do seu produto são menores que o preço de venda? Ou seja, ele gera lucro?
• Existem barreiras que podem desmotivar a aceitação do seu produto?
5. Vencer barreiras internas
Não é só o mercado que ficará surpreso com o seu produto diferente. A sua equipe e parceiros também podem receber bem ou mal suas novas ideias.
É possível que pessoas fiquem incomodadas, questionem por que está mudando produtos, entre outras resistências.
É preciso lidar com esse problemas e usar técnicas de liderança para motivar a equipe a abraçar as novas ideias.
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6. Envolva os participantes na estratégia
Para fechar os pilares da estratégia do oceano azul está um passo bem relacionado com o anterior.
Para reduzir os riscos da inovação, é preciso incorporar a implantação das novidades nos processos da sua indústria.
Toda inovação vem acompanhada de riscos e incertezas, é por isso que é preciso motivar e conquistar a confiança de todos os participantes do projeto.
Para inaugurar a sua estratégia do oceano azul é preciso uma equipe alinhada para executar todos os passos com a coragem necessária.
Por que você está ignorando a ferramenta de vendas mais poderosa do mundo?
Guilherme Dias – Diretor de Comunicação e Marketing da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG)
Eu vejo todos os dias o anunciante separando seus R$ 10.000,00 pra fazer uma campanha no rádio, R$ 3.000,00 para sair em uma revista local, pelo menos R$ 9.000,00 para fazer uns 3 pontos de mídia exterior, mas na hora de tirar o escorpião do bolso pra comprar mídia online, qualquer “milão” é “caro demais”.
Eu sinceramente não sei de onde veio este mito de que fazer anúncios na internet merece menos atenção financeira do que outros meios. A lógica deveria ser justamente a inversa.
Nenhum outro tipo de mídia retém tanta atenção do público comprador como na internet.
O Brasil é o terceiro país do mundo onde as pessoas mais ficam conectadas, passando mais de 10 horas por dia online (DEZ HORAS POR DIA!).
Ficamos atrás apenas de África do Sul e Filipinas.
Qual outra mídia prende a atenção das pessoas por DEZ HORAS?
Qual outra mídia pode colocar sua marca literalmente na mão do seu cliente ideal?
Qual outra mídia pode colocar sua marca na mão do seu cliente no EXATO momento que ele está propenso a fazer uma compra?
Qual outra mídia pode rastrear, seguir o seu cliente de acordo com os hábitos de consumo dele?
Qual outra mídia pode segmentar um anúncio de acordo com os interesses, medos, desejos, ações, intenções…
Qual outra mídia pode oferecer um contato com seu cliente ideal 24 horas por dia, 7 dias por semana?
Absolutamente nenhuma além da internet.
E agora, me conta…qual o motivo da internet receber menos investimento comparado à mídia tradicional?
Marketing Digital é barato, mas não é de graça.
Vamos fazer uma conta de padaria:
Quanto custa imprimir 1.000 flyers (folhetos) e distribuir no sinal?
Papel couchè brilho 90g 4×4 cores, em gráfica de internet (qualidade bem meia boca), com frete sai em torno de R$ 250,00.
Para a distribuição, você não vai encontrar quem faça por menos de R$ 70 a diária.
Você não tem a garantia de entrega. Já ví muito “panfleteiro” jogando metade do material no bueiro, ou entregando 2 de uma vez só em cada carro. Mas vamos tirar essa margem da conta.
Estamos falando de R$ 320 para 1 mil impactos.
Hoje estava otimizando uma campanha de Instagram, da minha conta pessoal, e o meu CPM (custo por mil impressões) estava girando em torno de R$ 5,51.
Ou seja cerca de 1,72% do valor de uma ação de rua com flyer.
Essa lógica pode ser aplicada a qualquer meio de comunicação tradicional, seja rádio, tv, outdoor, busdoor…
E a conta também deve ser levada em consideração além dos anúncios de Google, LinekedIN, Facebook, Instagram e TikTok.
Banners em portais e publieditoriais, este último ainda pouco explorado por pequenos e médios anunciantes, também apresentam números disparados na frente do marketing tradicional.
Então, quando você se perguntar se está tendo ou não resultados com mídia online, pense nessa continha.
Marketing digital, em comparação, é barato sim, mas será que você deveria deixar a menor faixa de verba do seu orçamento de marketing para o meio de vendas MAIS PODEROSO QUE EXISTE?
Deixo a reflexão.
Preferências de Publicidade e Propaganda
Moysés Peruhype Carlech – Fábio Maciel – Mercado Pago
Você empresário, quando pensa e necessita de fazer algum anúncio para divulgar a sua empresa, um produto ou fazer uma promoção, qual ou quais veículos de propaganda você tem preferência?
Na minha região do Vale do Aço, percebo que a grande preferência das empresas para as suas propagandas é preferencialmente o rádio e outros meios como outdoors, jornais e revistas de pouca procura.
Vantagens da Propaganda no Rádio Offline
Em tempos de internet é normal se perguntar se propaganda em rádio funciona, mas por mais curioso que isso possa parecer para você, essa ainda é uma ferramenta de publicidade eficaz para alguns públicos.
É claro que não se escuta rádio como há alguns anos atrás, mas ainda existe sim um grande público fiel a esse setor. Se o seu serviço ou produto tiver como alvo essas pessoas, fazer uma propaganda em rádio funciona bem demais!
De nada adianta fazer um comercial e esperar que no dia seguinte suas vendas tripliquem. Você precisa ter um objetivo bem definido e entender que este é um processo de médio e longo prazo. Ou seja, você precisará entrar na mente das pessoas de forma positiva para, depois sim, concretizar suas vendas.
Desvantagens da Propaganda no Rádio Offline
Ao contrário da televisão, não há elementos visuais no rádio, o que costuma ser considerado uma das maiores desvantagens da propaganda no rádio. Frequentemente, os rádios também são usados como ruído de fundo, e os ouvintes nem sempre prestam atenção aos anúncios. Eles também podem mudar de estação quando houver anúncios. Além disso, o ouvinte geralmente não consegue voltar a um anúncio de rádio e ouvi-lo quando quiser. Certos intervalos de tempo também são mais eficazes ao usar publicidade de rádio, mas normalmente há um número limitado,
A propaganda na rádio pode variar muito de rádio para rádio e cidade para cidade. Na minha cidade de Ipatinga por exemplo uma campanha de marketing que dure o mês todo pode custar em média 3-4 mil reais por mês.
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO
TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!
A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.