REGULAMENTO DE SELEÇÃO – LIDERANÇAS REGIONAIS 2023
O Programa Transforma Minas
Um governo efetivo e capaz de entregar serviços públicos de qualidade à população depende de profissionais de alto desempenho, motivados e capacitados para encarar os desafios técnicos, gerenciais e políticos, além de serem capazes de entregar resultados. Contratar as pessoas ideais para os cargos disponíveis, e no momento certo, é a melhor forma de otimizar o uso dos recursos públicos e atender ao cidadão com serviços públicos que apoiem e melhorem o seu dia a dia.
Em resposta a esse diagnóstico, surge o Programa Transforma Minas, com três frentes de atuação: atração e, seleção, desenvolvimento e desempenho e engajamento de profissionais para a administração pública do Estado.
O objetivo do programa é assegurar que os profissionais que compõem os quadros de alto escalão do Governo estejam aptos a enfrentar os grandes desafios que um estado com mais de 20 milhões de habitantes possui.
As seleções são realizadas por mérito, com base em um processo justo e aberto, por meio da divulgação pública de todas as oportunidades e etapas, além da possibilidade de participação de profissionais de todos os setores, desde servidores públicos até profissionais da iniciativa privada ou do terceiro setor.
As etapas de seleção variam para cada processo seletivo, podendo contemplar análise curricular, teste de perfil, entrevista por competência, entrevista com especialista e entrevista final.
Além de promover a atração e a seleção de profissionais de alto desempenho, o Programa Transforma Minas avança com o desenvolvimento e desempenho do profissional selecionado.
Tais etapas de desenvolvimento e desempenho contam com a parceria da Fundação João Pinheiro e são estruturadas em dois grandes programas: o Programa de Desenvolvimento de Lideranças – PDL/MG, voltados para o segundo nível hierárquico do governo e o Programa de Desenvolvimento das Lideranças Regionais – PDLR/MG, formatado para as lideranças regionais selecionadas pelo Programa Transforma Minas. O PDL/MG e de PDLR/MG buscam valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança, entre elas orientação para resultados, resiliência diante de desafios, engajamento de pessoas, comunicação, entre outras e acompanhar as entregas das lideranças participantes dos Programas.O que é inovador no Transforma Minas? Envolvimento dos Secretários de Estado na execução do programa.
Para criar um ambiente no qual todos desenvolvam suas potencialidades e trabalhem em conjunto para melhorar os serviços oferecidos à população, é necessário criar uma harmonia entre os profissionais públicos da secretaria e os secretários de Estado. Assim, o processo de avaliação das competências deve incluir uma análise da habilidade do candidato em trabalhar de forma efetiva em parceria com os atuais ou futuros secretários de Estado – como ocorre em qualquer ambiente profissional. Um equilíbrio prudente entre confiança e competência é importante para assegurar uma dinâmica entre a equipe na composição de quadros de alto desempenho do serviço público e possibilitar que projetos e pautas do governo sejam executados.Quais são as inspirações do programa?O que significa Gestão por Competências?
McClelland (1973), psicólogo americano e autor da publicação Testing for competence rather than intelligence, define o que significa competência.
Competência: conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que credenciam um profissional para o desempenho efetivo de uma tarefa específica.
Conhecimento
Saber o que fazer,
conhecimento formal
Habilidade
Saber como fazer,
experiência prática
Atitude
Querer fazer,
Disposição comportamental E por que isso importa para o Transforma Minas?Inspiração internacional: O Sistema de Alta Direção Pública do Chile
O Sistema de Alta Direção Pública (SADP) (https://www.serviciocivil.cl/sistema-de-alta-direccion-publica-2/) é o modelo de gestão de altos cargos da administração pública chilena – responsável pelas políticas de atração, seleção e desenvolvimento de dirigentes públicos no país. O sistema é implementado pela Direção Nacional de Serviço Civil, um órgão autônomo vinculado ao Ministério da Fazenda, e é considerado uma das reformas mais relevantes e exitosas do processo chileno de reforma e modernização do Estado. O objetivo do SADP é fazer com que as instituições públicas chilenas contem com profissionais que apresentem comprovada capacidade de gestão e liderança para execução efetiva das políticas públicas definidas por autoridades políticas.
Criado em 2003, graças a um acordo político-legislativo entre governo e oposição, o sistema foi ampliado de maneira progressiva. Hoje é responsável pela seleção de mais de 1500 dos cargos mais relevantes da administração pública do país. Com mais de 15 anos de aperfeiçoamento, o sistema é considerado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como uma das melhores práticas de reforma da gestão de pessoas no setor público em todo o mundo.