Lideranças empresariais revelam o que pensam sobre Personal Branding

Karen Novochadlo

 Apostar no alinhamento da marca pessoal dos colaboradores com a marca corporativa é uma estratégia de crescimento de mercado, válido tanto para a carreira de um profissional, quanto para os negócios empresariais. Assunto é tema de livro inédito publicado recentemente no Brasil: Personal Branding nas Empresas – Como valorizar a empresa posicionando suas pessoas-chave.

Profissionais necessitam entregar valor, saber projetar “o seu valor” e diferenciais se posicionando adequadamente no mercado, com uma imagem condizente com suas posições nas organizações, para manterem-se competitivos e elevar seu nível de empregabilidade. Do outro lado, as organizações buscam otimização de processos, atração e retenção dos melhores talentos e aumento da lucratividade e do valor de sua marca. O trabalho de gerenciamento da marca pessoal se chama Personal Branding (PB), metodologia que tem auxiliado profissionais de diversos segmentos pelo mundo a se posicionarem adequadamente (dentro e fora de suas organizações) objetivando mais resultados para suas carreiras e para os negócios das empresas em que trabalham.

Recentemente, foi lançado no Brasil o livro “Personal Branding nas Empresas – Como valorizar a empresa posicionando suas pessoas-chave”, que traz o Personal Branding aplicado às corporações. A publicação foi escrita em parceria pela brasileira Daniela Viek e os italianos Luigi Centenaro e Silvia Zanella. Daniela Viek é especialista em Personal Branding, com 19 anos de carreira, e tem sólida atuação internacional na área. A obra faz um balanço da aplicação da Marca Pessoal na empresa, ilustrando as vantagens para as organizações, figuras gerenciais e profissionais envolvidos e o alinhamento entre as marcas pessoais e a marca corporativa, como este processo deve acontecer.

Uma agenda de lançamentos presenciais da obra será realizada pelo Brasil com noite de autógrafos em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro nos próximos meses, assim como, na sequência, na Europa. O livro também já está disponível em formato impresso, digital e epub (kindle) através do site oficial personalbrandingnasempresas.com, e nos principais marketplaces brasileiros como Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre, Submarino, Casa Bahia e Americanas.com entre outros, também disponível nos EUA na Barnes & Noble’s online.

Entrevistamos uma série de líderes para saber o que pensam sobre Personal Branding e como a gestão das marcas pessoais influenciam em empresas.

Claudia Lemos – LDI Consulting

Claudia Lemos tem mais de 20 anos de experiência na área de RH, como executiva da área em empresas multinacionais de diversos ramos de negócio, tanto no Brasil, como em países como Chile e Argentina. Com a experiência e expertise em desenvolvimento do capital humano e em desenvolvimento organizacional,criou a LDI Consulting que atua tanto na área corporativa, abrangendo todas as áreas de RH, como também em desenvolvimento de carreira e Personal Branding (PB) para clientes individuais.

Importância do Personal Branding em cargos de liderança

A importância do PB para a liderança é a chave para que a empresa cumpra a promessa que faz ao cliente, através da definição de que liderança precisa para atingir os resultados que cumpram o que promete. Através da definição do Leadership Branding, a empresa deixa claro, além dos resultados que precisa atingir, como quer atingi-los e que valores quer que sua liderança siga.

Favorecer um profissional em sua carreira

O PB é tomar conta de sua marca pessoal e ser o protagonista de sua carreira e sua reputação. Ser dono da narrativa sobre ele e seguir o que prega sendo genuíno e com isso se diferenciando. Uma marca pessoal bem trabalhada foca o profissional no que importa em sua carreira, e atrai o tipo de pessoas que ele precisa e com quem quer conviver e abre um leque de oportunidades.

Promoções e resultados financeiros na carreira

Ter o domínio e gerenciamento de sua marca proporciona ao profissional traçar planos baseados no que ele deseja profissionalmente e no que acredita, passando uma imagem real e verdadeira e aprimorando os pontos que precisa desenvolver. Com isso, a possibilidade de se tornar atraente para o mercado e os benefícios para sua carreira são muitos. A responsabilidade pela carreira é do profissional e o PB o ajuda a definir uma estratégia para ir em busca disso.

Contribuição do PB ao Planejamento Estratégico da Corporação

A organização tem o desafio de colocar o líder certo no lugar certo e o PB, através do que eu chamo de Leadership Branding, pode definir estrategicamente como atrair e desenvolver essa liderança que vai trazer os resultados esperados, desenvolver pessoas que vão perpetuar o negócio e fazê-lo crescer.

Influência do PB na percepção da imagem corporativa

Eu acredito que o PB influencia diretamente a imagem corporativa e a organização pode e deve estabelecer seu Leadership Branding de maneira a ter líderes que realmente representem a marca organizacional e tragam os resultados esperados. O PB aplicado ao Talent Management se torna uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de talentos e de definição do futuro da empresa.

Yunare Marinho Targino – M. Dias Branco

Yunare Marinho Targino é gerente corporativo de processos industriais na M. Dias Branco,, com mais de 30 anos de carreira. É cidadão luso-brasileiro, com mestrado em Concepção, Mecânica e Meio Ambiente na França. Também é coautor do livro “Desenvolvendo Organizações: Uma Abordagem Transpessoal” e autor do livro “Alto Desempenho com Propósito Protagonizando a Alta Performance”. Desde 1998, desenvolve e aplica metodologias TPM, WCM, LEAN para excelência das organizações através da melhoria contínua no Brasil e Europa. A M. Dias, líder nacional na produção de massas e biscoitos, tem 17 indústrias ou complexos industriais. São 28 centros de distribuição, estrategicamente instalados em diferentes estados. A marca está presente em todo o Brasil e exporta para mais de 40 países.

Importância do Personal Branding em cargos de liderança

O PB possibilita, fortalece e promove o protagonismo pessoal e profissional através do propósito pessoal conectado ao negócio.

Favorecer um profissional em sua carreira

Entendo que é uma jornada de autoconhecimento através aplicação de ferramentas (identidade, imagem, reputação) e os estímulos durante o processo de Personal Branding, que nos fazem identificar, conectar com os nossos desafios e assegurar ações para nossa carreira.

Promoções e resultados financeiros na carreira

Sempre que conectamos nossos propósitos pessoais e profissionais com a estratégica do negócio onde estamos inseridos, esta engrenagem e processo possibilita um efeito: crescimento na carreira.

Contribuição ao Planejamento Estratégico da Corporação

Fortalecendo o propósito (proposta) da estratégia da corporação com as pessoas (talentos) que fazem as organizações crescerem.

Influência do PB na percepção da imagem corporativa

As pessoas empoderadas e conectadas no pensamento (racional), sensações (desejos), traduzem em ações (trabalhos) tangentes a nossa imagem = orgulho de pertencer.

Definição de marca pessoal

A sua imagem conectada com a sua missão e valores = propósito

André Streppel – WK JobHub

André Streppel foi velejador profissional até os 26 anos de idade, conquistou títulos como campeão brasileiro, sul-americano, vice-campeão mundial. Foi integrante da equipe olímpica do Brasil. Publicou o livro “Uma Vida de Futuro”, em que conta os aprendizados no esporte. Atua na área de RH para tecnologia há 15 anos. Atualmente, é CEO da WK JobHub, uma consultoria de RH para a área de Tecnologia.

A empresa completa dez anos este ano e emprega 60 profissionais 100% dedicados. Atua em oito estados brasileiros e Portugal, além de ter em sua cartela clientes nos EUA. A sede da empresa fica em um dos maiores centros de inovação do Brasil, o Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

Importância do Personal Branding em cargos de liderança

 A grande vantagem do PB para uma liderança dentro de uma organização é o líder ter controle do que ele está comunicando à empresa. Não apenas verbalmente, mas com suas ações e imagem. Com o PB o líder consegue medir os efeitos das suas ações e ter mais gestão sobre a sua função. Fora que, um líder atento aos PB, é naturalmente alguém que se preocupa com o seu próprio desenvolvimento, então as chances de sucesso na carreira são muito maiores.

Favorecer um profissional em sua carreira

Muitas vezes um profissional tem diversas qualidades que o mercado precisa, mas que o profissional não sabe de que forma mostrar. Eventualmente, ele nem reconhece certas habilidades/qualidades em si próprio. O profissional que passa pelo processo de PB, aprende muito sobre si, enxerga o que ele tem a agregar ao mercado de forma mais estratégica e desenvolve metodologias para oferecer ao mercado as qualidades que ele possui.

Promoções e resultados financeiros

Uma empresa é o somatório de todos que trabalham nela. Se juntarmos apenas as habilidades que a empresa enxerga como necessárias, criamos um limitador para o profissional. Com o PB, o profissional tem maior capacidade de trazer para a empresa seus conhecimentos e habilidades que podem agregar muito valor ao negócio. O PB gera mais visibilidade para o profissional e como aquela máxima diz “quem não é visto, não é lembrado”. Então as possibilidades aumentam muito para quem dá atenção à sua marca pessoal.

Contribuição ao Planejamento Estratégico da Corporação

Todas as ações criadas em um planejamento estratégico passam por pessoas (funcionários). E são estas pessoas que precisam mostrar ao mercado o valor que possuem, para então ter maior facilidade de atingir os objetivos estratégicos da empresa. Por exemplo: em 2022 uma colaboradora da WK JobHub virou sócia da empresa e se mudou para Portugal para ampliar nossa participação naquele mercado. É muito importante ela conseguir traduzir suas ações/conhecimento/experiência em valor para aquele mercado, para que o objetivo estratégico da WK JobHub seja concluído com sucesso.

Influência do PB na percepção da imagem corporativa

Tenho consciência de que o somatório da imagem de cada colaborador é imensamente maior e mais potente que a imagem da empresa. Por isso é muito importante ter na equipe profissionais com valores similares aos da empresa. Com ideias, pensamento e formação diversos também, mas valores são inegociáveis.

Definição de Marca Pessoal?

Marca pessoal é composta por toda a mensagem que uma pessoa transmite. Isso inclui imagem pessoal, imagem online, atitudes, características, opiniões, história e tudo mais que gera alguma conexão com a percepção que o mercado tem do profissional (até uma curtida em uma foto gera percepção sobre alguém). A marca pessoal precisa ser planejada e gerenciada constantemente.

Sérgio Lenzi – K&L Laboratórios de Metrologia

Sérgio Lenzi é especialista em Metrologia, com 44 anos de experiência, engenheiro industrial e pós em Gestão de Negócios. É referência nacional em Metrologia. Tem e concluídas e em andamento várias patentes registradas na área. Tem uma pequena ONG, cujo foco é auxiliar orfanatos e asilos. Criou a K&L Laboratórios de Metrologia, que é uma empresa especializada em Metrologia no Brasil, realizando serviços de manutenção, calibração e ensaios em instrumentos de medição.

Importância do Personal Branding em cargos de liderança

Para mim, ao investir em PB, o resultado é uma melhora no foco, atitude. A tomada de decisão se torna mais fácil, sem dar justificativas ou se sentir culpado e com maior tranquilidade.

Influência do PB na percepção da imagem corporativa

Acredito que influencia muito. A sociedade e pessoas de negócios observam suas ações e atitudes para gerar confiabilidade, respeito e assim proporcionar relação ou negócios.

Definição de Marca Pessoal

Você se apresenta para seu público-alvo, pessoal ou negócios, onde obtenha resultados gerados pela expectativa das pessoas ou superá-las em todos os aspectos. Assim você sempre será referência.

Sobre o Personal Branding

O Personal Branding é uma área que completa 26 anos em 2023. O conceito criado nos EUA tem crescido em todo o mundo. Cada vez mais empresas, universidades, editoras, associações, imprensa e profissionais de diversos segmentos de mercado têm dado importância ao tema, abrindo oportunidades, expandindo as discussões e práticas, e como, os resultados têm impactado carreiras e negócios pelo Brasil e mundo.

O Personal Branding trabalha a identidade, a imagem e a reputação, tripé essencial para a gestão de qualquer profissional, inclusive dentro das organizações, onde trabalha-se o alinhamento da marca pessoal com a marca corporativa.

Os autores do livro – Personal Branding nas Empresas – Como valorizar a empresa posicionando suas pessoas-chave

Daniela Viek – Um dos principais nomes do mercado do Personal Branding. Relações Públicas, especialista em Marketing, Comunicação Corporativa e Personal Branding com formações nos EUA e Europa. Sócia-fundadora da Youbrand.Company, empresa com clientes e casos de sucesso em mais de 20 países.

Luigi Centenaro – Sócio-diretor e fundador da BigName.pro, especialista em inovação de pessoas e equipes, Luigi atua como instrutor e palestrante em Personal Branding e Inovação Profissional. Autor e curador de várias publicações sobre Personal Branding e desenvolvedor líder do Personal Branding Canvas incluído no Career Innovation Toolkit.

Silvia Zanella – Silvia visa projetar um futuro de trabalho que funcione para todos. Ela é uma gestora internacional focada em Employer Branding e Employee Experience Leader. É palestrante e autora de vários livros, premiada como “Linkedin Top Voice” no campo do trabalho.

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Assim, com inovação e resiliência, fomos em busca das mudanças necessárias, testamos, erramos, adquirimos conhecimento, desenhamos estratégias que deram certo para atingirmos o sucesso, mas nada disso valeria se não pudéssemos compartilhar com vocês essa fórmula.

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