Ana Julia Guimarães – StartSe

O empresário – que já disse não gostar de cerveja – adquiriu 3,76% da Heineken. Entenda possíveis motivações!

Mesmo não sendo um grande fã de cerveja, Bill Gates, o sexto homem mais rico do mundo, comprou ações da Heineken Holding NV no valor de US$ 902 milhões (R$ 4,6 bilhões) — o que significa que ele possui agora 3,76% da companhia.

A Autoridade de Mercados Financeiros da Holanda (AFM) informou que 6,65 milhões de ações foram compradas por Bill Gates, pessoa física, e 4,18 milhões foram adquiridas pela Bill & Melinda Gates Foundation Trust, organização filantrópica

Na quarta-feira (22/02), as ações da cervejaria fecharam em alta de 1,51%, cotadas a US$ 104,59

AQUISIÇÃO BILIONÁRIA: COMO ISSO FOI POSSÍVEL?

A aquisição dos títulos ocorreu no mesmo dia em que a Femsa, engarrafadora mexicana da Coca-Cola, desfez sua posse de quase 18 milhões de ações da Heineken, representando 6,24% da corporação.

Heineken (Fonte: divulgação)

O QUE INCENTIVOU O INVESTIMENTO BILIONÁRIO?

A Fundação Bill & Melinda Gates, ainda não comentaram sobre o assunto, mas existem 5 motivos que, com certeza, despertaram o olhar do bilionário. Confira:

1- A Heineken é uma das cervejarias mais conhecidas do mundo, com presença em mais de 170 países

2- É a segunda maior cervejaria do mundo, atrás apenas da Ambev

3- A empresa é conhecida por sua cerveja de mesmo nome, que é produzida desde 1873, mas também possui outras cervejas, como Amstel, Desperados e Sol

4- A Heineken tem sido pioneira na inovação e no marketing de suas marcas

5- A cervejeira emprega mais de 85 mil funcionários

OUTRO INVESTIMENTO DE BILL GATES

Apesar da maior parte do patrimônio do bilionário vir dos seus empreendimentos em tecnologia, principalmente da gigante Microsoft, o empresário também possui outros investimentos que não tem nada a ver com a big tech – e um grande exemplo disso é a sua presença no agro.

Bill Gates é o maior proprietário de terras rurais dos EUA. Ele tem mais de 100 mil hectares, localizados principalmente nos estados de Louisiana, Arkansas, Nebraska e Arizona. Segundo ele, o objetivo principal com as propriedades é o desenvolvimento tecnológico de sementes e biocombustíveis, para erradicação da fome na África e redução do desmatamento.

Entenda mais aqui: Rei do Agro? O lado de Bill Gates que você provavelmente não conhecia

POR QUE IMPORTA?

Bill Gates fundou uma das maiores empresas de tecnologia do mundo e, mesmo assim, não restringiu todo o seu portfólio de investimentos à ela. O motivo? Existem outros setores que são promissores e que podem alavancar ou complementar seus negócios – uma grande lição que vale para a sua empresa. Se você está passando por uma situação difícil na sua organização, vale avaliar uma mudança de rumo, e quem sabe, ampliar o escopo dos seus produtos (de forma estratégica, claro), e não se fechar as possíveis oportunidades de mercado.

COMO DEVEM SER OS PARCEIROS NOS NEGÓCIOS

“Parceiros chegam de várias formas. Se juntam por diferentes motivos”.

Eu sei, é clichê, rss. E se a frase fosse minha eu acrescentaria: “O que eles tem em comum é o fato de acreditarem no que nós acreditamos”.

Parceria é a arte de administrar conflitos de interesses e conexões de interesses, visando resultados benéficos para ambas as empresas”.

É por isso que eu costumo comparar parceria com casamento. Quem é casado sabe que administrar conflitos é fundamental para ambos terem resultados nessa aliança.

Assim como no casamento, o parceiro não precisa ser igual a nós, mas tem que ter o nosso ‘jeitão’! Nas parcerias eu defendo que o parceiro precisa ter o DNA de inovação, a inquietude pra sair da zona de conforto e uma preocupação muito grande com o cliente, não apenas no discurso, mas na prática. É claro que no processo de análise do possível parceiro, nós avaliamos o potencial financeiro e de escala da aliança, a estrutura e o tamanho da empresa. Mas, tem um fator humano que não pode ser desconsiderado, já que empresas são, na sua essência, pessoas. É por isso, que normalmente, os parceiros   são empresas formadas por pessoas do bem, pessoas com propósito, que tem tanto o caráter quanto a lealdade de continuar de mãos dadas, mesmo nos momentos mais difíceis. É como um casamento mesmo!

É importante também que os parceiros tenham know how e competências complementares, que potencializem nossas fragilidades e deem mais peso aos nossos pontos fortes. E como eu acredito que o primeiro approach de uma boa parceria acontece no plano humano (onde existe emoção), e não no corporativo, eu gosto muito da histórica da parceria entre Steve Jobs Steve Wozniak. Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Jobs viu o potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou:

“Eu só estava fazendo algo em que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas boas, às vezes ele dizia: ‘Nós podemos vender isso’. E nós vendíamos mesmo. Ele estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo pensando: ‘Como eu posso mudar o mundo?’”.

Por que essa parceria deu certo? Habilidades e competências complementares.

As habilidades técnicas de Woz juntamente com a visão de Jobs fizeram dos dois a parceria perfeita nos negócios.

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