Virgilio Marques do Santos, CEO da FM2S Educação e Consultoria

Por que nossa empresa não fatura R$ 10 milhões por mês, ainda? Por que tivemos um incidente na fábrica? E a implantação da NR 12, por que está atrasada? Como você pagou a conta em duplicidade? E aquele fornecedor, por que não temos qualidade assegurada funcionando? Como vamos alcançar 1 milhão de clientes este mês?

Se você já foi arguido dessa forma, gostaria de perguntar: como foi sua resposta? Disse a verdade, ventilou uma hipótese sem muito rigor ou inventou uma desculpa só para encerrar a discussão?

Aposto que já experimentou as três abordagens, mas a mais sincera seria falar a verdade, que geralmente é: não sei.

Por que eu não vendi mais? Porque eu não tinha o conhecimento necessário para isso. Ou, então, porque eu não priorizei essa demanda. Como eu ainda acredito nas pessoas, acho impossível um time de vendas dominar o conhecimento para alcançar sua meta e não fazê-lo só de sacanagem. O mesmo vale para qualquer setor ou área dentro da empresa.

Se pudéssemos ser sinceros nas reuniões de resultados, teríamos muito mais chances de alcançar nossa meta. Ou adequar nossa meta para um patamar real, dado o conhecimento atual do processo. Seria bom explicar que, para alcançar o número solicitado, precisaríamos rodar mais ciclo PDSAs para com eles, testarmos nossas hipóteses sobre os principais obstáculos que estamos enfrentando e, com isso, avançar.           

Que tal um exemplo?

Se você é da área contábil ou administrativa, é provável que já tenha se deparado com projetos para reduzir o tempo de fechamento contábil. Todo mês, é importante que a empresa calcule o mais rápido possível o seu resultado para dar à liderança a capacidade de atuar e ajustar o seu rumo. Saber que o resultado foi negativo na primeira semana do mês seguinte dará mais espaço para recuperação do que apenas na segunda ou terceira. Muitas vezes, 2 semanas não são suficientes para impedir que o resultado ruim ocorra novamente no mês seguinte.

Posto isso, me teletransporto no tempo e espaço e vou até Niterói, 2016. Naquele ano, a empresa estava engatinhando, ainda, e os projetos de consultoria eram mais relevantes do que a área de educação. E foi nesse modelo de negócios que resolvi ajudar um ex-aluno e, porque não dizer, amigo, a resolver seu desafio de fechamento contábil.

Ao chegar lá, descobri que a empresa não era grande, pois se tratava de uma subsidiária de uma multinacional americana que prestava serviços ao setor de petróleo e gás. Com 1.000 funcionários ao redor do mundo, a operação brasileira possuía cerca de 150. No início do projeto, o fechamento ocorria em quase 15 dias. E, assim, o tempo para corrigir o rumo era bem exíguo.

Para mudar a realidade, definimos a meta do projeto: fechar em 5 dias. Por que não era possível fechar o resultado neste prazo? Começou-se, assim, a investigação. A primeira coisa que fizemos foi o mapeamento dos processos, para adquirir o conhecimento de como o fechamento acontecia na prática. Não bastava o achismo ou a percepção de que havia pouca vontade; era preciso entender, realmente. E uma sequência de mais de 20 processos foi analisada por meio de nossos macro mapeamentos.

Para quem é da área, utilizamos SIPOCs que mapeiam, de forma macro, tudo o que o processo entrega, seus clientes, insumos, fornecedores e as suas 5 principais etapas. Tal ferramenta bastou para localizarmos as desconexões entre as áreas.

Pela primeira vez, ficava claro o porquê dos 15 dias e não dos 5. Em seguida, lançamos mão das análises de desconexões e identificamos uma série de informações que precisávamos para o fechamento, mas que sempre eram entregues fora do prazo.

Foram muitas, mas para fins de exemplificação, cito a comissão dos vendedores. Essa era fechada ao final do mês e aguardava-se até o quinto dia útil para confirmar todos os pedidos realizados. Era impossível desconsiderar a última semana, pois era o momento em que as vendas aconteciam.

Ao propormos a retirada desse período da conta, uma enxurrada de críticas e ameaças. Vendedores prometiam se demitir, caso a comissão do mês não fosse considerada.

O que fazer, neste caso?

Adquirir o conhecimento de como outras empresas haviam resolvido o mesmo problema, afinal, não éramos os únicos. Pesquisando, identificamos que as demais tinham mudado a data base para o cálculo. Ao invés de fechar no dia 5, fechavam no dia 20. Mas como assim? Simples, ao invés do mês começar no dia 1º e encerrar-se no 30, começava no dia 20 e fechava no 19. Um mês pode ser encarado como um período de 30 dias e, assim, o impacto ocorreu apenas no primeiro mês, levando a uma aceitação dos vendedores da mudança proposta.

Ao final de 6 meses, o projeto alcançou o status de melhor prática global. A filial brasileira, sempre complicada, passou a fechar o resultado em apenas 2 dias após o fechamento do mês. Mágica? Não, apenas método, sinceridade e conhecimento novo.

Portanto, sempre que alguém perguntar a causa pela qual um processo não entrega um determinado resultado, a resposta deve ser: não sei. E, se quiser usar de uma citação, todo processo entrega o resultado para o qual ele foi feito. Nenhum processo é sacana.

A STARTUP VALEON OFERECE SEUS SERVIÇOS AOS EMPRESÁRIOS DO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

A Startup Valeon, um site marketplace de Ipatinga-MG, que faz divulgação de todas as empresas da região do Vale do Aço, chama a atenção para as seguintes questões:

• O comércio eletrônico vendeu mais de 260 bilhões em 2021 e superou pela primeira vez os shopping centers, que faturou mais de 175 bilhões.

• Estima-se que mais de 35 bilhões de vendas dos shoppings foram migradas

para o online, um sintoma da inadequação do canal ao crescimento digital.

• Ou seja, não existe mais a possibilidade de se trabalhar apenas no offline.

• É hora de migrar para o digital de maneira inteligente, estratégica e intensiva.

• Investir em sistemas inovadores permitirá que o seu negócio se expanda, seja através de mobilidade, geolocalização, comunicação, vendas, etc.

• Temas importantes para discussão dos Shoppings Centers e do Comércio em Geral:

a) Digitalização dos Lojistas;

b) Apoio aos lojistas;

c) Captura e gestão de dados;

d) Arquitetura de experiências;

e) Contribuição maior da área Mall e mídia;

f) Evolução do tenant mix;

g) Propósito, sustentabilidade, diversidade e inclusão;

h) O impacto do universo digital e das novas tecnologias no setor varejista;

i) Convergência do varejo físico e online;

j) Criação de ambientes flexíveis para atrair clientes mais jovens;

k) Aceleração de colaboração entre +varejistas e shoppings;

l) Incorporação da ideia de pontos de distribuição;

m) Surgimento de um cenário mais favorável ao investimento.

Vantagens competitivas da Startup Valeon:

• Toda Startup quando entra no mercado possui o sonho de se tornar rapidamente reconhecida e desenvolvida no seu ramo de atuação e a Startup Valeon não foge disso, fazem dois anos que estamos batalhando para conquistarmos esse mercado aqui do Vale do Aço.

• Essa ascensão fica mais fácil de ser alcançada quando podemos contar com apoio dos parceiros já consolidados no mercado e que estejam dispostos a investir na execução de nossas ideias e a escolha desses parceiros para nós está na preferência dos empresários aqui do Vale do Aço para os nossos serviços.

• Parcerias nesse sentido têm se tornado cada vez mais comuns, pois são capazes de proporcionar vantagens recíprocas aos envolvidos.

• A Startup Valeon é inovadora e focada em produzir soluções em tecnologia e estamos diariamente à procura do inédito.

• O Site desenvolvido pela Startup Valeon, focou nas necessidades do mercado e na falta de um Marketplace para resolver alguns problemas desse mercado e em especial viemos para ser mais um complemento na divulgação de suas Empresas e durante esses dois anos de nosso funcionamento procuramos preencher as lacunas do mercado com tecnologia, inovação com soluções tecnológicas que facilitam a rotina dessa grande empresa. Temos a missão de surpreender constantemente, antecipar tendências, inovar. Precisamos estar em constante evolução para nos manter alinhados com os desejos do consumidor. Por isso, pensamos em como fazer a diferença buscando estar sempre um passo à frente.

• Temos a plena certeza que estamos solucionando vários problemas de divulgação de suas empresas e bem como contribuindo com o seu faturamento através da nossa grande audiência e de muitos acessos ao site (https://valedoacoonline.com.br/) que completou ter mais de 100.000 acessos.

Provas de Benefícios que o nosso site produz e proporciona:

• Fazemos muito mais que aumentar as suas vendas com a utilização das nossas ferramentas de marketing;

• Atraímos visualmente mais clientes;

• Somos mais dinâmicos;

• Somos mais assertivos nas recomendações dos produtos e promoções;

• O nosso site é otimizado para aproveitar todos os visitantes;

• Proporcionamos aumento do tráfego orgânico.

• Fazemos vários investimentos em marketing como anúncios em buscadores, redes sociais e em várias publicidades online para impulsionar o potencial das lojas inscritas no nosso site e aumentar as suas vendas.

Proposta:

Nós da Startup Valeon, oferecemos para continuar a divulgação de suas Empresas na nossa máquina de vendas, continuando as atividades de divulgação e propaganda com preços bem competitivos, bem menores do que os valores propostos pelos nossos concorrentes offlines.

Pretendemos ainda, fazer uma página no site da Valeon para cada empresa contendo: fotos, endereços, produtos, promoções, endereços, telefone, WhatsApp, etc.

O site da Valeon é uma HOMENAGEM AO VALE DO AÇO e esperamos que seja também uma SURPRESA para os lojistas dessa nossa região do Vale do Aço.

VOCÊ CONHECE A ValeOn?

A MÁQUINA DE VENDAS ONLINE DO VALE DO AÇO

TEM TUDO QUE VOCÊ PRECISA!

A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.

A Startup Valeon um marketplace aqui do Vale do Aço volta a oferecer novamente os seus serviços de prestação de serviços de divulgação de suas empresas no nosso site que é uma Plataforma Comercial, o que aliás, já estamos fazendo há algum tempo, por nossa livre e espontânea vontade, e desejamos que essa parceria com a sua empresa seja oficializada.

A exemplo de outras empresas pelo país, elas estão levando para o ambiente virtual as suas lojas em operações que reúnem as melhores marcas do varejo e um mix de opções.

O objetivo desse projeto é facilitar esse relacionamento com o cliente, facilitando a compra virtual e oferecer mais um canal de compra, que se tornou ainda mais relevante após a pandemia.

Um dos pontos focais dessa nossa proposta é o lojista que pode tirar o máximo de possibilidade de venda por meio da nossa plataforma. A começar pela nossa taxa de remuneração da operação que é muito abaixo do valor praticado pelo mercado.

Vamos agora, enumerar uma série de vantagens competitivas que oferecemos na nossa Plataforma Comercial Valeon:

  • O Site Valeon é bem elaborado, com layout diferenciado e único, tem bom market fit que agrada ao mercado e aos clientes.
  • A Plataforma Valeon tem imagens diferenciadas com separação das lojas por categorias, com a descrição dos produtos e acesso ao site de cada loja, tudo isso numa vitrine virtual que possibilita a comunicação dos clientes com as lojas.
  • Não se trata da digitalização da compra nas lojas e sim trata-se da integração dos ambientes online e offline na jornada da compra.
  • No país, as lojas online, que também contam com lojas físicas, cresceram três vezes mais que as puramente virtuais e com relação às retiradas, estudos demonstram que 67% dos consumidores que compram online preferem retirar o produto em lojas físicas.
  • O número de visitantes do Site da Valeon (https://valedoacoonline.com.br/)  tem crescido exponencialmente, até o momento, temos mais de 165.000 visitantes e o site (https://valeonnoticias.com.br/) também nosso tem mais de 2.800.000 de visitantes.
  • O site Valeon oferece ao consumidor a oportunidade de comprar da sua loja favorita pelo smartphone ou computador, em casa, e ainda poder retirar ou receber o pedido com rapidez.
  • A Plataforma Comercial da Valeon difere dos outros marketplaces por oferecer além da exposição das empresas, seus produtos e promoções, tem outras formas de atrair a atenção dos internautas como: empresas, serviços, turismo, cinemas e diversão no Shopping, ofertas de produtos dos supermercados, revenda de veículos usados, notícias locais do Brasil e do Mundo, diversão de músicas, rádios e Gossip.

                                                                                                                                                                   Nós somos a mudança, não somos ainda uma empresa tradicional. Crescemos tantas vezes ao longo do ano, que mal conseguimos contar. Nossa história ainda é curta, mas sabemos que ela está apenas começando.

Afinal, espera-se tudo de uma startup que costuma triplicar seu crescimento, não é?

Colocamos todo esse potencial criativo para a decisão dos senhores donos das empresas e os consumidores.

E-Mail: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297

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