Desenvolvimento de equipes
Por
Rafael Mendes*


Uma coisa que todo gerente de vendas deseja é ter uma equipe de vendas incrível que tenha o melhor desempenho todos os dias. Essas dicas vão ajudar nesta tarefa.| Foto: Pavel Horak / Freepik.

Uma coisa que todo gerente de vendas deseja é ter uma equipe de vendas incrível que tenha o melhor desempenho todos os dias. No entanto, todos nós sabemos que nem sempre é o caso. Como você pode tornar isso possível?

Quer você trabalhe para uma pequena startup ou uma grande empresa, essas cinco dicas foram escritas para ajudar sua equipe de vendas a crescer. Seja você o chefe, gerente da área de marketing ou gerente de vendas, você pode começar a aplicá-las imediatamente. Vamos começar.

Como desenvolver uma equipe de vendas em cinco etapas fáceis:

1 – Orientar em vez de dar ordens

O erro número um que a maioria dos gerentes comete é dar ordens e mandar em seus funcionários. Embora tenha se mostrado claramente uma técnica ultrapassada, ela ainda é muito comum em muitas empresas e indústrias. No entanto, quando se trata de equipes de vendas, é uma maneira realmente terrível de ajudar os funcionários a crescer!

Por quê? Você não pode simplesmente dizer a alguém para fazer uma venda. Você precisa ensiná-lo e mostrar-lhe como. Sem ter as técnicas e habilidades certas, um novo vendedor não saberá nada sobre como fechar contratos. A melhor maneira de ajudar sua equipe de vendas a crescer é treinando seus membros, orientando-os durante todo o processo até que se tornem os melhores vendedores.

Há uma infinidade de maneiras de fazer isso – não apenas por meio de seu próprio estilo de gerenciamento, mas enviando funcionários a seminários de vendas, fornecendo treinamento interno, criando um programa de mentoring interno etc. Experimente algumas abordagens diferentes e veja o que funciona melhor.

2 – Ajude os profissionais de desempenho intermediário a se tornarem os de melhor desempenho

Seus funcionários de melhor desempenho já sabem como fazer o trabalho. Portanto, embora você possa tentar concentrar seus esforços neles, é provável que eles tenham descoberto o que funciona para eles e continuarão a melhorar cada vez mais à medida que implementam essas lições aprendidas.

A parte de sua equipe que realmente precisa de sua ajuda são os que possuem desempenho intermediário. Eles são o núcleo de sua equipe. Portanto, se você olhar apenas do ponto de vista prático, se a maioria de sua equipe melhorar, isso trará resultados muito maiores para a empresa.

3 – Use os de melhor desempenho para ajudar os de pior desempenho

Como você não terá tempo para ajudar a todos (e embora não estejamos dizendo que você não deve prestar atenção aos de pior desempenho), você tem tempo limitado e não poderá se concentrar em todos o tempo todo. Use sua equipe e a coloque para te ajudar na gestão do time!

Peça aos de melhor desempenho para orientar e treinar os de pior desempenho e veja como todos saem ganhando. Os melhores funcionários se sentirão positivos em relação ao seu trabalho e os beneficiados terão um treinador prático em sua própria equipe e poderão até construir relacionamentos de mentores. É uma vitória para todos!

4 – Use as ferramentas certas

Sua equipe de vendas só terá um desempenho tão bom quanto as ferramentas e os recursos de que dispõe. Embora parte disso seja o conhecimento e a orientação que você fornecerá, eles também precisarão das ferramentas certas para realizar seu trabalho mais rapidamente. Certifique-se de que eles tenham as ferramentas tecnológicas que os ajudarão a economizar tempo e trabalhar melhor.

5 – Ouça

Coloque-se à disposição de toda a sua equipe, em todos os momentos. Só porque recomendamos focar no vendedor intermediário, isso não significa que você deva ignorar seus melhores ou os que possuem piores desempenhos. Se os membros da equipe não se sentirem valorizados ou apreciados, com certeza o desempenho irá cair! Incentive os membros da sua equipe de vendas a procurá-lo com qualquer problema, fazer perguntas ou pedir conselhos. Uma porta aberta é a melhor política para manter a comunicação e evitar surpresas.

O que você acha? Se você tentar algum desses métodos, conte-nos como funcionou para você!

*Rafael Mendes é CEO da RP Trader.


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