Raiff Ramalho, desenvolvedor da Higlobe, fintech americana

Oportunidade de entrar em uma das áreas que mais cresce no mercado e possibilidade de ganhar em dólar tem atraído profissionais

De acordo com uma projeção da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil terá, de 2021 a 2025, uma demanda de 797 mil talentos na área de tecnologia, uma média de 159 profissionais por ano. Outro fator importante é a possibilidade de crescimento salarial, visto que o setor oferece remunerações entre R$13 mil e R$15 mil para desenvolvedores seniores, segundo a consultoria de gestão Fox Human Capital.

Grande parte dessa alta se deve à globalização das empresas pelo mundo todo, impulsionadas pela pandemia de Covid-19. A carreira abriga profissionais de Ciência da Computação, Sistemas da Informação, Engenharia de Infraestrutura e Rede ou Análise de Sistemas. Nem todas as empresas exigem uma formação mais técnica, mas os interessados devem se lembrar de que o setor está em constante mudança e requer muito estudo e especialização.

“Trabalhar com TI abre portas para várias oportunidades, inclusive fora do país, já que o setor está aquecido no mundo inteiro. É importante destacar que as empresas buscam profissionais preparados, isso será um diferencial em meio aos concorrentes”, conta Samyra Ramos, Marketing Specialist da Higlobe, fintech americana para transferência de pagamentos internacionais que ajuda freelancers e contratados de empresas americanas a receberem seus pagamentos em dólar.

Para Raiff Ramalho, desenvolvedor da Higlobe, a profissão deu a ele grandes oportunidades. “A área da programação me chamou atenção não só pela dinamicidade, mas também pelas diversas oportunidades para a minha carreira. Hoje trabalho para uma empresa americana, mas posso fazer isso do conforto da minha casa”, afirma.

Para quem estiver disposto a investir na área e se tornar um profissional de tecnologia da informação, Raiff destaca três dicas importantes:

1- Invista em qualificação – Todos os dias surgem novas tecnologias, e por isso é importante estar sempre atualizado com o que está acontecendo no mundo. Caso esteja começando na profissão, é importante praticar códigos e aprender tudo sobre a linguagem de programação com a qual está trabalhando. Além disso, fique atento às vagas disponíveis no mercado, muitas empresas buscam profissionais temporários e isso pode ajudar a ganhar experiência para conseguir melhores oportunidades no futuro.

2- Aprenda inglês – Embora o idioma não seja uma barreira no dia a dia da programação, saber falar inglês é um diferencial e pode ajudar muito na caminhada na tecnologia. A fluência no idioma acaba sendo um ponto de destaque para candidatos em empresas estrangeiras, além de haver muitos termos em inglês no cotidiano da profissão. Nos estudos também é uma vantagem, já que a maioria dos artigos acadêmicos e documentos técnicos está escrito em inglês. Sem falar nos eventos importantes do setor que, em sua maioria, são realizados exclusivamente em inglês.

3- Participe de comunidades online – como em todas as profissões o networking é muito importante para conhecer pessoas que pensam como você. Algumas plataformas como Stack Overflow, Coderwall e Hashnode fornecem comunidades e fóruns para perguntas, discussões e conselhos para desenvolvedores em todos os níveis.

UM MARKETPLACE DIGITAL IGUAL AO DA STARTUP VALEON PODE AJUDAR QUALQUER NEGÓCIO?

Moysés Peruhype Carlech e Fernanda – Jet.

Sim e podemos ajudar muito a alavancar as suas vendas e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado se forem utilizados os serviços da Startup Valeon e temos a certeza que vamos melhorar o seu posicionamento digital e utilizando uma boa estratégia comercial podemos trazer retorno financeiro para a grande maioria dos negócios das empresas da nossa região do Vale do Aço, afinal de contas, já atingimos a marca de mais de 100.000 acessos.

O sucesso do modelo dos marketplaces está expresso nos números registrados no último ano: o crescimento em 2020 chegou a 52%, acima dos 41% do segmento de e-commerce.

Essas informações foram apuradas pela E-bit/Nielsen, que também indica que o total de pedidos do marketplace chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73, 2 bilhões para o segmento.

A atenção recebida pelos “shoppings virtuais” tem razão de ser. São gerenciados por empresas que arcam com a parte operacional e, com isso, as lojas cadastradas podem se dedicar ao cuidado de suas páginas e às ofertas de produtos.

Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.

Outro fator importante é a possibilidade de ampliar seus pontos de interação com o cliente, o que atende ao comportamento omnichannel do público.

Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.

1- Otimização dos recursos

A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados.

Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado. Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.

Basta que o lojista negocie e pague a mensalidade do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, essas operações oferecem expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.

2- Alcance de clientes

Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um número maior de clientes.

Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e, com isso, é possível gerar um fluxo maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.

Além disso, esses “shoppings virtuais” , como o da Startup Valeon, não divide os custos de marketing  com os seus parceiros custeando ele próprio o processo de aquisição de clientes nas redes sociais.

3- Volume de dados

Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma e faz métricas diárias das consultas dos seus clientes.

Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.

Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.

4- Integração com outras ferramentas

Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários.

Porém, não existe essa limitação e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.

É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.

5- Aumento de vendas

Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.

Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas. É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços.

6- Diversificação de público

Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir.

Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.

Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.

Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.

Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios?

Marketplace e o crescimento das empresas

Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador.

Em 2020, o setor teve um crescimento de 41% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados em 2022, até em razão da aceleração do processo de transformação digital.

Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico. Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online.

Mas, para isso, é necessário utilizar um site como a da Startup Valeon que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.

O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado.

Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.

Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação.

Exemplo disso é a plataforma comercial da Startup Valeon, que tem suas páginas desenvolvidas justamente para conectar a sua loja aos principais consumidores do mercado.

Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace.

Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto. O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.

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By valeon