Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint

Até 2025,  aproximadamente 95% de todas as interações com clientes serão feitas através de canais suportados pela tecnologia de IA, segundo dados da Microsoft.

No texto abaixo, Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint, startup do grupo Magalu, destaca alguns exemplos de aplicação de IA no varejo online que vão melhorar a experiência de compra dos clientes, como vitrine de recomendação e busca inteligente.

Levantamento da Microsoft, aponta que até 2025, aproximadamente 95% de todas as interações com clientes serão feitas através de canais suportados pela tecnologia de IA

O uso da inteligência artificial já pode ser reconhecido em diversas áreas e segmentos diferentes, incluindo o e-commerce. O mercado online utiliza a tecnologia como estratégia para aumentar as vendas. É o que defende Rodrigo Schiavini, Diretor de Negócios da SmartHint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, pertencente ao grupo Magalu.

“Os lojistas devem se atentar e utilizar os recursos de inteligência artificial em todos os períodos do ano, especialmente naqueles que merecem uma atenção especial, não apenas em relação aos estoques abastecidos, mas para garantir uma infraestrutura adequada, que permita atrair consumidores e oferecer uma experiência de compra diferenciada, que faça o negócio se destacar da concorrência. Algoritmos inteligentes podem otimizar as estratégias de relacionamento com o cliente e a experiência de compra, aumentando a conversão e a fidelização”, ressalta o especialista.

Um levantamento da Microsoft, aponta que até 2025, aproximadamente 95% de todas as interações com clientes serão feitas através de canais suportados pela tecnologia de IA.

Pensando nisso, Schiavini traz alguns exemplos de aplicação de inteligência artificial no varejo online que vão melhorar a experiência de compra dos clientes:

Vitrines de recomendação autônomas

Esse é o mesmo recurso usado nos streamings como Netflix e Spotify, mas no e-commerce ele recebe o nome de vitrines inteligentes. Ao acessar uma loja virtual, o consumidor será atraído por uma “vitrine” que destaca ofertas e produtos alinhados aos seus interesses e aos interesses do lojista, incluindo lançamentos e promoções como “compre junto”. Essa personalização é automatizada pela inteligência artificial e ajuda na conversão de mais vendas.

Busca inteligente

Um sistema de busca eficiente também contribui para o sucesso das vendas. Os que usam inteligência artificial são chamados de busca inteligente e facilitam a navegação do consumidor, tornando a experiência de compra mais simples e agradável. No caso da SmartHint, por exemplo, além da busca, o sistema faz recomendação proativa de produtos e traz recursos como:

Busca por voz – a pesquisa fica ainda mais simples. Basta que o cliente clique no microfone e fale o que está procurando.

Busca por imagem – o consumidor mostra ou tira uma foto do produto desejado e a inteligência artificial faz o reconhecimento de imagem, mostrando resultados iguais ou semelhantes.

Recuperação de carrinho

Assim como nos exemplos anteriores, aqui a automação e a personalização se destacam. Ao identificar um carrinho abandonado, a inteligência artificial usa dados do cliente, informações do seu perfil de consumo e os passos dados durante a navegação na loja, para gerar automaticamente um e-mail marketing instigando-o a retomar a compra. É possível também usar pop ups no próprio site da loja, que aparecem antes da janela ser fechada, entre outras estratégias.

Precificação de produtos

A utilização da inteligência artificial no e-commerce também pode ser aplicada na precificação de produtos, facilitando e potencializando essa etapa de trabalho. A tecnologia permite a coleta e análise de dados de vendas internos e externos, faz comparações dos preços com os da concorrência e define o preço ideal das mercadorias de forma automática.

CARACTERÍSTICAS DA VALEON

Perseverança

Ser perseverante envolve não desistir dos objetivos estipulados em razão das atividades, e assim manter consistência em suas ações. Requer determinação e coerência com valores pessoais, e está relacionado com a resiliência, pois em cada momento de dificuldade ao longo da vida é necessário conseguir retornar a estados emocionais saudáveis que permitem seguir perseverante.

Comunicação

Comunicação é a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra pessoa. É o processo de passar informação e compreensão entre as pessoas. É a maneira de se relacionar com os outros por meio de ideias, fatos, pensamentos e valores. A comunicação é o ponto que liga os seres humanos para que eles possam compartilhar conhecimentos e sentimentos. Ela envolve transação entre pessoas. Aquela através da qual uma instituição comunica suas práticas, objetivos e políticas gerenciais, visando à formação ou manutenção de imagem positiva junto a seus públicos.

Autocuidado

Como o próprio nome diz, o autocuidado se refere ao conjunto de ações que cada indivíduo exerce para cuidar de si e promover melhor qualidade de vida para si mesmo. A forma de fazer isso deve estar em consonância com os objetivos, desejos, prazeres e interesses de cada um e cada pessoa deve buscar maneiras próprias de se cuidar.

Autonomia

Autonomia é um conceito que determina a liberdade de indivíduo em gerir livremente a sua vida, efetuando racionalmente as suas próprias escolhas. Neste caso, a autonomia indica uma realidade que é dirigida por uma lei própria, que apesar de ser diferente das outras, não é incompatível com elas.

A autonomia no trabalho é um dos fatores que impulsionam resultados dentro das empresas. Segundo uma pesquisa da Page Talent, divulgada em um portal especializado, 58% dos profissionais no Brasil têm mais facilidade para desenvolver suas tarefas quando agem de maneira independente. Contudo, nem todas as empresas oferecem esse atributo aos colaboradores, o que acaba afastando profissionais de gerações mais jovens e impede a inovação dentro da companhia.

Inovação

Inovar profissionalmente envolve explorar novas oportunidades, exercer a criatividade, buscar novas soluções. É importante que a inovação ocorra dentro da área de atuação de um profissional, evitando que soluções se tornem defasadas. Mas também é saudável conectar a curiosidade com outras áreas, pois mesmo que não represente uma nova competência usada no dia a dia, descobrir novos assuntos é uma forma importante de ter um repertório de soluções diversificadas e atuais.

Busca por Conhecimento Tecnológico

A tecnologia tornou-se um conhecimento transversal. Compreender aspectos tecnológicos é uma necessidade crescente para profissionais de todas as áreas. Ressaltamos repetidamente a importância da tecnologia, uma ideia apoiada por diversos especialistas em carreira.

Capacidade de Análise

Analisar significa observar, investigar, discernir. É uma competência que diferencia pessoas e profissionais, muito importante para contextos de liderança, mas também em contextos gerais. Na atualidade, em um mundo com abundância de informações no qual o discernimento, seletividade e foco também se tornam grandes diferenciais, a capacidade de analisar ganha importância ainda maior.

Resiliência

É lidar com adversidades, críticas, situações de crise, pressões (inclusive de si mesmo), e ter capacidade de retornar ao estado emocional saudável, ou seja, retornar às condições naturais após momentos de dificuldade. Essa é uma das qualidades mais visíveis em líderes. O líder, mesmo colocando a sua vida em perigo, deve ter a capacidade de manter-se fiel e com serenidade em seus objetivos.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

WEBsite: https://valedoacoonline.com.br/

WEBApp: valeon

Loading

By valeon