Karina Pelanda – Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH NOSSA

A verdade é só uma: ninguém gosta de ser demitido. Após a demissão, começa um período de incertezas que vai afetar a vida da pessoa imediatamente. Quebra da rotina que o colaborador vivenciava em seu ambiente de trabalho, o drama financeiro e a própria continuidade da carreira.

Para Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH NOSSA, esta nova realidade, que pode aparecer terrível em um primeiro momento, também pode representar uma guinada para melhor

“Evidentemente a pessoa precisa saber lidar com a situação e o pior cenário é deixar que a situação tome conta negativamente. Claro que é um choque perder um emprego, mas a volta ao mercado de trabalho, em grande parte, depende da própria pessoa”

Como conseguir voltar ao mercado de trabalho após ser demitido

A primeira ação é terminar o relacionamento com a antiga empresa numa boa, com tudo esclarecido e de maneira profissional. Karina explica que um desligamento, no geral, pode ter acontecido por questões estratégicas e não por problemas pessoais:

“Sabemos que existem demissões por comportamento, que é outra história. Quando a demissão acontece por uma demanda de mercado, o melhor é que este colaborador que foi desligado saiba terminar tudo com bons termos. Evitar falar mal, principalmente em redes sociais, e ser educado, é uma maneira de manter as portas abertas. Lembre-se que outras empresas estão observando tudo.

Outro ponto de atenção para o colaborador é ser honesto com ele mesmo. Passado o tempo de assimilação da demissão, Karina lembra da importância de analisar objetivamente a situação:

“Não se defenda injustificadamente e reflita nos pontos positivos realizados e no que faria de diferente em uma situação futura. É uma maneira de recalcular ações e atitudes para outros trabalhos, que chegarão em breve.”

Repensar o currículo e seus objetivos

Atualizar currículo deve ser uma tarefa constante, mas neste caso, pode ser o momento para repensar alguns aspectos: “As habilidades desenvolvidas e objetivos alcançados, que estão fora do currículo, precisam estar descritos”.

Reciclar conhecimentos

Aproveite o tempo livre para fazer cursos ou aprender um novo ofício também deve estar no radar de quem acabou de sair do trabalho:

“Os tradicionais conselhos sobre voltar a estudar e ter aulas de idiomas seguem, mas estar atento com as novidades de mercado pode ser aquele diferencial que vai chamar a atenção dos recrutadores. A tecnologia está mudando muitos empregos e este pode ser o momento para saber o que está acontecendo e como as novidades do mundo estão impactando o mercado de trabalho” finaliza Karina.

O que fazer depois de ser demitido de uma empresa?

CharGPT

Ser demitido de uma empresa pode ser uma experiência desafiadora e difícil de lidar. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para lidar com essa situação e se preparar para o futuro. Aqui estão algumas dicas:

  1. Tire um tempo para si mesmo: É normal sentir-se triste, frustrado ou até mesmo envergonhado após ser demitido. Por isso, é importante permitir-se um tempo para processar as emoções antes de começar a procurar outro emprego.
  2. Analise suas finanças: É importante avaliar sua situação financeira e entender quanto tempo você pode passar sem um emprego. É possível que você precise reduzir seus gastos até encontrar outra fonte de renda.
  3. Atualize seu currículo e perfil profissional: Utilize esse tempo para revisar e atualizar seu currículo, perfil no LinkedIn e outras redes sociais profissionais. Certifique-se de destacar suas habilidades e realizações profissionais.
  4. Comece a procurar um novo emprego: Use sites de emprego, redes de contatos e outros recursos para encontrar novas oportunidades de trabalho. Considere também trabalhos temporários ou freelancers enquanto procura um emprego em tempo integral.
  5. Considere opções de treinamento ou educação: Se você sentir que precisa desenvolver novas habilidades ou atualizar sua formação, considere a possibilidade de fazer cursos, treinamentos ou até mesmo uma nova graduação.

Lembre-se que ser demitido não significa que você é um fracasso. Muitas pessoas passam por essa experiência em algum momento da carreira. Use isso como uma oportunidade para aprender e crescer, e trabalhe em direção ao seu próximo passo profissional.

COMO DEVEM SER OS PARCEIROS NOS NEGÓCIOS

“Parceiros chegam de várias formas. Se juntam por diferentes motivos”.

Eu sei, é clichê, rss. E se a frase fosse minha eu acrescentaria: “O que eles tem em comum é o fato de acreditarem no que nós acreditamos”.

Parceria é a arte de administrar conflitos de interesses e conexões de interesses, visando resultados benéficos para ambas as empresas”.

É por isso que eu costumo comparar parceria com casamento. Quem é casado sabe que administrar conflitos é fundamental para ambos terem resultados nessa aliança.

Assim como no casamento, o parceiro não precisa ser igual a nós, mas tem que ter o nosso ‘jeitão’! Nas parcerias eu defendo que o parceiro precisa ter o DNA de inovação, a inquietude pra sair da zona de conforto e uma preocupação muito grande com o cliente, não apenas no discurso, mas na prática. É claro que no processo de análise do possível parceiro, nós avaliamos o potencial financeiro e de escala da aliança, a estrutura e o tamanho da empresa. Mas, tem um fator humano que não pode ser desconsiderado, já que empresas são, na sua essência, pessoas. É por isso, que normalmente, os parceiros   são empresas formadas por pessoas do bem, pessoas com propósito, que tem tanto o caráter quanto a lealdade de continuar de mãos dadas, mesmo nos momentos mais difíceis. É como um casamento mesmo!

É importante também que os parceiros tenham know how e competências complementares, que potencializem nossas fragilidades e deem mais peso aos nossos pontos fortes. E como eu acredito que o primeiro approach de uma boa parceria acontece no plano humano (onde existe emoção), e não no corporativo, eu gosto muito da histórica da parceria entre Steve Jobs Steve Wozniak. Os dois Steves tornaram-se amigos durante um emprego de verão em 1970. Woz estava ocupado construindo um computador e Jobs viu o potencial para vendê-lo. Em uma entrevista de 2006 ao Seattle Times, Woz, explicou:

“Eu só estava fazendo algo em que era muito bom, e a única coisa que eu era bom acabou por ser a coisa que ia mudar o mundo… Steve (Jobs) pensava muito além. Quando eu projetava coisas boas, às vezes ele dizia: ‘Nós podemos vender isso’. E nós vendíamos mesmo. Ele estava pensando em como criar uma empresa, mas talvez ele estivesse mesmo pensando: ‘Como eu posso mudar o mundo?’”.

Por que essa parceria deu certo? Habilidades e competências complementares.

As habilidades técnicas de Woz juntamente com a visão de Jobs fizeram dos dois a parceria perfeita nos negócios.

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