Pluga
Já parou para pensar que a gestão de desempenho está totalmente ligada em quais metas sua empresa deseja alcançar a longo prazo? Se você não chegou a essa conclusão, chegou no artigo certo para entender isso.
Imagine um cenário onde as pessoas não sabem o que fazer e nem como fazer, ou pior, fazem errado. A primeira coisa que vem a cabeça é: precisamos contratar novas pessoas para o time.
Se esse foi o seu pensamento, é muito provável que sua empresa não realize gestão de desempenho.
A gestão de desempenho é muito mais que acompanhar e quantificar a performance da equipe. Aplicada da forma correta, esse conceito pode ajudar a escalar o crescimento da sua empresa.
Quer entender como? Continue a leitura do artigo.
O que é gestão de desempenho?
Gestão de desempenho é um conjunto de ações que visam organizar, implementar e mensurar processos de melhorias operacionais em empresas.
Essas ações envolvem:
Definição de metas;
Avaliação do desempenho dos funcionários;
Feedback para o desenvolvimento profissional; e
Implementação de ações.
Nesse tipo de gestão as pessoas e os processos são essenciais para que tudo ocorra conforme o planejado.
Realizá-la é o diferencial que fará com que sua empresa se mantenha competitiva no mercado. Uma matéria da Exame Invest revelou que um bom resultado operacional pode, inclusive, quase que anular o impacto dos juros sobre a receita de uma empresa.
Qual o objetivo da gestão de desempenho?
O objetivo da gestão de desempenho é aumentar a eficiência do time e da empresa como um todo, garantindo que todos trabalhem por um mesmo objetivo e com metas bem definidas.
Nesse cenário as pessoas do time recebem feedback contínuo, para que possam melhorar o desempenho do seu trabalho e apresentar resultados mais eficazes.
A empresa, representando o outro lado da mesma moeda, deve oferecer condições favoráveis para que o trabalho aconteça e isso inclui:
Motivação da equipe;
Livre expressão;
Salário competitivo e mais.
Ou seja, se empresa e time trabalham e crescem juntos, a gestão de desempenho cumpriu o seu papel.
Importante pontuar que a gestão de desempenho é um processo contínuo que deve ser incorporado à cultura da empresa. Não se deve pensar nessa gestão somente olhando números, ou seja, em épocas de definição de metas.
Gestão de desempenho das pessoas do time x gestão de desempenho organizacional
Quando falamos em gestão de desempenho em empresas, engana-se quem separa as duas figuras principais desse processo. Embora sejam tocadas de formas distintas, os caminhos levam para o mesmo lugar ou objetivo.
Enquanto a gestão de desempenho das pessoas do time é administrada pelo RH e a pessoa responsável pela equipe, a gestão de desempenho organizacional é acompanhada pelas pessoas que estão em posição de liderança.
Ah! E elas não são opostas, tá?! Na verdade, elas se complementam. Não tem como falar em gestão de desempenho sem incluir empresa e as pessoas que fazem parte dela.
Qual a relação entre gestão de desempenho e produtividade?
Se o principal objetivo da gestão de desempenho é aumentar a eficiência do time e os resultados da empresa no geral, então supõe-se que a produtividade também é aumentada, concorda? Sendo assim, o processo está diretamente relacionado à produtividade.
Quando a gestão de desempenho é realizada de forma eficiente, os funcionários têm uma compreensão nítida das atividades que precisam ser cumpridas. A identificação de melhorias, sejam elas ao nível pessoal ou mesmo operacional, é fator determinante para a produtividade.
Quando os processos não são nítidos e eficientes perde-se muito em produtividade, se a empresa realiza a gestão de desempenho este fator é minimizado. Inclusive uma empresa que administra as atividades que os funcionários estão desenvolvendo, provavelmente não terá a síndrome de burnout acometendo alguma pessoa da equipe.
Como realizar uma gestão de desempenho? 3 pontos de atenção
Agora que você já sabe o que é gestão de desempenho e qual sua importância para o crescimento da empresa, veja abaixo os 3 principais pontos de atenção para o sucesso do processo:
Crescimento e eficiência.
Empresa x pessoas da equipe.
Processos integrados.
Vamos aos detalhes sobre cada um deles?
1. Crescimento e eficiência
Deve ocorrer um equilíbrio entre crescimento e eficiência, embora seja óbvio pensar que se está crescendo é eficiente, nem sempre é isso que acontece. Imagine ter uma demanda e não ter como entregar ou mesmo entregar com furos?
Outra coisa que pode ocorrer é uma empresa crescer muito rápido e depois não conseguir se manter no topo ou mesmo falir.
Quando um negócio cresce rapidamente sem um sistema eficiente de gestão de desempenho, pode enfrentar problemas como falta de controle entre os objetivos dos funcionários e estratégia da empresa.
Se os processos estão bem definidos, é provável que se tenha mais êxito neles.
2. Empresa x pessoas da equipe
A relação entre a empresa e os funcionários deve ocorrer sem ruídos e de forma cordial, esse cuidado com a relação pode torná-la mais positiva e produtiva entre as duas partes.
A liderança deve ter um canal de comunicação aberto com o time, o que pode levar a uma maior transparência e confiança na empresa. Veja mais sobre essa questão no vídeo abaixo.
Também é muito importante a estimulação do desenvolvimento dos pontos fortes das pessoas do time, a pessoa fazendo o que gosta oferece melhores resultados.
3. Processos integrados
A integração de processos é fundamental na gestão de desempenho. Quando os processos de uma empresa são integrados, erros operacionais são minimizados, impactando na aceitação e satisfação do produto com relação aos clientes.
Se as equipes de marketing e vendas estão integradas, por exemplo, é mais provável que a passagem dos leads seja mais eficiente. E essa harmonia deve ocorrer em todos os setores da empresa.
Gestão de desempenho é o processo de melhoria contínua em indicadores de crescimento, performance de funcionários e números da empresa em geral. Esse processo deve ser feito por toda a organização que quer se manter competitiva no mercado.
Como realizar uma gestão de desempenho?
A gestão de desempenho deve ser realizada de forma contínua e envolve todas as pessoas de uma empresa, seja administrando e observando indicadores ou mesmo prestando um serviço.
Qual a relação entre gestão de desempenho e produtividade?
Com a gestão de desempenho feita da forma correta o resultado é o aumento da produtividade e eficiência dos processos de trabalho.
ESCALANDO NEGÓCIOS DA VALEON
1 – Qual é o seu mercado? Qual é o tamanho dele?
O nosso mercado será atingir os 766 mil habitantes do Vale do Aço e poder divulgar os produtos / serviços para vocês clientes, lojistas, prestadores de serviços e profissionais autônomos e obter dos consumidores e usuários a sua audiência.
A ValeOn atenderá a todos os nichos de mercado da região e especialmente aos pequenos e microempresários da região que não conseguem entrar no comércio eletrônico para usufruir dos benefícios que ele proporciona. Pretendemos cadastrar todas as empresas locais com CNPJ ou não e coloca-las na internet.
2 – Qual problema a sua empresa está tentando resolver? O mercado já expressou a necessidade dessa solução?
A nossa Plataforma de Compras e Vendas que ora disponibilizamos para utilização das Empresas, Prestadores de Serviços e Profissionais Autônomos e para a audiência é um produto inovador sem concorrentes na região e foi projetada para atender às necessidades locais e oferecemos condições de adesão muito mais em conta que qualquer outro meio de comunicação.
Viemos para suprir as demandas da região no que tange a divulgação de produtos/serviços cuja finalidade é a prestação de serviços diferenciados para a conquista cada vez maior de mais clientes e públicos.
O nosso diferencial está focado nas empresas da região ao resolvermos a dor da falta de comunicação entre as empresas e seus clientes. Essa dor é resolvida através de uma tecnologia eficiente que permite que cada empresa / serviços tenha o seu próprio site e possa expor os seus produtos e promoções para os seus clientes / usuários ao utilizar a plataforma da ValeOn.
3 – Quais métodos você usará para o crescimento? O seu mercado está propício para esse tipo de crescimento?
Estratégias para o crescimento da nossa empresa
- Investimento na satisfação do cliente. Fidelizar é mais barato do que atrair novos clientes.
- Equilíbrio financeiro e rentabilidade. Capital de giro, controle de fluxo de caixa e análises de rentabilidade são termos que devem fazer parte da rotina de uma empresa que tenha o objetivo de crescer.
- Desenvolvimento de um planejamento estratégico. Planejar-se estrategicamente é como definir com antecedência um roteiro de viagem ao destino final.
- Investimento em marketing. Sem marketing, nem gigantes como a Coca-Cola sobreviveriam em um mercado feroz e competitivo ao extremo.
- Recrutamento e gestão de pessoas. Pessoas são sempre o maior patrimônio de uma empresa.
O mercado é um ambiente altamente volátil e competitivo. Para conquistar o sucesso, os gestores precisam estar conectados às demandas de consumo e preparados para respondê-las com eficiência.
Para isso, é essencial que os líderes procurem conhecer (e entender) as preferências do cliente e as tendências em vigor. Em um cenário em que tudo muda o tempo todo, ignorar as movimentações externas é um equívoco geralmente fatal.
Planeje-se, portanto, para reservar um tempo dedicado ao estudo do consumidor e (por que não?) da concorrência. Ao observar as melhores práticas e conhecer quais têm sido os retornos, assim podemos identificar oportunidades para melhorar nossa operação e, assim, desenvolver a bossa empresa.
4 – Quem são seus principais concorrentes e há quanto tempo eles estão no mercado? Quão grandes eles são comparados à sua empresa? Descreva suas marcas.
Nossos concorrentes indiretos costumam ser sites da área, sites de diretório e sites de mídia social. Nós não estamos apenas competindo com outras marcas – estamos competindo com todos os sites que desejam nos desconectar do nosso potencial comprador.
Nosso concorrente maior ainda é a comunicação offline que é formada por meios de comunicação de massa como rádios, propagandas de TV, revistas, outdoors, panfletos e outras mídias impressas e estão no mercado há muito tempo, bem antes da nossa Startup Valeon.
5 – Sua empresa está bem estabelecida? Quais práticas e procedimentos são considerados parte da identidade do setor?
A nossa empresa Startup Valeon é bem estabelecida e concentramos em objetivos financeiros e comerciais de curto prazo, desconsideramos a concorrência recém chegada no mercado até que deixem de ser calouros, e ignoramos as pequenas tendências de mercado até que representem mudanças catastróficas.
“Empresas bem estabelecidas igual à Startp Valeon devemos começar a pensar como disruptores”, diz Paul Earle, professor leitor adjunto de inovação e empreendedorismo na Kellogg School. “Não é uma escolha. Toda a nossa existência está em risco”.
6 – Se você quiser superar seus concorrentes, será necessário escalar o seu negócio?
A escalabilidade é um conceito administrativo usado para identificar as oportunidades de que um negócio aumente o faturamento, sem que precise alavancar seus custos operacionais em igual medida. Ou seja: a arte de fazer mais, com menos!
Então, podemos resumir que um empreendimento escalável é aquele que consegue aumentar sua produtividade, alcance e receita sem aumentar os gastos. Na maioria dos casos, a escalabilidade é atingida por conta de boas redes de relacionamento e decisões gerenciais bem acertadas.
Além disso, vale lembrar que um negócio escalável também passa por uma fase de otimização, que é o conceito focado em enxugar o funcionamento de uma empresa, examinando gastos, cortando desperdícios e eliminando a ociosidade.
Sendo assim, a otimização acaba sendo uma etapa inevitável até a conquista da escalabilidade. Afinal de contas, é disso que se trata esse conceito: atingir o máximo de eficiência, aumentando clientes, vendas, projetos e afins, sem expandir os gastos da operação de maneira expressiva.
Pretendemos escalar o nosso negócio que é o site marketplace da Startup Valeon da seguinte forma:
- objetivo final em alguma métrica clara, como crescimento percentual em vendas, projetos, clientes e afins;
- etapas e práticas que serão tomadas ao longo do ano para alcançar a meta;
- decisões acertadas na contratação de novos colaboradores;
- gerenciamento de recursos focado em otimização.
- Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (App)
- E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com
- Site: https://valedoacoonline.com.br/