Startup promete carro elétrico com autonomia de 725 km
Da redação
Uma startup holandesa quer produzir um carro elétrico, acessível e hiper eficiente, que consiga rodar um quilômetro e meio com o equivalente a R$ 1 de combustível graças ao uso de células solares integradas ao capô e ao teto do carro, dispensando toda infraestrutura usada normalmente para alimentar veículos elétricos – inclusive as enormes baterias.
O protótipo do Lightyear One, como é chamado, está previsto para para o primeiro trimestre de 2021. Os primeiros 125 carros devem ser entregues até o final do próximo ano. O modelo terá autonomia de 725 km com uma carga de bateria, alimentada pelo painel solar no teto do carro.
A startup acredita que um carro com baixo consumo de energia pode ser a chave para uma adoção massiva de veículos elétricos.
A Lightyear foi fundada por um grupo de ex-alunos da Universidade de Eindhoven, na Holanda, que venceram a corrida do World Solar Challenge com seus carros solares. A startup recebeu pedidos antecipados dos primeiros 946 carros Lightyear One por um preço de reserva de € 149.000 (cerca de R$ 950 mil).
Para tornar o carro mais barato, a empresa mudou seu foco para o desenvolvimento da tecnologia básica enquanto terceirizou a produção. A expectativa é que sejam produzidos 100 mil carros por ano por volta de 2023, com o valor unitário caindo para € 50 mil.
Reino Unido vai proibir a venda de carros a gasolina até 2030
Os veículos híbridos poderão ser vendidos até 2035. As montadoras expressaram preocupação com a meta, dizendo que a meta anterior de 2040 já era ambiciosa. (Crédito: Reprodução/Pexels)
A Grã-Bretanha proibirá a venda de novos carros a gasolina e diesel até 2030, uma década antes de seu compromisso anterior. A afirmação foi feita nesta terça-feira pelo primeiro-ministro Boris Johnson como promessa de parte dos planos para uma “revolução industrial verde” que, segundo ele, poderia criar até 250.000 empregos em energia, transporte e tecnologia.
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Os planos verdes do governo também incluem investimentos em energia de hidrogênio e tecnologia de captura de carbono, e a ambição de gerar energia eólica suficiente para abastecer todas as residências no Reino Unido até 2030. Para desgosto de alguns ambientalistas, os planos também incluem uma nova geração de usinas nucleares.
A pressão ambiental é parte dos esforços de Johnson para superar os temores da pandemia do coronavírus e a saída da União Europeia, e para trazer novos empregos para as antigas regiões industriais do centro e norte da Inglaterra.