Aplicações do ChatGPT para alavancar seu negócio através do marketing

Camila Silveira – Empreendedora

Camila ensina o que é e como utilizar a ferramenta para alcançar o sucesso profissional

Você já deve ter ouvido falar do ChatGPT? A ferramenta da OpenAI chegou para ficar e permite diversas aplicações, inclusive no campo do marketing.

“A sigla Chat GPT significa Generative Pre-Trained Transformer — ou seja, trata-se de um chat transformador pré-treinado para gerar conversas. Para isso, usa vertentes da IA como aprendizagem profunda. Ou seja, o Chat GPT é capaz de gerar respostas para qualquer tipo de pergunta ou comando que o usuário fizer — o que o torna uma ferramenta extremamente versátil e útil!”, explica a especialista em vendas pelas redes sociais e empreendedora, Camila Silveira.

A profissional diz que basicamente, o Chat GPT aprende com repetições. “Ele usa um algoritmo com redes neurais que analisam grandes volumes de dados para gerar respostas para qualquer tipo de pergunta ou comando que você fizer.

Quando um usuário pergunta, o Chat GPT analisa a entrada, processa a informação e retorna com uma resposta. Todo esse processo é baseado em probabilidades, entregando respostas que sejam as mais apropriadas para o seu questionamento”, esclarece.

O Chat GPT é gratuito e pode ser acessado pelo site oficial da ferramenta. “Para começar a usar a ferramenta, basta criar uma conta com nome de usuário e senha. Você também pode acessar conectando sua conta do Google ou da Microsoft”, completa Camila.

 E você pode usar o Chat GPT para acelerar a divulgação do seu negócio. “As possibilidades são infinitas! Com o Chat GPT, é possível responder perguntas, criar teorias, testar ideias e identificar possíveis soluções para problemas. Imagine agora tudo isso aplicado ao seu negócio. Essa ferramenta de IA pode ajudar a otimizar a gestão do seu negócio, a automatizar tarefas, a melhorar o relacionamento com clientes e a potencializar resultados, e até executar habilidades que o empreendedor não tenha como elaborar legendas e textos necessários para manter atividades profissionais”, destaca a também especialista em capacitar e treinar pessoas para crescimento profissional.

O Chat GPT pode ser usado para gerar ideias de conteúdo promocional, seja para anúncios de mídia paga ou para a criação de e-mail marketing. “Você só precisa informar o tema, o público-alvo e especificações importantes sobre o produto ou serviço, como quantidade e valores, por exemplo. Além de criar o texto de divulgação, a ferramenta ainda pode gerar ideias de títulos e criar fluxos de divulgação”

Para ajudar você nessa tarefa, Camila sugere alguns comandos para o chat:

• “Crie a chamada de anúncio para promover nossa promoção de volta às aulas”.

• “Quais vantagens ou benefícios podemos oferecer para incentivar os clientes a participar de nossa promoção?”

• “Como podemos usar as redes sociais para promover nossa promoção de fim de semana?”

Mas é claro iChatGPT envolve riscos. “Hoje tudo que é feito de forma 100% digital, corre um sério risco com a humanização da marca, que podemos afirmar que é um fator decisivo de compra neste momento”.

“Utilize todas as formas digitais para aprimorar seu treino de conversação como o próprio nome da plataforma determina, mas nunca deixe de humanizar este conteúdo com sua imagem e propósito empresarial, sempre que transformar seu negócio apenas em um robô corre um sério risco de ser substituído por empresas que mantenham a essência da necessidade do cliente em ver sua empresa ou serviço como a melhor solução”, acrescenta.

A especialista diz que ainda é possível elaborar estratégias para campanhas de marketing e criar textos que engajam. “Para ter uma boa presença digital, é importante veicular conteúdos persuasivos para impactar o público certo. Porém, não é necessário uma equipe grande e ferramentas caras para fazer o marketing do seu negócio”.

Ela elencou comandos que podem trazer respostas interessantes do chat:

• “Crie uma lista de recomendações de produtos para clientes X, com base em seus interesses, histórico de compras e dados demográficos”.

• “Crie uma mensagem personalizada para uma campanha de marketing por e-mail, com base no nome, idade, profissão e localização do destinatário”.

• “Crie uma descrição cativante e persuasiva do produto, destacando X detalhes e incentivando a compra”.

• “Crie uma lista de perguntas frequentes sobre o produto X, abordando as principais dúvidas dos clientes e fornecendo respostas claras e concisas.”

Com o Chat GPT, você pode criar conteúdos valiosos, aumentar a presença digital da sua marca e conquistar mais clientes. E o melhor de tudo: além de aumentar a satisfação do consumidor, você alcança esses resultados economizando tempo e dinheiro!”

Ela diz que é importante que você revise as respostas antes de sair publicando. “Isso porque, mesmo se tratando de uma inteligência artificial, os textos ainda podem conter erros de tema ou repetições”.

Outras tecnologias também podem ajudar sua empresa a crescer. “Mais do que nunca, a tecnologia tem gerado um grande impacto na realidade — especialmente no mercado e na forma como consumimos. Por isso, estar por dentro das tendências tecnológicas é importante para manter a sua empresa em destaque”.

A Statup Valeon utiliza essa ferramenta da IA que é o ChatGPT para direcionar as suas decisões e ações.

Camila listou as principais:

“• Big Data — muitas vezes é difícil lidar com grandes quantidades de informações, especialmente gerenciando e analisando dados de clientes. Apesar de ser uma tarefa complicada, é extremamente necessária!”

Para tanto, ferramentas de Big Data podem ajudar a identificar clientes em potencial e a gerenciar a prospecção de leads. Assim, você consegue organizar as ações e focar em atividades e clientes mais promissores e lucrativos”.

“• ERP (Enterprise Resource Planning) — Quer melhorar a eficiência da operação e aumentar a receita? Então você precisa de uma solução em ERP ou, em português, Planejamento de Recursos da Empresa.

Com essa ferramenta, é possível otimizar e automatizar processos, economizando tempo e custos. Por exemplo, você pode criar uma campanha de marketing e enviar automaticamente e-mails aos clientes”.

“Além disso, você tem acesso a dados que mostram o desempenho das ações em tempo real, assim como informações essenciais que ajudam a tomar decisões importantes. O software de gestão também facilita a comunicação entre os colaboradores, mesmo que estejam em departamentos diferentes”.

“• Cloud Computing — essa solução já é bastante popular, e provavelmente você já usa no seu dia a dia. Entretanto, se ainda não está familiarizado com o termo, explicamos: o cloud computing nada mais é que o armazenamento online de informações. “

“É importante, no entanto, estar atento às novidades sobre como essa tecnologia pode ser usada no futuro! Maior segurança, recursos de inteligência artificial e integração entre ambientes públicos e privados são algumas das prováveis abordagens”

De acordo com a especialista, ainda há muita especulação, mas uma coisa é certa: haverá empresas nascendo já na nuvem. “A nova cloud computing pode revolucionar a escalada digital, por isso é importante entender como sua empresa pode se beneficiar para não ficar atrás dos concorrentes”.

STARTUP VALEON UMA HOMENAGEM AO VALE DO AÇO

Moysés Peruhype Carlech

Por que as grandes empresas querem se aproximar de startups? Se pensarmos bem, é muito estranho pensar que um conglomerado multibilionário poderia ganhar algo ao se associar de alguma forma a pequenos empresários que ganham basicamente nada e tem um produto recém lançado no mercado. Existe algo a ser aprendido ali? Algum valor a ser capturado? Os executivos destas empresas definitivamente acreditam que sim.

Os ciclos de desenvolvimento de produto são longos, com taxas de sucesso bastante questionáveis e ações de marketing que geram cada vez menos retorno. Ao mesmo tempo vemos diariamente na mídia casos de jovens empresas inovando, quebrando paradigmas e criando novos mercados. Empresas que há poucos anos não existiam e hoje criam verdadeiras revoluções nos mercados onde entram. Casos como o Uber, Facebook, AirBnb e tantos outros não param de surgir.

E as grandes empresas começam a questionar.

O que estamos fazendo de errado?

Por que não conseguimos inovar no mesmo ritmo que uma startup?

Qual a solução para resolver este problema?

A partir deste terceiro questionamento, surgem as primeiras ideias de aproximação com o mundo empreendedor. “Precisamos entender melhor como funciona este mundo e como nos inserimos!” E daí surgem os onipresentes e envio de funcionários para fazer tour no Vale e a rodada de reuniões com os agentes do ecossistema. Durante esta fase, geralmente é feito um relatório para os executivos, ou pelas equipes de inovação ou por uma empresa (cara) de consultoria, que entrega as seguintes conclusões:

* O mundo está mudando. O ritmo da inovação é acelerado.

* Estes caras (startups) trabalham de um jeito diferente, portanto colhem resultados diferentes.

* Precisamos entender estas novas metodologias, para aplicar dentro de casa;

* É fundamental nos aproximarmos das startups, ou vamos morrer na praia.

* Somos lentos e burocráticos, e isso impede que a inovação aconteça da forma que queremos.

O plano de ação desenhado geralmente passa por alguma ação conduzida pela área de marketing ou de inovação, envolvendo projetos de aproximação com o mundo das startups.

Olhando sob a ótica da startup, uma grande empresa pode ser aquela bala de prata que estávamos esperando para conseguir ganhar tração. Com milhares de clientes e uma máquina de distribuição, se atingirmos apenas um percentual pequeno já conseguimos chegar a outro patamar. Mas o projeto não acontece desta forma. Ele demora. São milhares de reuniões, sem conseguirmos fechar contrato ou sequer começar um piloto.

Embora as grandes empresas tenham a ilusão que serão mais inovadoras se conviverem mais com startups, o que acaba acontecendo é o oposto. Existe uma expectativa de que o pozinho “pirlimpimpim” da startup vá respingar na empresa e ela se tornará mais ágil, enxuta, tomará mais riscos.

Muitas vezes não se sabe o que fazer com as startups, uma vez se aproximando delas. Devemos colocar dinheiro? Assinar um contrato de exclusividade? Contratar a empresa? A maioria dos acordos acaba virando uma “parceria”, que demora para sair e tem resultados frustrantes. Esta falta de uma “estratégia de casamento” é uma coisa muito comum.

As empresas querem controle. Não estão acostumadas a deixar a startup ter liberdade para determinar o seu próprio rumo. E é um paradoxo, pois se as empresas soubessem o que deveria ser feito elas estariam fazendo e não gastando tempo tentando encontrar startups.

As empresas acham que sabem o que precisam. Para mim, o maior teste é quando uma empresa olha para uma startup e pensa: “nossa, é exatamente o que precisamos para o projeto X ou Y”.

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