Giovane Oliveira – Diretor de tecnologia da Total IP.
Se uma marca lida com outras empresas, é preciso atualização e conhecimento contínuos
Na constante crescente da transformação digital, os marketplaces ganham cada vez mais destaque quando o objetivo é lucrar e atingir grandes públicos. Dessa forma, indústrias e distribuidoras estão de olho nessa tendência para escalar sua performance no e-commerce. Contudo, para, realmente, atingir frutos positivos, é preciso conhecimento por parte das marcas, principalmente do funcionamento e significado de um negócio nessa esfera, além das melhores estratégias para se acrescentar.
O que é um negócio B2B?
Business to Business (B2B) é o nome dado a um modelo de atuação no mercado onde o cliente final é uma outra firma e não uma pessoa física (B2C). Sendo assim, é de “empresa para empresa”. As principais vantagens disso envolvem uma maior retenção dos compradores, alta quantidade de transações e a recorrência de receitas.
Costumam ter obrigações maiores e mais complexas, exigindo procedimentos comerciais longos e personalizados. Entretanto, é viável um sucesso pleno nesse campo, se seguidas algumas etapas, como otimização das demandas, foco na qualidade do atendimento e aplicações em marketing digital.
No geral, trata-se de um tipo de empreendimento o qual sempre existiu, mas, aos poucos, foi criando atividades específicas para o aperfeiçoamento das atividades de uma organização para outra. Nesse contexto, atualmente, vem surgindo uma nova onda em meio a essa área: a ligação com espaços de faturamento como Amazon, Shopee, etc.
A criação de marketplaces nesse molde
Segundo um relatório da Salesforce, 33% dos comerciantes B2B afirmaram como lançar um marketplace próprio é uma prioridade para os próximos dois anos. Nesse sentido, uma projeção feita pela Digital Commerce 360 afirma: esses são agora um canal de crescimento mais rápido. Esse aumento no número de indústrias adeptas ao comércio eletrônico demonstra o potencial de frutos positivos trazidos com uma plataforma como esta para o mercado. “Tendo em vista a aceleração desse tipo de programa, é inteligente, por parte dos executivos e administradores, aproveitar as vantagens do modelo de marketplace para impulsionar mais ainda seus escritórios, evitando o conflito de meios e, ao mesmo tempo, acessando novas linhas de receita e dados cruciais para a inovação”, indica Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP.
Como um todo, o principal objetivo é otimizar e alavancar as vendas para instituições clientes, digitalizando toda a cadeia de valor, diversificando produtos e serviços oferecidos ao agregar diversos sellers ao programa. É possível, inclusive, fazer isso com uma gestão centralizada e visão analítica.
Nessa novidade de ambiente para vendas, é feita a integração de vários parceiros, como fornecedores e representantes. Todo o ecossistema fica otimizado e com mais eficiência operacional, atendendo às necessidades dos negócios de uma ponta a outra e oferecendo uma experiência mais agradável aos consumidores. “Por ser algo em fase de teste, uma atualização dos modelos já utilizados para realizar fechamento de parcerias, traz vantagens significativas. Esse benefício inclui maior número de produtos, expansão de alcance e visibilidade, elevação do ticket médio e uma redução elevada de custos, com eficiência operacional”, explica o especialista.
Parcerias ao longo do caminho são necessárias e eficientes
De acordo com dados da Adobe Commerce, 75% das empresas B2B estão ativamente desenvolvendo estratégias como essa. Todavia, para haver um processo eficiente, é importante ressaltar a relevância de contar com parceiros inteligentes em toda a sua jornada, desde o início, passando pela implementação e as etapas de operação.
Logo, se há um desejo de elevar o nível e qualidade entrando nesse mercado on-line com forte entrega, uma atenção a esse ponto não pode ser deixada de lado. Então, essa união serviria como uma atuação integradora, realizando a comunicação de todas as partes, preparando um hub de possibilidades e aumentando o mix de artigos. Ou seja, em um primeiro momento, a ideia é digitalizar a operação, preparar o comércio, para depois torná-lo uma plataforma.
Para realizar esse tipo de ação, existem firmas específicas, as quais uma colaboração pode ser de enorme valia e devolutivas. Uma delas é a Total IP e o Marketplace da VAleon, apresentando excelência no apoio e atendimento de terceiros, com funcionalidades incluindo chat, telefone, WhatsApp e redes sociais.
É interessante analisar como, mesmo quem atua no modelo Business to Business, quer deter e passar por experiências tão enriquecedoras e satisfatórias como no B2C. Como exemplo disso, é só observar bem a Amazon. Hoje em dia, é o meio dominante em todos os tipos de segmentos. Essa realidade deixa claro como, de fato, atualmente, há oportunidades e potencial para companhias B2B com o desejo de oferecer serviços mais integrados, com vivências do tipo Business to Consumer. O intuito aqui, então, seria oferecer cada vez mais flexibilidade e agregação de marcas em um único catálogo.
Para alcançar esse feito, uma comunicação humanizada e bem direcionada é essencial. Quanto mais o tempo passa, ficam visíveis as possibilidades imensas trazidas juntamente com a inovação robótica e as aprimorações constantes as quais passam. Desse jeito, a Total IP e a Valeon oferecem, com assertividade, a chance de agilizar, sofisticar e lucrar mais por meio de Robôs Dinâmicos.
Com eles, alcança-se proveitos únicos e variados. Assim, o contato com a persona, seja ela um cidadão comum ou uma marca de interesse, se torna modernizado, rápido e sofisticado, criando vínculos entre as partes envolvidas e gerando conexão para fechar negócios.
UM MARKETPLACE DIGITAL IGUAL AO DA STARTUP VALEON PODE AJUDAR QUALQUER NEGÓCIO?
Moysés Peruhype Carlech e Fernanda – Jet.
Sim e podemos ajudar muito a alavancar as suas vendas e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado se forem utilizados os serviços da Startup Valeon e temos a certeza que vamos melhorar o seu posicionamento digital e utilizando uma boa estratégia comercial podemos trazer retorno financeiro para a grande maioria dos negócios das empresas da nossa região do Vale do Aço, afinal de contas, já atingimos a marca de mais de 100.000 acessos.
O sucesso do modelo dos marketplaces está expresso nos números registrados no último ano: o crescimento em 2020 chegou a 52%, acima dos 41% do segmento de e-commerce.
Essas informações foram apuradas pela E-bit/Nielsen, que também indica que o total de pedidos do marketplace chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73, 2 bilhões para o segmento.
A atenção recebida pelos “shoppings virtuais” tem razão de ser. São gerenciados por empresas que arcam com a parte operacional e, com isso, as lojas cadastradas podem se dedicar ao cuidado de suas páginas e às ofertas de produtos.
Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.
Outro fator importante é a possibilidade de ampliar seus pontos de interação com o cliente, o que atende ao comportamento omnichannel do público.
Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.
1- Otimização dos recursos
A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados.
Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado. Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.
Basta que o lojista negocie e pague a mensalidade do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, essas operações oferecem expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.
2- Alcance de clientes
Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um número maior de clientes.
Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e, com isso, é possível gerar um fluxo maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.
Além disso, esses “shoppings virtuais” , como o da Startup Valeon, não divide os custos de marketing com os seus parceiros custeando ele próprio o processo de aquisição de clientes nas redes sociais.
3- Volume de dados
Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma e faz métricas diárias das consultas dos seus clientes.
Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.
Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.
4- Integração com outras ferramentas
Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários.
Porém, não existe essa limitação e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.
É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.
5- Aumento de vendas
Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.
Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas. É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços.
6- Diversificação de público
Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir.
Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.
Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.
Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.
Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios?
Marketplace e o crescimento das empresas
Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador.
Em 2020, o setor teve um crescimento de 41% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados em 2022, até em razão da aceleração do processo de transformação digital.
Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico. Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online.
Mas, para isso, é necessário utilizar um site como a da Startup Valeon que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.
O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado.
Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.
Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação.
Exemplo disso é a plataforma comercial da Startup Valeon, que tem suas páginas desenvolvidas justamente para conectar a sua loja aos principais consumidores do mercado.
Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace.
Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto. O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.
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