FCamara, Nexaas, Simples Inovação, VarejOnline e Yampi
De acordo com o levantamento publicado pelo Instituto Brasileiro de Estatísticas e Estudos Econômicos (IBGE), o varejo expandiu 2,4% no primeiro trimestre de 2023.
O avanço das plataformas digitais foi a cereja no bolo para que esse resultado pudesse ser alcançado no atual cenário em que vivemos.
Separamos algumas empresas que são referência no setor de desempenho no varejo para conduzir este material.
As tecnologias estão revolucionando a maneira como as empresas operam e se conectam com os consumidores. Do comércio físico ao eletrônico, essas inovações estão remodelando o segmento e proporcionando experiências de compra totalmente novas, além de desempenhar um papel fundamental no crescimento do setor. Durante o primeiro trimestre de 2023, o varejo expandiu 2,4%, o maior avanço do período registrado desde 2018, mostram dados do Instituto Brasileiro de Estatísticas e Estudos Econômicos (IBEEE).
O alcance desses resultados positivos no ramo de vendas se deve em grande parte à tecnologia: o e-commerce registrou aumento de 24% no número de clientes no ano passado no Brasil, gerando R$ 262 bilhões em faturamento, conforme levantamento da NielsenIQEbit, ilustrando o enorme impacto das vendas online para os negócios.
Com a popularização das plataformas digitais, as empresas têm buscado, cada vez mais, fazer o uso de ferramentas tecnológicas para alcançar novos consumidores, aproveitando as diversas transformações, possibilidades e oportunidades que se apresentaram ao varejo no decorrer dos anos.
Para celebrar o dia desse profissional, comemorado anualmente em 16 de julho, empresas especializadas trouxeram algumas dicas de ferramentas inovadoras que têm o potencial de alavancar vendas e fazer crescer as lojas e comércios na internet. Confira:
Iniciador de Pagamento
A tecnologia apresentada ao mercado como Iniciador de Pagamentos, da FCamara, permite transações via Pix de forma mais simplificada, com o diferencial de ser integrado às grandes plataformas de e-commerce. A ferramenta possibilita a iniciação de um pagamento diretamente de qualquer site, sem que o cliente precise entrar no aplicativo dos bancos para realizar ou confirmar a transação.
“Aproveitando toda a fluidez que a nossa solução tem para oferecer, todos podem sair ganhando. Consumidores não perdem o foco no checkout e o lojista, por sua vez, pode reduzir o abandono de carrinhos graças aos plugins nativos que desenvolvemos, integrados às grandes plataformas”, informa Felipe Correia, head de Soluções Financeiras no Grupo FCamara.
Omnichannel: compras híbridas
Procurar produtos em lojas físicas antes de comprar online é hábito para 72% dos consumidores mundo afora, de acordo com uma pesquisa da empresa de tecnologia Criteo realizada ainda em 2022. Isso mostra que a compra híbrida vem revolucionando a forma como compradores e marcas interagem, oferecendo uma experiência mais completa e adaptada às necessidades individuais.
A integração precisa considerar os novos comportamentos e tornar viável compras multicanais, tanto na fase da pesquisa quanto no checkout. “Essa tecnologia permite que os compradores possam, ainda, realizar pagamentos via celular, evitar filas, ou comprar na loja e receber o produto em casa. O varejo híbrido oferece mais caminhos aos compradores, além de aumentar o potencial de conversão”, aponta Andrei Dias, head de Vendas da Nexaas.
Gestão de anúncios com Inteligência Artificial
A IA tem sido uma aliada para otimizar processos de diversos setores. Os anúncios digitais com o auxílio da inteligência artificial podem turbinar as publicações das empresas nas plataformas digitais, entregando conteúdos para os públicos corretos, conforme identificado por meio de análises de dados e de comportamento. O resultado é um aumento no potencial de conversão e melhora na experiência de quem utiliza o site.
“O bom manuseio do tráfego pago é essencial para o sucesso de um e-commerce. A IA ajuda a empresa a compreender melhor o comportamento dos usuários na rede, proporciona análise de dados e fornece suporte na customização adequada das campanhas”, explica Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.
Vale destacar que o bom posicionamento da marca na internet pode proporcionar o aumento de leads qualificados e, consequentemente, impulsionar o número de vendas.
VO Mobile – VarejOnline
Mais de 90% dos consumidores brasileiros se sentem mais confortáveis utilizando aplicativos móveis para fazer suas compras, de acordo com um estudo elaborado pela Appdome. Portanto, nada mais justo que os lojistas sejam capazes de implementar tecnologias de análises de dados dentro das próprias aplicações, como é o caso do VO Mobile, da VarejOnline.
“Com o app VO mobile, os lojistas têm acesso a dados como ticket médio, quantidade de peças por venda, registros de trocas, descontos aplicados, produtos mais vendidos, além do ranking de vendedores, entre outras informações relevantes. Os dados são armazenados no sistema ERP em nuvem, e o empresário pode visualizá-los instantaneamente e de qualquer lugar”, afirma o diretor comercial da VarejOnline, William Santos.
Retentativa Transparente no e-commerce
Muito se fala sobre a recusa de pedidos na etapa de pagamento, e foi pensando nisso que a Yampi lançou a solução de Retentativa Transparente no seu Checkout. Com essa tecnologia, novas tentativas de pagamento são realizadas para evitar que a compra seja cancelada.
Do ponto de vista técnico, tudo acontece de forma automática, sem que o comprador precise realizar alguma ação. O recurso aciona afiliações de pagamento secundárias quando a afiliação primária é recusada, tornando a experiência de compra mais satisfatória para os consumidores, além de gerar menos prejuízos aos lojistas.
“O fluxo de uma compra precisa ter o mínimo de atrito possível, por isso, a Retentativa Transparente é uma boa solução para manter a jornada fluida e minimizar prejuízos para as lojas, por erros de digitação de quem está comprando, por exemplo. Com essa solução, mais de R$34 milhões já foram recuperados em pedidos”, aponta Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi.
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.
Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297