Por Rodolfo Carvalho – CEO da Incentivar
A realidade socioeconômica brasileira tem exigido um esforço considerável das empresas nacionais, essencialmente as que atuam na indústria e varejo, uma vez que estes segmentos sofrem de imediato os impactos das políticas desenvolvidas para o controle inflacionário. Este fato, muitas vezes, compromete as expectativas de vendas. Consequentemente, o crescimento também é travado.
Para além das implicações geradas nos resultados, que podem tardar longos períodos para atingir patamares desejados, tal cenário também pode comprometer o desempenho dos colaboradores destes setores, os quais, muitas vezes, carecem de mecanismos e estratégias que os mantenham engajados e motivados.
Com a taxa básica de juros (Selic) acima dos 13% a.a., num cenário que não apresenta em longo prazo a expectativa de uma redução significativa, a tomada de crédito encarece e fica mais restrita, de forma a afugentar os consumidores das lojas, bem como a afetar a performance econômica, tanto da indústria quanto do varejo, vide os recentes casos de pedidos de recuperação judicial.
Neste panorama onde as perspectivas para o consumo não são as melhores, os diferenciais de cada vendedor se tornam ainda mais necessários, e mais do que nunca esse profissional se torna decisivo para a manutenção dos resultados da companhia. Abre-se o espaço, então, para os programas de incentivos baseados em cumprimentos de metas. Eles não apenas se mostram como ferramenta efetiva de mobilização, como também servem de base para ações estratégicas futuras.
Um estudo publicado pela Benify, empresa global de tecnologia de RH – o Employee Happiness Index de 2019, revelou que os colaboradores mais satisfeitos com os benefícios oferecidos alcançam níveis de engajamento 11,5% maiores que a média e 25,2% superiores em relação aos colegas menos satisfeitos. Outra pesquisa, feita pela Social Market Foundation e intitulada “Happiness and productivity”, já apontava que os colaboradores que recebem “mimos” apresentam uma performance 20% superior na execução de suas tarefas.
Não à toa, gigantes da indústria, como a Colgate e a Faber Castell, aderiram a esta visão e estão desenvolvendo campanhas de incentivos cada vez mais abrangentes e diversificadas em termos de prêmios, o que contribui de forma significativa para o próprio varejo.
E, no caso dos varejistas, as plataformas especializadas na área ainda abrem espaço para uma estratégia que permite uma redução positiva de seus estoques, pois, por meio delas, o fornecedor expande suas vendas na medida em que os colaboradores engajados passam a resgatar as recompensas ofertadas pelas suas respectivas campanhas vigentes.
Torna-se um clico virtuoso, pois quanto mais os participantes de campanhas de incentivo recebem pontuações por resultados, mais elas são usadas para resgates de produtos em marketplaces, geralmente constituídos pela expertise e pela base de players que movem a indústria como um todo, a exemplo da Via Varejo. Outro fator positivo é o volume de vendas conjuntas que são concretizadas a partir dessa sistemática.
Todo esse cenário mostra o quanto é necessário o desenvolvimento de estratégias que sejam válidas e estruturadas de forma a oferecer aos colaboradores alternativas. E, às varejistas, possibilidades para suprir essas demandas.
Em tempos de Selic na estratosfera, é importante compreender que o reconhecimento profissional, além de ser uma forma de interagir positivamente com os colaboradores, pode ser uma ferramenta determinante para motivá-los na manutenção de uma carteira de clientes que englobe a meta antecipadamente categorizada. E não somente isso. A constância dessa carteira é ponto convergente para a sustentação e até ampliação das vendas das varejistas, sendo uma das principais medidas práticas para a expansão, tanto das vendas, quanto do faturamento.
UM MARKETPLACE DIGITAL IGUAL AO DA STARTUP VALEON PODE AJUDAR QUALQUER NEGÓCIO?
Moysés Peruhype Carlech e Fernanda – Jet.
Sim e podemos ajudar muito a alavancar as suas vendas e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado se forem utilizados os serviços da Startup Valeon e temos a certeza que vamos melhorar o seu posicionamento digital e utilizando uma boa estratégia comercial podemos trazer retorno financeiro para a grande maioria dos negócios das empresas da nossa região do Vale do Aço, afinal de contas, já atingimos a marca de mais de 100.000 acessos.
O sucesso do modelo dos marketplaces está expresso nos números registrados no último ano: o crescimento em 2020 chegou a 52%, acima dos 41% do segmento de e-commerce.
Essas informações foram apuradas pela E-bit/Nielsen, que também indica que o total de pedidos do marketplace chegou a 148,6 milhões, um crescimento de 38% em relação a 2019, o que resultou em um faturamento de R$ 73, 2 bilhões para o segmento.
A atenção recebida pelos “shoppings virtuais” tem razão de ser. São gerenciados por empresas que arcam com a parte operacional e, com isso, as lojas cadastradas podem se dedicar ao cuidado de suas páginas e às ofertas de produtos.
Para quem tem um e-commerce, os marketplaces devem ser vistos como uma oportunidade reforçar as estratégias de vendas.
Outro fator importante é a possibilidade de ampliar seus pontos de interação com o cliente, o que atende ao comportamento omnichannel do público.
Porém, para aproveitar melhor as possibilidades, é importante que você saiba quais são as vantagens do marketplace e como ele pode auxiliar o desenvolvimento do seu negócio.
1- Otimização dos recursos
A estruturação de um e-commerce não é simples. E, por mais que você faça tudo certo, os resultados precisam de tempo para serem consolidados.
Ao integrar a sua loja a um marketplace, esse processo é facilitado. Ao mesmo tempo em que trabalha para fortalecer a sua marca, o lojista tem como expor seus produtos num canal que já conta com uma audiência significativa.
Basta que o lojista negocie e pague a mensalidade do marketplace para que possa começar a negociar seus produtos ou serviços. Além disso, essas operações oferecem expertise, tráfego, visitação e mídia para que seus parceiros possam desenvolver seus negócios.
2- Alcance de clientes
Desenvolver uma loja virtual própria e recorrer às redes sociais para divulgar produtos ou serviços requer um trabalho de divulgação para alcançar um número maior de clientes.
Com o marketplace, esse trabalho ganha ainda mais abrangência e, com isso, é possível gerar um fluxo maior de consumidores, uma vez que há modelos próprios de divulgação, o que acaba favorecendo as empresas que o integram.
Além disso, esses “shoppings virtuais” , como o da Startup Valeon, não divide os custos de marketing com os seus parceiros custeando ele próprio o processo de aquisição de clientes nas redes sociais.
3- Volume de dados
Os marketplaces têm o costume de oferecer aos seus parceiros diversos dados sobre as suas vendas e seus desempenhos dentro da plataforma e faz métricas diárias das consultas dos seus clientes.
Essas informações são bastante estratégicas para qualquer empresário que deseje desenvolver o seu comércio online e melhorar o seu desempenho na internet.
Isso porque conseguem planejar suas ações, promoções e precificar produtos e serviços com mais eficiência, o que aumenta as chances de converter os visitantes do marketplace em seus clientes.
4- Integração com outras ferramentas
Muitos empresários podem acreditar que ao entrar para um marketplace não poderá usar suas ferramentas digitais favoritas: CRMs, software de preços ou inventários.
Porém, não existe essa limitação e as empresas podem seguir usando seus mecanismos de otimização de resultados.
É possível explorar tantos as informações fornecidas pelos marketplaces quanto os dados gerados pelos seus mecanismos de gestão e controle, o que pode fortalecer ainda mais suas estratégias online.
5- Aumento de vendas
Com uma estrutura corretamente desenvolvida, processos de divulgação bem construídos e apoio aos parceiros, os marketplaces conseguem atrair um bom volume de visitantes para o seu site.
Quanto maior a exposição de produtos ou serviços, maior são as chances de aumentar as suas vendas. É preciso apenas que as lojas online saibam trabalhar seus produtos ou serviços na internet e convencer os consumidores de que conta com as melhores mercadorias e preços.
6- Diversificação de público
Com um número maior de pessoas tendo contato com seus produtos ou serviços, há possibilidade que alcance consumidores que, em um primeiro momento, não conseguiria atingir.
Isso contribui para a diversificação do seu público-alvo e faça com que a sua base de clientes possa crescer.
Isso favorece não apenas as suas vendas, mas também estimula os lojistas a buscarem novos produtos ou desenvolverem novos serviços para atender a sua nova demanda.
Esse processo é essencial para que as empresas ganhem mercado e busquem constantemente o seu desenvolvimento.
Agora que você já sabe quais as vantagens do marketplace, que tal descobrir como eles podem auxiliar no crescimento dos pequenos negócios?
Marketplace e o crescimento das empresas
Construir um modelo próprio de venda online é um desafio para as empresas, porém pode ser bastante recompensador.
Em 2020, o setor teve um crescimento de 41% se comparado com o ano anterior e a expectativa é de que siga alcançando bons resultados em 2022, até em razão da aceleração do processo de transformação digital.
Dessa forma, com um trabalho bem-feito, as empresas podem conquistar boa margem de lucro com o comércio eletrônico. Afinal, o perfil do consumidor tem mudado e ficado aberto às compras online.
Mas, para isso, é necessário utilizar um site como a da Startup Valeon que ofereça boa experiência para os consumidores e conte com estrutura logística e capacidade de estoque para dar conta do trabalho.
O marketplace é uma opção que pode potencializar ainda mais um comércio eletrônico, pois conta com um modelo de negócio estruturado e testado.
Assim, empresas de qualquer setor conseguem melhorar o desempenho de seus e-commerces ao estabelecer mais um canal de divulgação e venda.
Para aproveitar melhor as oportunidades, é importante contar com as ferramentas adequadas para fazer a gestão da operação.
Exemplo disso é a plataforma comercial da Startup Valeon, que tem suas páginas desenvolvidas justamente para conectar a sua loja aos principais consumidores do mercado.
Com isso, além de ter todo o suporte necessário para destacar seus produtos na internet, o lojista tem como gerenciar todo o universo envolvido com as suas vendas online, seja na loja própria ou no marketplace.
Num único local, por exemplo, pode fazer a gestão de estoque, o que evita a perda de clientes pela falta do produto. O e-commerce é uma modalidade de negócio que deve seguir ganhando espaço e conquistando novos clientes. O empresariado deve ficar atento a esse mercado e aproveitar as vantagens do marketplace para aumentar a sua presença online e ter acesso facilitado a uma base sólida de usuários.
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