Carine Roos, CEO e fundadora da Newa*
Se você ainda não foi picado pela mosca rosa do filme Barbie, com certeza, ainda será. O fenômeno pink já entrou para a história das bilheterias brasileiras como o segundo maior dia de estreia no país — atrás apenas de Vingadores: Ultimato (2019), mas seu sucesso está só começando.
Segundo dados da Comscore, o filme de comédia estrelado por Margot Robbie arrecadou S$ 1 milhões ao redor do mundo e aqui faço um parênteses para ressaltar que é o primeiro filme dirigido por uma mulher, Greta Gerwig, que bateu recorde de arrecadação.
O alvoroço também é sentido nas ações da Mattel (MAT) desde o anúncio do longa. Para se ter ideia, as ações já acumulam um salto de 17,64% na Nasdaq este ano. A Mattel projeta o faturamento — nada modesto — de até US$ 950 milhões em 2023, impulsionados pelo licenciamento de produtos usando a imagem da Barbie e o pagamento de royalties.
Pelos números, é imprescindível ressaltar que mesmo a crítica em cima do patriarcado e do capitalismo, o filme não é revolucionário. Aliás, usa das bases do capitalismo para fazer um rebranding da boneca, apropriando-se de toda a imposição da ditadura da beleza das mulheres para lucrar em cima e se tornar um trend mundial.
O capitalismo tem sido uma força motriz por trás do sucesso da marca Barbie desde o seu lançamento em 1959. Ao longo dos anos, a boneca tornou-se um ícone do consumismo e um símbolo do materialismo, representando uma imagem de perfeição estereotipada – a propósito, esse é o nome da personagem principal, Barbie Estereotipada – e moldando padrões de beleza inatingíveis, movimentando milhões nas indústrias de cosméticos, moda e na cirurgia plástica. Por outro lado, se mostrava uma mulher independente, com várias profissões, dona de si e livre das amarras de um casamento.
Agora, temos de ter um pouco de cautela. Fazer Barbie virar feminista da noite para o dia com um roteiro que trata de maneira soft assuntos que estão sendo revistos pela sociedade e pelas empresas é ir longe demais. Tudo que ela é, com suas roupas, acessórios e tudo mais, mesmo que atenta a questões de diversidade e empoderamento não passa de um produto que trouxe, assim como o filme “feminista”, lucros inestimáveis para a Mattel. Podemos até falar em reparação, mas não podemos ser ingênuos que as armas usadas são aquelas que perpetuam o sistema vigente.
Vale aqui uma referência a sua criadora, Ruth Handler, que descobriu um nicho de mercado quando percebeu que não existiam bonecas adultas para meninas. A maioria era bebe, reforçando o papel da economia do cuidado, ainda designado predominantemente às mulheres. Ruth quebrou várias barreiras em sua época. Trabalhou quando era adolescente, viveu longe da família, com amigas, e decidiu voltar a trabalhar depois de casada. Ela e o marido, Elliot, fundaram a Mattel quando ela tinha 30 anos, e a boneca quando tinha 43. No filme, ela aparece como um fantasma que vive em um dos andares da sede onde predominantemente trabalham homens e faz ironia a sua condição com os problemas financeiros que enfrentou nas cenas finais.
Para o papel das mulheres dentro das companhias, cabe ao de secretária com talentos não reconhecidos que acaba sendo o elo entre a fictícia Barbieland e o mundo real. Glória, representada pela America Ferrera, de descendência latino-americana, é responsável por um monólogo onde mostra como é terrivelmente difícil ser mulher em uma sociedade patriarcal. Para as grávidas, a realidade é mais cruel. A boneca foi ”descontinuada” e em todas as cenas aparece em segundo plano.
Cabe, também, servir de coadjuvantes, artistas asiáticos, trans (a atriz e modelo trans Hari Nef foi escalada para viver a Barbie Médica), gordas e negras. Para dar mais uma forçada no politicamente correto, a presidente da Barbieland é uma boneca negra, mas sem dar a ela uma representatividade legítima. O filme é calcado em um protagonismo branco, masculino e hétero. Basta ver a tentativa de “revolução” de Ken que deixa de ser o namorado da Barbie para implantar o patriarcado no mundo dos brinquedos fazendo uma lavagem cerebral nas bonecas. Ao final, ao perder o suposto poder, sai a procura de qual o papel do homem quando se fala de equidade de gênero.
Aqui levanto um outro ponto importante que devemos desenvolver com as lideranças: a vulnerabilidade. Tanto Ken quanto Barbie se tornam “humanos” quando deixam que suas emoções falem mais alto que os padrões estabelecidos impostos. As empresas erram, pois são comandadas por pessoas que em determinada situação não possuem repertório ou consciência para agirem de outra forma. Isso também não as redime da responsabilidade social que é perpetuar as relações de poder sem transformá-las
Assim como a Mattel, existe uma longa jornada que as empresas comprometidas com a verdadeira justiça social e a equidade devem traçar, partindo para rever suas estruturas internas, o impacto socioambiental gerado, e como podem verdadeiramente contribuírem com um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para todas as pessoas e para o planeta.
Como sociedade, devemos refletir sobre como consumimos e perpetuamos certos padrões de consumo, estigmas sociais, buscando equilibrar os aspectos comerciais e entendendo que uma opressão invertida não é a solução. O caminho é longo. E o filme é apenas uma pequena ponta do iceberg para aprofundarmos essa discussão.
SOBRE CARINE ROOS:
Carine Roos é especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão com mais de 10 anos de experiência no setor. A socióloga e mestranda na London School of Economics, é CEO e fundadora da Newa Consultoria, uma empresa de impacto social que prepara organizações para um futuro mais inclusivo por meio de sensibilizações, workshops, treinamentos e consultoria de diversidade. Mais de 12 mil pessoas foram impactadas em vivências com mais de três mil horas em salas de aula e mais de 2 mil mulheres mentoradas, que hoje estão mais seguras, mais estratégicas, mais reconectadas com a sua história e com a sua essência. À frente da Newa, Carine tem como missão preparar líderes para que a Diversidade e a Inclusão sejam uma realidade imediata nas organizações.
SOBRE A NEWA:
A Newa é uma empresa de impacto social que atua no desenvolvimento de organizações baseadas na construção do diálogo, na colaboração e no respeito. A startup valoriza as diferenças e age em prol da diversidade e do bem-estar genuíno. Desde a sua fundação, a Newa atua no desenvolvimento de lideranças compassivas, que atuem na construção de ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros a partir do florescimento humano. A empresa aposta em lideranças focadas no coletivo, na colaboração, na abundância e na compaixão, valores que considera essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e com mais equidade.
A importância do bom site da Valeon para o seu negócio
Moysés Peruhype Carlech
Antigamente, quando um cliente precisava de um serviço, buscava contatos de empresas na Lista Telefônica, um catálogo que era entregue anualmente ou comprado em bancas de jornais que listava os negócios por áreas de atuação, ordem alfabética e região de atuação.
De certa forma, todos os concorrentes tinham as mesmas chances de serem encontrados pelos clientes, mas existiam algumas estratégias para que os nomes viessem listados primeiro, como criar nomes fantasia com as primeiras letras do alfabeto.
As listas telefônicas ficaram no passado, e, na atualidade, quando um cliente deseja procurar uma solução para sua demanda, dentre outros recursos, ele pesquisa por informações na internet.
O site da Valeon é essencial para que sua empresa seja encontrada pelos seus clientes e ter informações sobre a empresa e seus produtos 24 horas por dia. Criamos uma marca forte, persuasiva e, principalmente, com identidade para ser reconhecida na internet.
Investimos nas redes sociais procurando interagir com o nosso público através do Facebook, Google, Mozilla e Instagram. Dessa forma, os motivos pelos quais as redes sociais ajudam a sua empresa são inúmeros devido a possibilidade de interação constante e facilitado como o público-alvo e também a garantia de posicionamento no segmento de marketplaces do mercado, o que faz com que o nosso cliente sempre acha o produto ou a empresa procurada.
A Plataforma Comercial site Marketplace da Startup Valeon está apta a resolver os problemas e as dificuldades das empresas e dos consumidores que andavam de há muito tempo tentando resolver, sem sucesso, e o surgimento da Valeon possibilitou a solução desse problema de na região do Vale do Aço não ter um Marketplace que Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos e o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual. Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
CONTRATE A STARTUP VALEON PARA FAZER A DIVULGAÇÃO DA SUA EMPRESA NA INTERNET
Moysés Peruhype Carlech
Existem várias empresas especializadas no mercado para desenvolver, gerenciar e impulsionar o seu e-commerce. A Startup Valeon é uma consultoria que conta com a expertise dos melhores profissionais do mercado para auxiliar a sua empresa na geração de resultados satisfatórios para o seu negócio.
Porém, antes de pensar em contratar uma empresa para cuidar da loja online é necessário fazer algumas considerações.
Por que você deve contratar uma empresa para cuidar da sua Publicidade?
Existem diversos benefícios em se contratar uma empresa especializada para cuidar dos seus negócios como a Startup Valeon que possui profissionais capacitados e com experiência de mercado que podem potencializar consideravelmente os resultados do seu e-commerce e isto resulta em mais vendas.
Quando você deve contratar a Startup Valeon para cuidar da sua Publicidade online?
A decisão de nos contratar pode ser tomada em qualquer estágio do seu projeto de vendas, mas, aproveitamos para tecermos algumas considerações importantes:
Vantagens da Propaganda Online
Em pleno século XXI, em que a maioria dos usuários tem perfis nas mídias sociais e a maior parte das pessoas está conectada 24 horas por dia pelos smartphones, ainda existem empresários que não investem em mídia digital.
Quando comparada às mídias tradicionais, a propaganda online é claramente mais em conta. Na internet, é possível anunciar com pouco dinheiro. Além disso, com a segmentação mais eficaz, o seu retorno é mais alto, o que faz com que o investimento por conversão saia ainda mais barato.
Diferentemente da mídia tradicional, no online, é possível modificar uma campanha a qualquer momento. Se você quiser trocar seu anúncio em uma data festiva, basta entrar na plataforma e realizar a mudança, voltando para o original quando for conveniente.
Outra vantagem da propaganda online é poder acompanhar em tempo real tudo o que acontece com o seu anúncio. Desde o momento em que a campanha é colocada no ar, já é possível ver o número de cliques, de visualizações e de comentários que a ela recebeu.
A mídia online possibilita que o seu consumidor se engaje com o material postado. Diferentemente da mídia tradicional, em que não é possível acompanhar as reações do público, com a internet, você pode ver se a sua mensagem está agradando ou não a sua audiência.
Outra possibilidade é a comunicação de via dupla. Um anúncio publicado em um jornal, por exemplo, apenas envia a mensagem, não permitindo uma maior interação entre cliente e marca. Já no meio digital, você consegue conversar com o consumidor, saber os rastros que ele deixa e responder em tempo real, criando uma proximidade com a empresa.
Com as vantagens da propaganda online, você pode expandir ainda mais o seu negócio. É possível anunciar para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, não precisando se ater apenas à sua cidade.
Uma das principais vantagens da publicidade online, é que a mesma permite-lhe mostrar os seus anúncios às pessoas que provavelmente estão interessadas nos seus produtos ou serviços, e excluir aquelas que não estão.
Além de tudo, é possível monitorizar se essas pessoas clicaram ou não nos seus anúncios, e quais as respostas aos mesmos.
A publicidade online oferece-lhe também a oportunidade de alcançar potenciais clientes à medida que estes utilizam vários dispositivos: computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Vantagens do Marketplace Valeon
Uma das maiores vantagens do marketplace é a redução dos gastos com publicidade e marketing. Afinal, a plataforma oferece um espaço para as marcas exporem seus produtos e receberem acessos.
Justamente por reunir uma vasta gama de produtos de diferentes segmentos, o marketplace Valeon atrai uma grande diversidade e volume de público. Isso proporciona ao lojista um aumento de visibilidade e novos consumidores que ainda não conhecem a marca e acabam tendo um primeiro contato por meio dessa vitrine virtual.
Tem grande variedade de ofertas também e faz com que os clientes queiram passar mais tempo no site e, inclusive, voltem com frequência pela grande diversidade de produtos e pela familiaridade com o ambiente. Afinal de contas, é muito mais prático e cômodo centralizar suas compras em uma só plataforma, do que efetuar diversos pedidos diferentes.
Inserir seus anúncios em um marketplace como o da Valeon significa abrir um novo “ponto de vendas”, além do e-commerce, que a maioria das pessoas frequenta com a intenção de comprar. Assim, angariar sua presença no principal marketplace Valeon do Vale do Aço amplia as chances de atrair um público interessado nos seus produtos. Em suma, proporciona ao lojista o crescimento do negócio como um todo.
Quando o assunto é e-commerce, os marketplaces são algumas das plataformas mais importantes. Eles funcionam como um verdadeiro shopping center virtual, atraindo os consumidores para comprar produtos dos mais diversos segmentos no mesmo ambiente. Por outro lado, também possibilitam que pequenos lojistas encontrem uma plataforma, semelhante a uma vitrine, para oferecer seus produtos e serviços, já contando com diversas ferramentas. Não é à toa que eles representaram 78% do faturamento no e-commerce brasileiro em 2020.
Vender em marketplace como a da Valeon traz diversas vantagens que são extremamente importantes para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através do nosso apoio, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca.
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A Valeon é uma caixinha de possibilidades. Você pode moldar ela em torno do negócio. O que é muito importante. O nosso é colocar o consumidor no centro e entender o que ele precisa. A ValeOn possibilita que você empresário consiga oferecer, especificamente para o seu consumidor, a melhor experiência. A ValeOn já é tradicional e reconhecida no mercado, onde você empresário pode contar com a experiência e funcionalidades de uma tecnologia corporativa que atende as principais operações robustas do mundo essencial e fundamental. A ValeOn além de trazer mais segurança e credibilidade para o seu negócio, também resulta em muita troca de conhecimento e ótimos resultados para ambos os lados, como toda boa parceria entre empresas deve ser. Lembrem-se que a ValeOn é uma Startup Marketplace de Ipatinga-MG que tem a responsabilidade de levar o cliente até à sua empresa e que temos potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar empresas e indústrias onde nossos produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o nosso crescimento.
Apresentamos o nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace que tem um Product Market Fit adequado ao mercado do Vale do Aço, agregando o mercado e seus consumidores em torno de uma proposta diferenciada de fazer Publicidade e Propaganda online, de forma atrativa e lúdica a inclusão de informações úteis e necessárias aos consumidores como:
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