João Luiz Simões Neves – Diretor da Global Results

Eu tenho a convicção que quanto maior o problema ou quanto mais problemas tivermos, menos drama temos que fazer e mais simples tem que ser a nossa solução.

Leonardo da Vinci dizia que a simplicidade é o mais alto grau de sofisticação. Antoine de Saint-Exupéry afirmava que a excelência se alcança não quando não se tem nada mais a acrescentar e sim quando não se tem nada mais a retirar.

Onde devemos focar a nossa atenção e como podemos fazer mais com o mesmo ou com menos? A resposta está em escolhermos a abordagem correta.

A minha intenção é repassar neste artigo vários argumentos que corroboram com o exposto e mostrar como a importância deste tema vai muito além da nossa questão individual, e tem impacto na nossa sociedade como um todo, na nossa geração e nas gerações futuras.

Começo por puxar um conceito da Física e da Termodinâmica, chamado de entropia. Entropia na Física significa que todo sistema aberto – no sentido de que realiza troca de energia com o meio – se desenvolve em detrimento de outro sistema. Nós, seres vivos, para nos desenvolver e crescer, realizamos isso à custa de organismos animais, vegetais e minerais. Quanto maior o nível de organização de um sistema, menor o nível de entropia. Isto porque os sistemas abertos no universo tendem à desorganização, à aleatoriedade, à dispersão, e manter a organização significa caminhar na contramão. Assim, reduzimos a entropia (ou seja, aumentamos a organização em determinado sistema) injetando energia neste sistema, para mantê-lo ou aumentar o seu nível de organização.

Trazendo para o nosso mundo empresarial, procuramos, em nossas empresas, obter o maior nível de rentabilidade e ordenamento possível. Por definição, nesse caso, trabalhamos com um sistema reduzindo a sua entropia, ou seja, reduzindo seu grau de desordem.

O pouco que descuidamos da nossa gestão ou do trato com colaboradores, produtos e finanças da empresa, é suficiente para observarmos problemas, como insatisfação, reclamações de clientes, fluxos financeiros negativos, entre outros pontos. Os problemas começam a “pipocar” aos poucos. A nossa atenção precisa estar voltada a manter a organização do sistema empresa.

Neste ponto, introduzo um outro conceito. Para lidar com os aspectos anteriormente descritos, precisamos transferir energia originária de outros sistemas, que neste momento chamo de capitais. Capital, por definição, é o que potencialmente pode gerar energia, valor e riqueza para outros sistemas. Temos basicamente seis naturezas de capital: Natural, Manufaturado, Humano, Social-Relacionamento, Intelectual e Financeiro.

São desses capitais que extraímos as matérias-primas para a nossa produção, é neles que destinamos os resíduos que produzimos, é deles que obtemos os fatores humanos, financeiros e intelectuais que serão utilizados como alavancas para a obtenção de resultados e que irão oferecer condições para que possamos avançar e vencer na lógica capitalista de competição.

Para mantermos e evoluirmos os resultados e a produtividade de nossas organizações, precisamos aproveitar adequadamente o que cada um destes capitais tem a nos oferecer. Como não são inesgotáveis, inclusive na natureza (como o capital Natural), a nossa obrigação é utilizá-los da forma mais otimizada e inteligente possível, aplicando-os em nossas empresas através da melhor abordagem possível.

O que significa “melhor abordagem possível”?

A resposta para isto pode ser bem ampla, porém, vamos focar no principal. Ao invés de tratarmos tudo que nos incomoda ou a nossas organizações como se fosse problema, podemos focar nas causas-raiz, em poucos pontos de atuação, e muitos dos efeitos indesejados (ou problemas) com os quais convivemos tenderão a desaparecer, simplesmente implementando a alavanca inicial que impulsionará e movimentará as consequências positivas que desejamos. Isto significa que agir na restrição – aquilo que realmente limita o desempenho de nossa empresa, ou de nossas carreiras, ou da nossa vida pessoal – é a forma mais efetiva de abordagem gerencial ou pessoal. O nosso foco principal deve ser remover as restrições que impedem que alcancemos os objetivos e metas que estabelecemos.

Definir adequadamente o nosso propósito, a nossa missão, também é fundamental. Quantas vezes não somos tardiamente pegos em situações, onde tivemos que depositar muito esforço e atenção, e ao final questionamos a sua validade? Temos que nos perguntar: o que me motiva? O que eu quero comemorar? O que eu quero transformar? Se eu fizer isto, chegarei onde eu quero? Para assegurarmos ou melhor qualificarmos a validade dos nossos propósitos e onde temos que depositar nossa atenção e nossa energia.

De todos os fatores que disponibilizamos, o tempo é o fator mais importante e o fator mais escasso. Mais que a entropia (que podemos reverter sua tendência injetando energia de outros sistemas), o tempo é uma flecha única, para frente, não pode ser recuperado, não pode ser estocado. Tudo se resume ao uso otimizado do tempo, evitando ocupa-lo com ações que não nos levam a nossos objetivos ou ações que não contém a correta abordagem, a necessária simplicidade.

Para isto tudo, é muito mais importante fazer as coisas certas do que fazer certo as coisas. Temos que aprender a fazer as perguntas certas a nós mesmos e dentro de nossas empresas. Rubem Alves dizia: “se as perguntas não são certas, as respostas não servem para nada”. As perguntas são muito mais importantes que as respostas.

Resumindo, a simplicidade é saudável para organizarmos entropicamente nossos sistemas humanos sem sobrecarregar ou prejudicar em demasia outros sistemas, dos quais dependemos e não são infinitos ou inesgotáveis. A simplicidade é coerente para organizarmos entropicamente nossos sistemas. A simplicidade é coerente com a visão que temos da entropia e com a forma como temos de lidar com ela.

No longo prazo, quem fará a diferença é a abordagem correta da nossa ATENÇÃO GERENCIAL.

Nós, nossa geração, e futuras gerações, dependem desta abordagem correta.

Vendas pela internet com o site Valeon

Você empresário que já escolheu e ou vai escolher anunciar os seus produtos e promoções na Startup ValeOn através do nosso site que é uma Plataforma Comercial Marketplace aqui da região do Vale do Aço em Minas Gerais, estará reconhecendo e constatando que se trata do melhor veículo de propaganda e divulgação desenvolvido com o propósito de solucionar e otimizar o problema de divulgação das empresas daqui da região de maneira inovadora e disruptiva através da criatividade e estudos constantes aliados a métodos de trabalho diferenciados dos nossos serviços e conseguimos desenvolver soluções estratégicas conectadas à constante evolução do mercado.

Ao entrar no nosso site você empresário e consumidor terá a oportunidade de verificar que se trata de um projeto de site diferenciado dos demais, pois, “tem tudo no mesmo lugar” e você poderá compartilhar além dos conteúdos das empresas, encontrará também: notícias, músicas e uma compilação excelente das diversas atrações do turismo da região.

Insistimos que os internautas acessem ao nosso site (https://valedoacoonline.com.br/) para que as mensagens nele vinculadas alcancem um maior número de visitantes para compartilharem algum conteúdo que achar conveniente e interessante para os seus familiares e amigos.

Enquanto a luta por preservar vidas continua à toda, empreendedores e gestores de diferentes áreas buscam formas de reinventar seus negócios para mitigar o impacto econômico da pandemia.

São momentos como este, que nos forçam a parar e repensar os negócios, são oportunidades para revermos o foco das nossas atividades.

Os negócios certamente devem estar atentos ao comportamento das pessoas. São esses comportamentos que ditam novas tendências de consumo e, por consequência, apontam caminhos para que as empresas possam se adaptar. Algumas tendências que já vinham impactando os negócios foram aceleradas, como a presença da tecnologia como forma de vender e se relacionar com clientes, a busca do cliente por comodidade, personalização e canais diferenciados para acessar os produtos e serviços.

Com a queda na movimentação de consumidores e a ascensão do comércio pela internet, a solução para retomar as vendas nas lojas passa pelo digital.

Para ajudar as vendas nas lojas a migrar a operação mais rapidamente para o digital, lançamos a Plataforma Comercial Valeon. Ela é uma plataforma de vendas para centros comerciais que permite conectar diretamente lojistas a consumidores por meio de um marketplace exclusivo para as empresas.

Por um valor bastante acessível, é possível ter esse canal de vendas on-line com até mais de 300 lojas virtuais, em que cada uma poderá adicionar quantas ofertas e produtos quiser.

Nossa Plataforma Comercial é dividida basicamente em página principal, páginas cidade e página empresas além de outras informações importantes como: notícias, ofertas, propagandas de supermercados e veículos e conexão com os sites das empresas, um mix de informações bem completo para a nossa região do Vale do Aço.

Destacamos também, que o nosso site: https://valedoacoonline.com.br/ já foi visto até o momento por mais de 195.000 pessoas e o outro site Valeon notícias: https://valeonnoticias.com.br/ também tem sido visto por mais de 4.300.000 de pessoas, valores significativos de audiência para uma iniciativa de apenas dois anos.

Nossos contatos: Fones: (31) 3827-2297 e (31) 98428-0590 (Wpp)

E-MAIL: valeonbrasil@gmail.com

Site: https://valedoacoonline.com.br/

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