O bacalhau, com toda a sua fama, é um desconhecido, ao menos aqui nos trópicos. As pessoas se deliciam com suas receitas prediletas, mas no fundo muitas vezes nem sabem bem o que estão comendo.
Bacalhau é um nome genérico, não é um peixe específico. Vários peixes, depois de submetidos a um processo de salga e secagem, podem ser classificados como bacalhau. O bacalhau tido como o original, o verdadeiro e outros adjetivos assim, são os peixes do gênero Gadus, que são pescados nas águas frias dos mares do norte; as espécies mais comumente comercializadas como bacalhau são as espécies Gadus morhua (bacalhau-do-Atlântico), Gadus macrocephalus (bacalhau-do-Pacífico) e Gadus ogac (bacalhau-da-Groenlândia), mas há outras.
Um amigo meu diz que ninguém nunca viu cabeça de bacalhau. Eu já. Vi um empalhado num hotel na Dinamarca. Abaixo, fotos de dois, com as respectivas cabeças.
Fontes:
1: Você sabia que bacalhau não é um peixe?
2: Bacalhau – Wikipédia, a enciclopédia livre
Somos primos, do gênero Gadus, mas somos mais conhecidos como bacalhau. Foto: Cozinha Técnica
Bacalhau é o nome comum de diversas espécies de peixes classificadas em vários géneros. Em particular, corresponde a cerca de 60 espécies migratórias do gênero Gadus, pertencente à família Gadidae. O bacalhau “original” ou “verdadeiro” é da espécie Gadus morhua encontrado no Oceano Atlântico. O Gadus vive nos mares frios do norte, sendo geralmente de tamanho pequeno, embora alguns exemplares possam chegar a pesar 100 kg e medir quase dois metros. Alimenta-se de outros peixes menores, como o arenque.
Espécies
Dentre as várias espécies de peixes comercializados como bacalhau destacam-se duas: a Gadus morhua, que habita as águas frias do Oceano Atlântico, nas regiões do Canadá e do Mar da Noruega e a Gadus macrocephalus que habita o Oceano Pacífico na região do Alasca.[5]
Outros peixes salgados e secos também são comercializados com o nome genérico de bacalhau como o Gadus virens ou Pollachius virens (escamudo) – Gadidae, o Molva molva (Ling) e Brosme brosme (Zarbo) – Lotidae, todos Gadiformes. Já em Moçambique e na Guiné-Bissau, chama-se bacalhau ao Rachycentron canadum (Beijupirá), uma espécie de peixe da ordem Perciformes[6].
No rio Amazonas encontra-se o Arapaima gigas (pirarucu), que é conhecido também como “bacalhau-da-amazônia”.