Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic
15 de setembro é dia do cliente, mas por mais que os preços sejam apelativos, avaliar o custo-benefício das aquisições é imprescindível
À medida que o Dia do Cliente se aproxima, é o momento perfeito para não apenas celebrar os consumidores, mas também para refletir sobre como fazemos nossas escolhas de compra. Muitas vezes, somos atraídos por ofertas tentadoras e promoções, mas a verdadeira arte de ser um consumidor inteligente vai além disso.
Apesar da melhora no panorama dos devedores, conforme relatado pela Serasa em junho, com a primeira redução da inadimplência no ano, resultando na remoção de 450 mil pessoas da lista de inadimplentes, é fundamental manter a prudência financeira.
Além disso, o governo federal expressou entusiasmo ao celebrar os resultados iniciais do Programa Desenrola Brasil, que foi lançado em 17 de julho deste ano. Nos primeiros cinco dias de sua implementação, o programa possibilitou que 2 milhões de cidadãos brasileiros tivessem seus nomes limpos, mesmo com dívidas de até R$ 100, e facilitou a renegociação de débitos que somavam R$ 500 milhões, distribuídos em 150 mil contratos.
Para que a perspectiva permaneça otimista, é essencial continuar tomando precauções. Nesse contexto, Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, uma fintech de crédito pessoal totalmente digital, compartilha algumas orientações que podem auxiliar os consumidores a manter um olhar cauteloso neste Dia do Cliente.
1- Seja paciente
A paciência não é apenas uma virtude, mas uma ferramenta valiosa para tomar decisões mais conscientes, econômicas e sustentáveis em nossas vidas como consumidores.
Quando lidamos com nossas finanças, queremos consumir um produto mais caro ou fazer uma viagem, devemos antes de tudo ser pacientes, nos segurar muitas vezes para que mais na frente não nos vejamos numa situação desconfortável e que poderia ter sido evitada.
“Consumidores pacientes tendem a se preparar melhor pela tomada de decisão de uma nova aquisição, afinal, são eles que acabam optando por realizar pesquisas e comparações de valores, garantindo que fizeram a melhor relação custo-benefício” , aponta especialista.
2- Aprenda a se planejar
Se você sente a necessidade de adquirir um produto caro ou fazer uma viagem, é possível, desde que planeje cuidadosamente para garantir a segurança financeira.
“Estabeleça metas financeiras claras e crie um orçamento que inclua suas despesas regulares e objetivos de economia. Economize com antecedência para evitar endividamento, negocie condições favoráveis, se possível. Evite compras impulsivas e avalie se a compra realmente atende a uma necessidade genuína. Isso garantirá que suas escolhas sejam sustentáveis e financeiramente seguras.” pontua Thayne.
3- Saiba priorizar
Algumas pessoas cedem às vontades momentâneas, entretanto, quando se trata de consumo, devemos ter em mente que o necessário vem antes do dispensável. Entende-se como necessário itens e serviços ligados à saúde, como remédios e itens de higiene; à alimentação, como itens adquiridos no mercado para consumo, e à educação, como materiais de estudo e livros.
O “não” do cliente a uma proposta. Por quê?
Moysés Peruhype Carlech
Fiquei pensando e ao mesmo tempo preocupado com o seu “não”, sem nenhuma explicação, à nossa proposta de divulgação da sua loja e de resto todas as lojas dessa cidade no Site da nossa Plataforma Comercial da Startup Valeon.
Esse “não” quer dizer, estou cheio de compromissos para fazer pagamentos mensais, não estou faturando o suficiente para cobrir as minhas despesas, a minha loja está vendendo pouco e ainda me vem mais uma “despesa” de publicidade da Startup Valeon?
Pergunto: como vou comprar na sua loja? Se não sei qual é a sua localização aí no seu domicílio? Quais os produtos que você comercializa? Se tem preços competitivos? Qual a sua interação online com os seus clientes? Qual o seu telefone de contato? Qual é o seu WhatsApp?
Hoje em dia, os compradores não têm tempo suficiente para ficarem passeando pelos Bairros e Centros da Cidade, vendo loja por loja e depois fazendo a decisão de compra, como antigamente.
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo muitas mudanças ao mundo dos negócios. Os empresários precisaram lutar e se adaptar para sobreviver a um momento tão delicado como esse. Para muitos, vender em Marketplace como o da Startup Valeon se mostrou uma saída lucrativa para enfrentar a crise. Com o fechamento do comércio durante as medidas de isolamento social da pandemia, muitos consumidores adotaram novos hábitos para poder continuar efetuando suas compras. Em vez de andar pelos corredores dos shoppings centers, bairros e centros da cidade, durante a crise maior da pandemia, os consumidores passaram a navegar por lojas virtuais como a Plataforma Comercial Valeon. Mesmo aqueles que tinham receio de comprar online, se viram obrigados a enfrentar essa barreira. Se os consumidores estão na internet, é onde seu negócio também precisa estar para sobreviver à crise e continuar prosperando.
É importante você divulgar a sua loja na internet com a ajuda do Site da Startup Valeon, que no caso não é uma despesa a mais e sim um investimento para alavancar as suas vendas. Desse modo, o seu processo de vendas fica muito mais profissional, automatizado e eficiente. Além disso, é possível a captação de potenciais compradores e aumentar o engajamento dos seus clientes.
Não adianta pensar dessa forma: “Eu faço assim há anos e deu certo, porque eu deveria fazer diferente? Eu sei o que preciso fazer”. – Se você ainda pensa assim, essa forma de pensar pode representar um grande obstáculo para o crescimento do seu negócio, porque o que trouxe você até aqui é o que você já sabe e não será o que levará você para o próximo nível de transformação.
O que funcionava antes não necessariamente funcionará no futuro, porque o contesto está mudando cada vez mais rápido, as formas como os negócios estão acontecendo são diferentes, os comportamentos dos consumidores está se alterando, sem contar que estão surgindo novas tecnologias, como a da Startup Valeon, que vão deixar para trás tudo aquilo que é ineficiente.
Aqui, na Startup Valeon, nós sempre questionamos as formas de pensar e nunca estamos totalmente satisfeitos com o que sabemos justamente por entender que precisamos estar sempre dispostos a conhecer e aprender com o novo, porque ele será capaz de nos levar para onde queremos estar.
Mas, para isso acontecer, você precisa estar disposto a absorver novas formas de pensar também e não ficar amarrado só ao que você já sabe.
Se este for seu caso, convido você a realizar seu novo começo por meio da nossa forma de anunciar e propagar a sua empresa na internet.
Todos eles foram idealizados para você ver o seu negócio e a sua carreira de uma forma completamente diferente, possibilitando levar você para o próximo nível.
Aproveite essa oportunidade para promover a sua próxima transformação de vendas através do nosso site.
Então, espero que o seu “não” seja uma provocação dizendo para nós da Startup Valeon – “convença-me”.
E-Mail: valeonbrasil@gmail.com
Site: https://valedoacoonline.com.br/
Fones: (31) 98428-0590 / (31) 3827-2297